terça-feira, 6 de julho de 2010

Jogo 61 – Uruguay 2x3 Holanda

uru-hol6

Logo WC10

Foi definido o primeiro finalista da Copa do Mundo de 2010, e ele veste laranja. Em jogo tenso, a Holanda bateu o Uruguay e voltou a decisão de um Mundial, 32 anos após o bi-vice diante da Argentina – já havia perdido em 1974 para a Alemanha.

Com o seu “novo” estilo, bem pragmático, a Holanda começou o jogo pressionando o Uruguay buscando rapidamente o primeiro gol, que por pouco não veio no inicio com Kuyt, que chutou por cima. A pressão continuou e aos 18 minutos, o capitão Van Bronckhorst arriscou de longe e acertou um foguetaço no ângulo do goleiro Muslera, sem chances para o arqueiro uruguaio, 1 a 0.

uru-hol3

Após o gol, a Laranja voltou a praticar o futebol que vem apresentando ao longo do Mundial, diminuindo o ritmo, cadenciando mais o jogo e até dando campo para a Celeste jogar, coisa que no entanto não conseguia fazer, pela falta de criatividade de seu meio campo, completamente nulo sem Forlán por aquele setor. O camisa sete foi novamente adiantado para o ataque, para recompor a ausência de Suárez que estava suspenso. E foi justamente no lance em que Forlán veio buscar o jogo, que ele carregou e arriscou um chute de longe e contou com o feitiço da jabulani para trair o goleiro Stekelenburg e empatar o jogo ainda no primeiro tempo.

Na volta do intervalo, Bert Van Marjick arriscou e sacou o volante De Zeeuw para colocar o armador Van Der Vaart. E logo no começo da segunda etapa, Van Persie fez bela jogada e passou para Van Der Vaart que bateu forte e Muslera espalmou, no rebote, Robben chegou batendo de direita, mas a bola foi por cima. O jogo ficou duro, a Holanda já não tinha mais tanto espaço e “perdia” o meio campo. Aí é a hora de aparecer o craque para resolver, e foi o que aconteceu. Wesley Sneijder dominou no bico da grande área e bateu com classe para tirar de Muslera e fazer o segundo gol aos 24 minutos. No lance, Van Persie impedido acaba atrapalhando o goleiro, mas o bandeira nada marcou e o gol foi validado.

uru-hol5

Apenas três minutos depois, pra não dar margens às esperanças celestes, novamente os craques apareceram. Sneijder lançou Kuyt pela esquerda, o camisa sete fez cruzamento na medida e Robben testou a bola pro gol. O terceiro gol “aniquilou” os uruguaios, que só conseguiram buscar algo no fim do jogo, quando diminuiu com Maxi Pereira aos 46 minutos, mas já era tarde demais.

A grande Holanda, que por mais que tenha merecido nunca venceu um Mundial, chega a sua terceira final, dessa vez de uma forma diferente, sem o tradicional espetáculo Laranja, mas com uma eficiência admirável.

FICHA TÉCNICA
URUGUAI 2 X 3 HOLANDA

Estádio: Green Point, Cidade do Cabo (AFS)
Data/hora: 5/6/2010 - 15h30 (de Brasília)
Árbitro: Ravshan Irmatov (UZB)
Auxiliares: Rafael Ilyasov (UZB) e Bakhadyr (KGZ)
Cartões amarelos: Maxi Pereira, Cáceres (URU), Sneijder, Boulahrouz, Van Bommel (HOL)
Cartões vermelhos: Não houve.
GOLS: Van Bronckhorst, 17'/1ºT (0-1); Forlan, 40'/1ºT (1-1); Sneijder, 24'/2ºT (1-2); Robben, 27'/2ºT (1-3); Maxi Pereira, 46'/2ºT (2-3)

URUGUAI: Muslera, Maxi Pereira, Godín, Victorino, Cáceres; Pérez, Gargano, Rios, Alvaro Pereira (Abreu, 33'/2ºT); Cavani e Forlán (Fernandez, 38'/2ºT). Técnico: Oscar Tabárez.

HOLANDA: Stekelenburg, Boulahrouz, Heitinga, Mathijsen, Van Bronckhorst; Van Bommel, De Zeeuw (Van der Vaart, intervalo), Robben (Elia, 44'/2ºT), Sneijder, Kuyt; Van Persie. Técnico: Bert Van Marwijk.

uru-hol

Um comentário:

  1. Aí está a Holanda. Um time pronto para ser campeão. E que, ao contrário do que muitos falaram, fez seu melhor jogo ontem.

    O placar apertado traduz a força da Celeste. Mesmo sendo inferior, jamais abaixou as armas.

    Lutou contra a lógica. Perdeu, mas de pé. Se por aqui, os representantes do Brasil foram xingados por causa da derrota, lá no Uruguai, e por todos os cantos, los hinchas trocaram a revolta pelo orgulho.

    Abs. Passe no meu blog e veja meu post sobre o jogo.

    ResponderExcluir