sábado, 3 de julho de 2010

Jogo 60 – Paraguai 0x1 Espanha

par-esp2

Logo WC10

A classificação espanhola veio, mas nada da facilidade que muitos imaginavam. Em um jogo marcado pelos erros, de arbitragem e de penalidades, a Fúria confirmou seu favoritismo e garantiu sua vaga entre as quatro melhores seleções do planeta.

Desde o começo do jogo já deu para notar que a Espanha não teria vida fácil contra os paraguaios, que adiantaram suas linhas de marcação visando dificultar a saída de bola dos espanhóis, e com isso acabou equilibrando a partida, pois a Espanha não conseguia impor o seu ritmo de jogo, o seu toque de bola. O primeiro erro da arbitragem veio aos 40 minutos da etapa inicial, ao pegar impedimento inexistente de Haedo Valdez e anular o gol paraguaio.

Após um primeiro tempo morno e sem muitas emoções, o jogo ficou completamente alucinante na etapa final. E logo aos 11 minutos, Piqué cometeu penalti infantil sobre Cardozo. O próprio Cardozo cobrou e parou nas mãos de Iker Casillas, foi a injeção de ânimo que os espanhóis precisavam para acordar, pois justamente no lance seguinte, Villa invadia a área e foi levemente tocado por Alcaraz, nova penalidade máxima, dessa vez a favor da Roja. Penalti inexistente diga-se de passagem, ficou a impressão de que foi marcado para compensar o outro, que de fato aconteceu. Xabi Alonso foi para a cobrança e converteu, no entanto, o árbitro pegou invasão e mandou repetir a cobrança. Na segunda tentativa, Xabi Alonso parou no goleiro Villar, que no rebote cometeu nova penalidade sobre Cesc Fabregas, dessa vez, não marcada pelo árbitro.

par-esp3

Nem o penalti perdido fez a Espanha se abater e diminuir o ritmo, mas o gol da vitória só saiu aos 37 minutos, quando Iniesta arrancou com a bola pelo meio e passou para Pedro na direita bater, a bola tocou na trave e o rebote ficou limpo para David Villa bater para o gol, a bola ainda tocou nas duas traves antes de morrer no fundo das redes. Foi o quinto gol do camisa sete na Copa, agora artilheiro isolado.

A Espanha avança pela primeira vez a fase semi final de uma Copa do Mundo e fará contra a Alemanha a reedição da final da EuroCopa de 2008, no clássico que envolverá o melhor plantel contra o melhor momento do Mundial.

FICHA TÉCNICA
PARAGUAI 0 x 1 ESPANHA

Local: Estádio Ellis Park, em Johanesburgo (África do Sul)
Data: 3 de julho de 2010 (Sábado)
Horário: 15h30min(de Brasília)
Árbitro: Carlos Batres (Guatemala)
Assistentes: Leonel Leal (Costa Rica) e Carlos Pastrana (Honduras)
Cartões amarelos: Piqué (Espanha) e Alcaraz, Víctor Cáceres, Morel e Santana (Paraguai)

Gol: David Villa, aos 37 minutos do segundo tempo, para a Espanha

PARAGUAI: Justo Villar, Darío Verón, Paulo Da Silva, Antolín Alcaraz e Morel Rodríguez; Víctor Cáceres (Barrios), Jonathan Santana, Edgar Barreto (Enrique Vera), e Cristian Riveros; Haedo Valdez (Roque Santa Cruz) e Oscar Cardozo.
Técnico: Gerardo Martino

ESPANHA: Iker Casillas, Sergio Ramos, Gerard Piqué, Carles Puyol (Marchena), e Joan Capdevila; Sergio Busquets, Xabi Alonso (Pedro), Xavi e Andres Iniesta; David Villa e Fernando Torres (Fábregas).
Técnico: Vicente Del Bosque

par-esp5

Nenhum comentário:

Postar um comentário