quinta-feira, 15 de julho de 2010

O Novo Professor

Após a queda da Seleção e o fim da Copa do Mundo, a pergunta que não quer calar no mundo do futebol é: “Quem será o novo técnico da Seleção Brasileira?”

E como não poderia deixar de ser, dezenas de nomes surgem como possíveis “professores” no comando do Scratch Canarinho.

O novo treinador terá uma missão extremamente difícil pela frente. Renovar o time, impor uma nova postura tática, ter resultados e o principal, resgatar as origens do futebol brasileiro, perdida ao longo desses quatro anos de “Era Dunga”.

O time brasileiro sempre gera grande expectativa, afinal, de nossa seleção sempre se espera um futebol bonito, vistoso, que sempre foi característico, no entanto, o ex-treinador abriu mão das raízes da Seleção Brasileira e atribuiu ao time o chamado “futebol de resultados”, e foi levando assim até a queda diante da Holanda, com um time cheio de jogador meia boca, um futebolzinho mixuruca e bastante pragmático.

Felipão O mais cotado e favorito para nove de cada dez brasileiros é Luiz Felipe Scolari. O treinador do penta em 2002 acaba de fechar contrato com o Palmeiras, mas ainda aguarda contato da CBF para definir seu futuro. Sua qualidade em armar um time é inquestionável, mas Felipão vem de um trabalho fracassado à frente do Chelsea e um outro que não serve como parâmetro comandando o modesto Bunyodkor do Uzbequistão. Além disso, não sei se Scolari seria o melhor nome para resgatar esse futebol arte do time brasileiro. É um treinador disciplinador e vencedor, porém seus times nunca primaram pelo espetáculo.

Leonardo Outro nome mencionado e que é muito forte dentre os bastidores da CBF é o de Leonardo. O ex-treinador do Milan é educadinho, tem boa postura, fala diversas línguas, fez um trabalho razoável com o fraco elenco rossoneri, mas ainda não tem experiência suficiente para assumir um cargo de tamanha notoriedade. Caso “Léo” assuma, a CBF estaria cometendo o mesmo erro que cometeu ao dar o cargo para o inexperiente Dunga. Apesar do trabalho no Milan, não creio que seja uma boa escolha.

Muricy Muricy Ramalho, técnico tri campeão brasileiro com o São Paulo também é cogitado. No meu ponto de vista, é a pior opção dentre os nomes já falados. É experiente e vencedor, no entanto, nunca conseguiu armar um time ofensivo, que jogue o futebol que todos esperam da Seleção Brasileira. Seus times sempre prezam pelo setor defensivo e jogam “à grega” (com base na seleção da Grécia campeã da Euro 2004), esperando por uma bola para tentar a vitória.

Mano Menezes Dos nomes cogitados, Mano Menezes é um dos que me agradam. Fez bom trabalho no Grêmio e faz no Corinthians, é ótimo estrategista e foi um dos últimos técnicos brasileiros capazes de montar um time que jogasse um futebol de qualidade, de maneira ofensiva, com bom toque de bola e equilibrado defensivamente, como fez com o Corinthians campeão paulista e da Copa do Brasil em 2009. Além do mais tem se mostrado um especialista em competições de mata mata.

Luxemburgo Pode parecer loucura de minha parte, mas outro que me agrada é Vanderlei Luxemburgo – por sinal, é o meu favorito. Loucura pelo seu retrospecto recente e não pela sua carreira como um todo. Luxa não vem de bons trabalhos, pelo contrário, e isso pode pesar contra o técnico do Galo, mas sua qualidade como treinador é indiscutível, é extremamente vencedor e sabe fazer isso com times jogando bonito, como o Palmeiras de 96 e Cruzeiro de 2003. Além disso, creio que Luxemburgo tem essa “dívida” na carreira, que é conseguir êxito pela Seleção, algo que não conseguiu em sua primeira passagem.

Dorival Junior E já que queremos belo futebol, belas jogadas, muitos gols, ninguém fez isso melhor durante o ano de 2010 do que Dorival Junior. O nome do treinador santista não foi sequer cogitado, mas que ele conseguiu montar um time extremamente ofensivo e que agradou a todos pela sua maneira de jogar, ah isso ele conseguiu. Só tenho uma pequena ressalva quanto ao trabalho feito por Dorival com o Santos: não conseguiu um equilíbrio necessário entre defesa e ataque, pois o seu time faz muitos gols, mas também sofre vários.

Outros nomes como Adilson Baptista, Ricardo Gomes e Paulo Autuori também chegaram a ser ventilados, mas em menor força e não devem terem maiores proporções. Como já disse, meu favorito se chama Vanderlei Luxemburgo. E para você, quem deveria assumir a Seleção Brasileira?

4 comentários:

  1. pra mim marcelo bielsa, pq ele tem experiencia internacional, não tem medo e joga pra frente. na minha opinião é essa a filosofia que a seleção tinha q seguir

    ResponderExcluir
  2. Faltou Paulo Autuori...

    Mas dessas opções que vc citou, meu escolhido seria o Mano.

    E não esqueçamos de Jair Picerni!

    Abraço.

    ResponderExcluir
  3. El Loco Bielsa seria interessante, pena que aqui no Brasil não temos a cultura de trabalhar com técnicos de outros países.

    O Autuori está citado no último paragrafo como um dos nomes ventilados em menor intensidade.

    Jair Picerni seria legal hein, haha. Abs.

    ResponderExcluir
  4. Escolheria o Mano,também entre esses.Bielsa,como disse o Rafael,complica muito,o Brasil não se arriscaria em colocar um tecnico de fora.

    http://futebolporai.blogspot.com/
    Abs

    ResponderExcluir