Ambas as seleções precisavam de uma goleada e ainda contar com um resultado que não fosse o empate no outro jogo, por isso os Bafanas partiram pra cima de uma França em crise. E logo aos 19 minutos de partida conseguiu abrir o placar, com Khumalo que cabeceou sozinho após cobrança de escanteio de Tshabalala. A situação francesa se agravou minutos depois, quando Gourcuff disputou uma bola no alto, o árbitro Oscar Ruiz entendeu como uma cotovelada e mandou “Petit Zidane” para o chuveiro mais cedo. Com um a mais os anfitriões passou a dominar o jogo e logo obteve resultado, aos 36 minutos, quando Masilela cruzou rasante para Mphela ampliar o marcador.
No inicio da segunda etapa, os sulafricanos continuaram em cima, e por pouco não ampliaram com Mphela que recebeu passe de Tshabalala e tirou do goleiro Lloris, mas a bola foi caprichosamente de encontro com a trave. O time de Carlos Alberto Parreira seguiu melhor, controlando o jogo, mas quem acabou marcando foi a França, em rápido contra ataque, Sagna lançou Ribéry nas costas da defesa, o camisa 7 rolou para Malouda tocar para o gol e diminuir. Foi o primeiro e único gol francês na Copa, e serviu apenas para não repetir o vexame de 2002, quando foi eliminada sem marcar sequer um golzinho.
Os Bafanas Bafanas bem que continuaram tentando, mas o placar foi mantido, especialmente pela bela atuação de Lloris, talvez o único jogador francês que se salvou nessa Copa. A África do Sul acaba entrando para a história de uma forma negativa, sendo o primeiro anfitrião eliminado ainda na fase de grupos. E a França, cai de forma vergonhosa, com pouco futebol, muita confusão e a certeza de que o novo técnico Laurent Blanc terá muito trabalho pela frente.
FICHA TÉCNICA:
FRANÇA 1 X 2 ÁFRICA DO SUL
Estádio: Free State, Bloemfontein (AFS)
Data/hora: 22/06/2010 - 11h (de Brasília)
Árbitro: Oscar Ruiz (COL)
Auxiliares: Abraham Gonzalez (COL) e Humberto Clavijo (COL)
Público:
Cartões amarelos: Diaby (FRA)
Cartões vermelhos: Gourcuff, 25'/1°T (FRA)
Gols: Malouda, 25'/2°T (1-2); Khumalo, 20'/1°T (0-1), Mphela, 37'/1ºT (0-2)
FRANÇA: Lloris, Sagna, Gallas, Squillaci e Clichy; Alou Diarra (Govou, 36'/2°T), Diaby, Gignac (Malouda, intervalo), Ribéry e Gourcuff; Cissé (Henry, 10'/2ºT). Técnico: Raymond Domenech.
ÁFRICA DO SUL: Josephs, Ngcongca (Gaxa, 12'/2°T), Mokoena, Khumalo e Masilela; Sibaya, Khuboni (Modise, 32'/2°T), Pienaar e Tshabalala; Mphela e Parker (Nomvethe, 23'/2°T). Técnico: Carlos Alberto Parreira.
Nenhum comentário:
Postar um comentário