terça-feira, 3 de agosto de 2010

Semana de Decisões

Semana decisiva no futebol nacional. Em Salvador, Vitória e Santos duelam pela taça de campeão da Copa do Brasil e no Morumbi, São Paulo e Internacional disputam vaga na grande final da Libertadores.

Na decisão do Barradão, boa vantagem para os santistas, que venceram o primeiro jogo na Vila Belmiro pelo placar de 2 a 0, e poderia ter sido 3, não fosse a irresponsabilidade de Neymar na cobrança do pênalti.

No entanto, o clima no time de Dorival Junior não é dos melhores devido ao último “showzinho” promovido pelos “meninos da Vila”, que encabeçados por Madson, Zé Eduardo e Felipe protagonizaram via Twitcam um espetáculo lamentável com direito a ofensa a torcedor e desdenho ao ídolo e líder do time, Robinho.

O time baiano conta com o fator casa, que foi a sua grande arma até chegar à decisão. Até aqui foram 19 gols marcados e nenhum sofrido em 5 jogos diante de sua torcida, números impressionantes que impulsionam o time de Ricardo Silva na busca do título inédito. Em contra partida, o retrospecto do Peixe longe de seus domínios não é nada animador para o Leão, uma vez que em todos os jogos fora da Baixada Santista o alvinegro marcou no mínimo um gol, o que já complicaria muito o time baiano.

Diante disso, segue analise dos times:

Vitória x Santos2 

O Rubro Negro baiano possivelmente em um 4-4-2, com as voltas de Viafara ao gol e Nino à lateral direita e a entrada de Renato na vaga de Fernando, sendo mais um homem de criação para dificultar a vida de Arouca, que também deve ter trabalho com Ramon. Já no Santos, apenas uma mudança em relação ao time que venceu o primeiro jogo, a volta de Edu Dracena à zaga central. O mesmo 4-3-3 com Neymar pela esquerda e Robinho pela direita, ambos se movimentando bastante e Wesley encostando no ataque e também cobrindo as subidas de Pará.

No Morumbi, um duelo de opostos marca a luta pela vaga na final da Libertadores. De um lado, o São Paulo que desde a volta da Copa do Mundo só conseguiu uma vitória em seis jogos, justamente na última rodada contra o Ceará, diante de sua (irada) torcida. Do outro, um Inter tranqüilo, que venceu cinco e empatou um dos seus seis jogos desde a volta do Mundial, sendo esse empate com um time misto diante de seu maior rival Grêmio.

O tricolor paulista vai pro jogo extremamente pressionado, por mídia e torcida, que já no sábado diante do Ceará, entoava que “Libertadores é obrigação”, em tom de alta cobrança com o treinador Ricardo Gomes, que está com a cabeça a prêmio e pode fazer seu último jogo no comando do time do Morumbi caso não consiga a classificação para a final. Outro que pode se despedir da torcida tricolor na partida de quinta é Hernanes, que está de saída para os italianos da Lazio e só fica um pouco mais caso o time avance à decisão.

O Inter vive um mar de rosas desde a chegada de Celso Roth, que ainda não perdeu sob o comando do Colorado e tem uma pequena vantagem sobre o São Paulo na disputa dessa semi final, pois venceu o primeiro cotejo pelo placar mínimo graças ao gol de Giuliano. Sandro, assim como Hernanes também já está vendido (ao Tottenham) e só permanece por mais algumas semanas caso o time confirme seu favoritismo e passe pelo tricolor.

Assim, vamos a analise.

spfc-int2

No Tricolor, o técnico Ricardo Gomes manterá o esquema de 4-4-2 com apenas uma alteração que é a entrada de Ricardo Oliveira no lugar de Marlos, assim, o treinador recuará Fernandão para ser o criador do time, funcionando como “enganche” em um meio campo em losango, com Cleber Santana e Hernanes ajudando na criação e dando um suporte a Rodrigo Souto na marcação. O Colorado deverá manter o esquema de 4-2-3-1 com Taison pelo lado esquerdo, D’Alessandro pelo flanco direito e a entrada de Tinga na vaga de Andrezinho para jogar por dentro.

Uma semana quente na bola tupiniquim, que definirá o destino de quatro clubes, e para não ficar em cima do muro, arrisco aqui os meus palpites (que acredito ser também da grande maioria) em Santos e Inter. Deixe também o seu.

2 comentários:

  1. Ótima análise. O Nino é muito bom lateral. Boa observação sobre a força do Vitória em casa e o fato de o Santos sempre marcar gols fora.

    ResponderExcluir
  2. Serão grandes jogos. E se for para apostar: Santos e Inter vão se dar bem. Por uma série de fatores, a maioria muito bem explicados por aqui.

    ResponderExcluir