segunda-feira, 26 de julho de 2010

Pontapé Inicial

Após uma bela despedida do Corinthians ontem, com vitória e liderança, hoje um bom começo de Mano Menezes na Seleção Brasileira.

Uma convocação repleta de surpresas, algumas até interessantes e que podem ser muito bem aproveitadas. Outro atrativo na lista de Mano é a “visão olímpica” do gaúcho, que incluiu sete jogadores com idade olímpica dentre os vinte e quatro chamados. E a renovação não para por aí, são dez estreantes na seleção do ex-treinador corinthiano e apenas quatro que estiveram no Mundial da África do Sul.

Vamos aos pitacos sobre os escolhidos do novo treinador, por posições:

GOLEIROS

Victor, Jefferson e Renan – Em minha opinião, o goleiro gremista estaria inclusive na Copa do Mundo, é excelente e permanecerá em listas futuras. Renan é um desses nomes olímpicos de Mano, que vai tarimbando o arqueiro do Avaí para Londres em 2012. Já Jefferson, sinceramente, não entendi a sua convocação e acredito que não se firme na seleção.

LATERAIS

Daniel Alves, Rafael, Marcelo e André Santos Dani é um dos quatro que estiveram na Copa e que continuará na Seleção. Rafael é outro que visa as Olimpíadas, precisa aprimorar a parte defensiva, já que ofensivamente é muito bom jogador. Na esquerda, Marcelo que é muito mais meio campo do que lateral, sofre o mesmo problema de Rafael, é ótimo no apoio, mas deficiente na defesa. André Santos jogou muito sob o comando de Mano no Corinthians em 2009 e já esteve na seleção com Dunga, tenta agora se firmar com quem já sabe seu potencial.

ZAGUEIROS

David Luiz, Thiago Silva, Rever e Henrique – David Luiz há tempos é badalado na Europa e pretendido pelos clubes gigantes do continente. Thiago Silva todos conhecemos e sabemos seu potencial, esteve na Copa e será um dos donos da zaga canarinha. Rever acaba de voltar para o Brasil após uma passagem apagada pelo Wolfsburg e ninguém sabe como está a sua forma, de qualquer maneira, se conseguir repetir o que fez no Grêmio, é um grande zagueiro. Henrique é uma grande interrogação. Vendido pelo Palmeiras para o Barcelona em 2008, não se firmou em time algum na Europa e pode ser novamente emprestado pelo clube catalão, creio que tínhamos opções melhores.

VOLANTES

Sandro, Lucas, Jucilei e Ramires – Sandro já deu mostras de que é ótimo jogador e que pode ser o cabeça de área perfeito para a Seleção, além disso, entra no clube olímpico de Mano. Lucas já esteve em uma Olimpíada e também é muito bom volante, com boa pegada e visão de jogo. Ramires esteve no Mundial e é ótimo jogador, tanto como segundo volante quanto na criação tem grande futuro com a amarelinha. Jucilei foi grande novidade, um volante de força física e boa saída de bola, é incluso dentre os olímpicos e esse pode ter sido um fator que pesou na sua chamada.

MEIAS

PH Ganso, Hernanes, Carlos Eduardo e Ederson – Ganso já era dado como certo. Uma jóia rara que tem que ser bem lapidada para não ser desperdiçada, tem grande talento e visão de jogo diferenciada. Hernanes também já era chamado por 8 entre 10 brasileiros, é o grande jogador do São Paulo há três anos e certamente será figurinha carimbada nos times de Mano. Carlos Eduardo já trabalhou com Mano no Grêmio, então o treinador já sabe o potencial do meia do Hoffenheim e daí a aposta no ex-gremista. Ederson, ao lado de Jucilei, foi a outra novidade da convocação. Não tem idade olímpica e não é titular no Lyon, assim como o goleiro Jefferson, não entendi a sua convocação.

ATACANTES

Neymar, Robinho, Alexandre Pato, Diego Tardelli e André – Neymar é outra jóia que precisa de muitos cuidados. O garoto é talentoso, mas o sucesso está lhe subindo à cabeça e o futebol do santista tem caído muito. Robinho era de quem se esperava muito na África e não rendeu o esperado. Mano tenta recuperar o atacante do Manchester City lhe dando uma nova oportunidade. Pato é um atacante de potencial enorme e o possível futuro nove da Seleção. Tem talento e faro de gol pra isso. Diego Tardelli figurou entre os sete “suplentes” de Dunga, vem de uma ótima temporada em 2009 e está repetindo em 2010, o que avaliza sua chamada. André foi outra boa novidade, o atacante santista é ao lado de Neymar o artilheiro do ano no Brasil e tem uma carreira de futuro. Além disso, está dentre os nomes olímpicos, ao lado de Neymar e Pato.

Dadas as opiniões, deixo aqui aquela que seria a minha seleção perfeita dentre os nomes chamados por Mano Menezes. E você, já montou a sua? Deixe sua opinião.

Brasil Mano

2 comentários:

  1. O unico que tenho a dizer é que Ramires e Lucas são titulares nessa equipe, tenho quase a certeza, com o Ganso ou Hernanes pelo meio campo também.
    Gosto de ver porque tudo indica que será uma equipe muito rapida e quem sabe até abusada!

    http://gologol.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. A parada é essa mesmo.

    Só mudaria um pouco a classificação, de acordo com as ideias do Mano.

    Meias centrais: Ganso e Ederson
    Meias externos: Carlos Eduardo, Neymar, Robinho e Pato

    O Pato pode até jogar como centroavante, mas é ponta. E pensando em 2014, a linha de 3 meias seria formada por ele, Ganso e Neymar. Ainda há tempo de achar um centroavante. tem Keirrison, Fred, André, Tardelli, Souza... rsrsrsrsrsrs

    Abraço.

    ResponderExcluir