quarta-feira, 24 de março de 2010

Copa não é parâmetro para GÊNIOS. Eles são maiores que o Mundial.


O assunto da vez no universo futebolístico é Lionel Messi e o desempenho assombroso do argentino na última semana, onde marcou nada mais nada menos que oito gols em três jogos, contra Valência, Stuttgart e Zaragoza.

Diante de tais performances do baixinho, surgiu uma nova polêmica, gerada por Juan Laporta, presidente do Barcelona, ao afirmar que Lio é o melhor jogador de futebol da história. Tal declaração gerou uma enquete no diário MARCA onde surpreendentemente, o resultado foi positivo.

Fato é que vestindo a camisa do Barça, Messi já fez mais do que muitos outros grandes craques que por lá passaram, como os brasileiros Romário, Ronaldo e Rivaldo, o português Luis Figo, o dinamarquês Michael Laudrup, e o seu compatriota e técnico na seleção Diego Armando Maradona. Com o time catalão, la Pulga já conquistou três títulos de La Liga, duas vezes a UEFA Champions League, uma Copa do Rey e um Mundial de Clubes da FIFA.

No entanto, pela seleção Argentina, o “Novo Maradona” ainda não conseguiu mostrar todo o futebol que joga pelo Barcelona e que o levou à conquista do prêmio de melhor do mundo. E segundo o próprio Messi, ele está devendo com a camisa alviceleste e para se tornar uma lenda é preciso vencer uma Copa do Mundo.

Mas, afinal, quantas “lendas” encerraram suas carreiras sem o título de campeão do mundo com suas seleções? Quantos inclusive nem jogaram? Quantos foram cruciais nos fiascos de suas equipes? Cruyff, Michael Laudrup, Sócrates, Platini, Figo nunca foram campeões e são eternos. Van Basten, Puskas, Di Stefano, Weah, Giggs, jamais chegaram a disputar um mundial. Zico e Roberto Baggio perderam pênaltis em 1986 e 1994 que acabaram com os sonhos de seus países. E nem por isso esses monstros da bola e tudo o que já fizeram foram esquecidos.

Messi tem apenas 22 anos e não deveria ter toda essa ansiedade com relação ao Mundial. Tamanha obsessão pode ser prejudicial a sua brilhante carreira e a tudo o que ele ainda pode e deve escrever na história do futebol. Messi é um dos melhores jogadores de futebol do novo século e um dos maiores talentos que o mundo já viu.

Portanto, Lio, nos faça um favor: Deixe as preocupações de lado e simplesmente continue encantando o planeta com atuações fantásticas. Os amantes do bom futebol agradecem.

Um comentário:

  1. É como diz um famoso comentarista da TV. Se Messi não ganhar o Mundial...bem, azar do Mundial. Messi é um monstro e assim como outros está acima deste título. Claro que, para ele, seria fantástico vencer.

    ResponderExcluir