sábado, 20 de março de 2010

A Visão na África - ARGENTINA

A Copa do Mundo está cada vez mais perto, e a oitenta e três dias, continuamos o nosso raio-X das principais seleções. Já falamos da Alemanha, agora é hora de falar dos nossos hermanos, a Argentina.

Os argentinos vêm passando por maus bocados quando o assunto é seleção. Nessas Eliminatórias, tiveram derrotas doídas como a goleada sofrida para a Bolívia por 6x1 em La Paz e a queda para o Brasil diante de sua torcida por 3x1. Mas, ainda assim, os alvicelestes se garantiram graças a duas vitórias espetaculares e emocionantes nas duas últimas rodadas, sobre o Peru na Argentina por 2x1, com gols de Higuain e Palermo aos 47 do segundo tempo, e na última jornada bateu o Uruguai por 1x0 com gol de Bolatti. No entanto, ledo engano de quem pensa que a seleção de Maradona vai para o Mundial de cabeça baixa e que será presa fácil para os adversários. O time ganhou corpo, Don Diego está conseguindo implantar um padrão de jogo, vide a vitória sobre a Alemanha no último amistoso. Com os jogadores que tem – dentre eles o melhor do mundo - e um sistema tático definido, será difícil bater a forte Argentina.


ARGENTINA


Asociación del Fútbol Argentino

Ranking FIFA: 9º

Copas Disputadas: 14.

Melhor Colocação: Campeã (1978; 1986).

Em 2006: 6ª colocada.

Provável Convocação:

GOLEIROS: Sergio Romero (AZ Alkmaar); Mariano Andújar (Catania); Juan Pablo Carrizo (Lazio).

DEFENSORES: Nicolas Otamendi (Vélez Sarsfield); Pablo Zabaleta (Manchester City); Gabriel Heinze (Olympique Marseille); Clemente Rodríguez (Estudiantes); Walter Samuel (Internazionale); Martin Demichelis (Bayern München); Nicolás Burdisso (Roma).

MEIO CAMPISTAS: Javier Mascherano (Liverpool); Jonás Gutiérrez (New Castle); Juan Sebastián Verón (Estudiantes); Angél Dí Maria (Benfica); Mario Bolatti (Fiorentina); Esteban Cambiasso (Internazionale); Jesús Dátolo (Olimpiacos); Javier Pastore (Palermo).

ATACANTES: Diego Milito (Internazionale); Gonzalo Higuaín (Real Madrid); Carlos Tevez (Manchester City); Sérgio “Kun” Agüero (Atlético Madrid); Lionel Messi (Barcelona).

TIME BASE: Sergio Romero; Nicolas Otamendi, Walter Samuel, Martín Demichelis e Gabriel Heinze; Javier Mascherano, Jonás Gutiérrez, Juan Sebastián Verón e Angél Dí Maria; Lionel Messi e Gonzalo Higuaín.

O TÉCNICO: Diego Armando Maradona.




O CARA: LIONEL MESSI


O craque do Barcelona é a grande esperança dos hermanos para o mundial, afinal, é o primeiro argentino a vencer o prêmio de melhor jogador do mundo, e de todos os “novos Maradonas” que surgiram no país, o baixinho foi quem mais se aproximou de “Díos”. Seu estilo de jogo ofensivo, de dribles rápidos e objetivos, boa visão de jogo e excelente definição, o elevaram a um patamar acima dos demais jogadores normais. Espetacular, cruel, mágico, assim é Lio, provável grande jogador da Copa.

OLHO NELE: GONZALO HIGUAÍN


O artilheiro do Real Madrid na temporada, por pouco não foi parar na seleção francesa. Sorte de Maradona que ganhou o centroavante que procurava. Veloz, driblador e letal, “El Pipita” pode caiu nas graças da nação argentina e com certeza dará muita dor de cabeça aos zagueiros adversários.

O PEREBA: GABRIEL HEINZE


O jogador do Olympique Marseille nunca foi unanimidade por onde passou e sempre deu mostras de que é um jogador muito limitado tecnicamente. Talvez sua versatilidade seja seu único recurso, já que atua como lateral esquerdo ou zagueiro. Fraco no apoio pela lateral, lento, facilmente driblado, além de ser muito violento, capaz de jogadas ríspidas que podem comprometer o time com uma expulsão ou um pênalti.

PONTO FORTE: ATAQUE

Letal. É a melhor forma de definir o poderio ofensivo da seleção Argentina. Jogadores velozes, habilidosos e goleadores, capazes de resolver o jogo em um único lance, individual ou coletivo. Jogando no 4-1-4-1 de Maradona, apenas com Mascherano de volante, uma linha de quatro a frente e Higuaín isolado de centroavante, a Argentina é um time bastante agressivo. E ainda se dá ao luxo de ter Carlitos Tevez e Kun Agüero no banco.

PONTO FRACO: LINHA DEFENSIVA

Com jogadores pesados, lentos e fracos tecnicamente, a linha de quatro defensores da seleção Argentina é algo catastrófico. Se Maradona não der um jeito pode por o Mundial em risco por aquele setor, que pode ser melhorado com peças novas. Javier Zanetti é um jogador experiente, forte e que pode ser a solução pra ambas as laterais – especialmente a esquerda de Heinze. Burdisso é um zagueiro mais leve e mais rápido e de melhor recuperação que os titulares Samuel e Demichellis, e pode ser uma opção mais interessante para Dieguito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário