quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Prévia de La Liga

LFP Acabaram as férias e a bola enfim irá voltar a rolar nos gramados espanhóis – na verdade já voltou com a disputa da Super Copa Espanhola. Se não é a liga mais disputada e equilibrada do planeta, é com certeza a que tem mais charme, especialmente pelos seus dois gigantes, Barcelona e Real Madrid, que certamente irão mais uma vez protagonizar a disputa pelo título.

Villa No Barcelona, poucas mudanças em relação ao elenco campeão da temporada passada. Saíram alguns jogadores que já não vinham sendo muito aproveitados por Guardiola e que não deixarão saudades como Rafa Márquez, Chygrynskiy e Henry, além de Yayá Touré, talvez a única baixa que será sentida pela equipe catalã. Em contrapartida, chegaram reforços importantes, como Adriano, lateral/meia brasileiro que chega para brigar por posição com Abidal, e o principal deles, David Villa. O artilheiro espanhol vem para formar ao lado de Messi e Pedro um ataque extremamente veloz e perigoso, principalmente pelo bom municiamento que vem de Xavi, Iniesta e Dani Alves. Além das chegadas do brasileiro e do espanhol, o Barça também tentou de todas as formas repatriar o seu pupilo Cesc Fabregas, no entanto o Arsenal bateu o pé e não se desfez do seu capitão, assim, a solução para Guardiola ficou por conta das categorias de base, especialmente com Jonathan dos Santos e Thiago Alcântara, grandes promessas da cantera blaugrana.

Florentino-Mourinho Já no vice campeão Real Madrid, a principal atração é sem dúvida a chegada do técnico português José Mourinho. O treinador campeão de tudo com a Inter na temporada anterior chega com a missão de desbancar a seqüência de títulos do rival Barcelona e principalmente, voltar a fazer uma campanha digna dentro da UEFA Champions League, onde o Madrid não passa das oitavas há seis anos. E como já é de praxe, junto com o gajo, desembarcaram em Madrid uma porção de reforços. Foram seis ao total, com grande destaque para os alemães Khedira e Özil que brilharam pela seleção germânica no Mundial e chegam para compor o meio campo merengue. Além deles, chegam também o zagueiro Ricardo Carvalho, que já trabalhou com Mourinho no Porto e no Chelsea e tem total aval do treinador, Dí Maria, destaque na campanha do Benfica campeão português e as promessas espanholas Sergio Canales e Pedro León.

Soldado O Valência, terceiro colocado na última temporada, perdeu suas principais estrelas David Silva e David Villa. Com pouco poder de investimento, não conseguiu repor a altura e apostou em Roberto Soldado para a vaga do ex-camisa 7 e repatriou Hugo Viana para ser o maestro do time. Outras peças interessantes também se foram como Del Horno e Zigic, além do capitão Baraja, que pendurou as chuteiras, com isso, “Los Che” vão enfraquecidos para essa nova temporada, o que o impede de sonhar com dias melhores.

Luis Fabiano O quarto colocado Sevilla, antes de qualquer coisa terá que superar a crise desse inicio de temporada, onde foi vencido na disputa da Super Copa da Espanha pelo Barcelona e sofreu um duro golpe ao perder a vaga na UEFA Champions League sendo derrotado nos dois jogos diante do Sporting Braga de Portugal. O time do técnico Antonio Álvarez sofreu apenas duas baixas com relação ao que terminou a temporada, as saídas de Adriano e Squillaci - para Barcelona e Arsenal respectivamente – o que não deve evitar que o time Rojiblanco lute novamente na parte de cima da tabela.

Filipe Luis Outro que pode chegar nessa temporada é o Atlético de Madrid, que apesar da fraca campanha na época anterior, quando terminou com uma modesta nona colocação, manteve sua base que foi campeã da Liga Europa, inclusive os astros Kün Aguero e Diego Forlán, melhor jogador da Copa do Mundo. Além da permanência dos craques, Los Colchoneros conseguiram ainda renovar o empréstimo de Tiago junto a Juventus e trazer bons reforços para posições carentes, como o zagueiro Diego Godín e o lateral brasileiro Felipe Luis.

Outros times podem chamar a atenção na temporada, como Mallorca, Villareal e Athletic Bilbao. O primeiro fez uma ótima temporada em 2009/2010, quando terminou em quinto colocado – porém por problemas financeiros foi impedido de disputar a UEFA Europa League – e contratou o goleador argentino Cavenaghi para tentar repetir o sucesso da última época. No Submarino Amarelo mais saíram do que chegaram jogadores. Godín, Escudero, Ibagaza e Llorente se foram e chegaram apenas Carlos Marchena e Borja Valero, meia que inclusive já anotou um importante tento pelo time de Amarelo contra o Dnepr pela UEL. O Bilbao conseguiu segurar no seu plantel os campeões mundiais Llorente e Javi Martinez, o que já o faz capaz de brigar por vagas em competições européias novamente e torna os Leones um time mais respeitável.

Algumas equipes não devem fazer muita coisa no campeonato, nem brigarão para não cair e muito menos por vaga na Champions ou Europa League. Getafe, La Coruña, Espanyol e Osasuna podem ser esses clubes que irão figurar pelo meio da tabela, sem muitas pretensões.

Lá embaixo a briga promete ser acirrada, com cerca de oito times lutando para não ocuparem uma das três vagas rumo à segunda divisão. Os três recém promovidos, Real Sociedad, Levante e Hércules se juntam aos que já “namoram” o descenso a algumas temporadas, casos de Almeria, Racing Santander, Málaga, Zaragoza e Sporting Gijón.

Assim, cresce a expectativa para vermos o pontapé inicial de mais uma grande temporada da Liga das Estrelas, cada vez mais estelar.

Abaixo, os jogos dessa primeira rodada:

28/08 – Hércules x Athletic Bilbao

28/08 – Levante x Sevilla

29/08 – Racing Santander x Barcelona

29/08 – Deportivo x Zaragoza

29/08 – Espanyol x Getafe

29/08 – Real Sociedad x Villareal

29/08 – Osasuna x Almeria

29/08 – Mallorca x Real Madrid

30/08 – Atlético Madrid x Sporting Gijón

ATUALIZAÇÃO: Alterações de última hora não param de ocorrer, assim, duas transferências mexeram com o mercado espanhol. Mascherano, volante argentino foi contratado pelo Barcelona e Hugo Viana, não ficará em Valência, está de partida rumo ao Sporting Braga de Portugal.

2 comentários:

  1. O Zaragoza não "namora" o rebaixamente ha muitas temporadas. Quando desceu tinha ficado em 6º e era presença ativa em competições europeias, porém desceu, mas voltou ano passado, sofrendo claro, esse ano ja veremos como será..

    ResponderExcluir
  2. Temporada passada ele passou um bom tempo lutando pra sair da parte de baixo da tabela e com o plantel que tem, imagino que vá lutar na parte de baixo novamente. Claro que não passa de palpite.

    ResponderExcluir