sábado, 3 de julho de 2010

Jogo 57 – Holanda 2x1 Brasil

NED-BRA

Logo WC10

De virada o Brasil caiu diante da forte e perigosa Holanda e se despede novamente nas quartas de final da Copa do Mundo. Após um primeiro tempo brilhante, a seleção brasileira parece ter esquecido o bom futebol da primeira etapa no vestiário e voltou completamente perdida, desconcentrada, e o resultado foi a amarga derrota.

O Brasil começou o jogo com tudo, dividindo duro e jogando bonito quando tinha a bola, com passes rápidos e objetivos, que poderiam ter resultado no primeiro gol logo aos 8 minutos, no entanto Daniel Alves estava impedido. Mas apenas dois minutos depois, Felipe Melo fez lançamento espetacular para Robinho que na cara do gol não desperdiçou e abriu o placar. Em vantagem, a seleção brasileira acertou a marcação, especialmente sobre Robben, e ameaçava nos contra ataques.

ned-bra3

Era uma apresentação de gala, algo raramente visto no time de Dunga, toques de primeira envolvendo a marcação, boas e belas jogadas que mostravam ao mundo o que é o futebol brasileiro. Aos 30 minutos, em lance sensacional por pouco não saiu o segundo. Robinho passou por dois marcadores pela esquerda, tocou para Luis Fabiano que de letra deixou para Kaká, o camisa 10 ajeitou e bateu buscando o ângulo, mas Stekelenburg voou para fazer linda defesa e evitar o gol. No fim da primeira etapa, mais uma vez o Brasil chegou e por pouco não ampliou. Daniel Alves recebeu no meio viu Maicon entrando com tudo pela direita e lançou o lateral, que soltou a bomba na rede pelo lado de fora.

ned-bra6

Após o primeiro tempo perfeito, a expectativa era de que se mantesse o bom futebol nos 45 minutos finais e assegurasse a vaga.

No entanto, o time voltou apático e se deixou dominar pela Holanda, que empatou logo no começo. Aos 8 minutos, em cobrança de falta ensaiada, Sneijder levantou a bola na área, Júlio César saiu muito mal do gol, se atrapalhou com Felipe Melo e a bola foi morrer nas redes brasileiras. O Brasil bem que tentou mostrar alguma reação e por pouco não voltou a estar em vantagem quando o chute de Kaká passou a esquerda de Stekelenburg e se perdeu pela linha de fundo.

ned-bra7

Mas a reação parou por aí, ficou claro que o time brasileiro sentiu o gol, e em novo lance de bola parada, nova falha da sempre tão regular defesa brasileira e a virada holandesa. Em cobrança de escanteio de Robben aos 22 minutos, Kuyt desviou no primeiro pau e Sneijder completamente livre no meio da área tocou para o fundo do gol. Após sofrer a virada o Brasil se perdeu completamente, o nervosismo tomou conta e as esperanças ruíram de vez aos 28 minutos, quando Felipe Melo em um lance desleal e de tremenda estupidez (para não dizer BURRICE) cometeu falta sobre Robben e não satisfeito, deu um pisão no atacante holandês, o árbitro não teve dúvidas e mostrou o cartão vermelho direto.

ned-bra11

Quatro minutos depois, mais uma daquelas coisas “dunguisticas” que não dá para se entender. Perdendo o jogo, com um a menos, Dunga chamou Nilmar para entrar, até aí tudo bem, mas o camisa 21 veio a campo no lugar de Luis Fabiano. Troca um atacante por outro quando se precisa de poder ofensivo para buscar o empate, afinal, perdido por um, perdido por dez. E acabou de fato perdido por um e Seleção Brasileira eliminada.

É o fim. Fim de Copa do Mundo para o Brasil, fim da era Dunga no comando da Seleção, talvez o fim da era Felipe Melo em campo. A torcida é que o futebol brasileiro se recupere, volte a ser o Brasil talentoso que o mundo se acostumou a ver, volte a ser o Brasil do primeiro tempo, que não tem adversários a altura. Fim também da falsa verdade de que o futebol pragmático e feio é que dá resultados, pois foi jogando assim que o time de Dunga caiu diante do TALENTO, que é o que realmente importa.

FICHA TÉCNICA
HOLANDA 2 X 1 BRASIL

Estádio: Nelson Mandela Bay, em Porto Elizabeth (AFS)
Data-Hora: 2/7/2010 - 11h (de Brasília)
Árbitro: Yuichi Nishimura (JAP)
Auxiliares: Toru Sagara (JAP) e Jeong Hae-Sang (CDS)
Público: 40.186 presentes
Cartões amarelos: Heitinga, De Jong, Ooijer e Van der Wiel (HOL); Michel Bastos (BRA)
Cartão vermelho: Felipe Melo 27'/2ºT (BRA)
GOLS: Robinho 10'/1ºT (0-1), Felipe Melo (contra) 8'/2ºT (1-1) e Sneijder 23'/2ºT (1-2)

HOLANDA: Stekelenburg, Van der Wiel, Heitinga, Ooijer e Van Bronckhorst; Van Bommel, De Jong e Sneijder; Kuyt, Robben e Van Persie (Huntelaar 40'/2ºT) - Técnico: Bert van Marwijk.

BRASIL: Julio Cesar, Maicon, Lúcio, Juan e Michel Bastos (Gilberto 16'/2ºT); Gilberto Silva, Felipe Melo, Daniel Alves e Kaká; Robinho e Luís Fabiano (Nilmar 32'/2ºT) - Técnico: Dunga.

ned-bra13

Nenhum comentário:

Postar um comentário