sábado, 3 de julho de 2010

Jogo 58 – Uruguai 1(4)x(2)1 Gana

 uru-gan

Logo WC10

Para quem queria emoção, esse foi o jogo certo. Prorrogação com pênalti no último minuto, expulsão, choro, comemoração e frieza nas cobranças das penalidades, foram alguns dos ingredientes que marcaram essa sensacional partida entre uruguaios e ganeses.

O primeiro tempo foi bastante equilibrado, com as duas seleções se respeitando muito. O Uruguai assustava no começo especialmente em jogadas aéreas, mas Gana logo se reencontrou em campo e com a bola no chão passou a levar perigo ao gol sulamericano, até que no fim da etapa inicial, Muntari arriscou de muito longe, Muslera falhou e a bola foi morrer no fundo do gol.

Pronto. Era tudo que a seleção ganesa queria, sair ganhando e se defender para assegurar o resultado. No entanto, não contavam com o gol de empate logo no começo. Em cobrança de falta aos nove minutos, Forlán bateu com efeito e a Jabulani traiu o goleiro Kingson. O jogo voltou a se equilibrar e se arrastou assim até o fim do tempo normal.

A primeira etapa da prorrogação não foi diferente do tempo normal, o jogo esfriou e muito devido ao cansaço das duas equipes. Mas nos últimos quinze minutos, as emoções voltaram. Primeiro com chute de Forlán que passou por cima do gol, depois com Maxi Pereira salvando o gol de Asamoah Gyan em cima da linha. Por fim, aos 16 minutos do tempo extra, após cobrança de escanteio de Gana, bate rebate na área uruguaia e Appiah cabeceou para o gol, Suárez em cima da linha não teve outra alternativa e fez uma “defesaça”. Pênalti para Gana e expulsão do camisa nove Celeste, que já caminhou desolado, chorando para os vestiários. Asamoah Gyan foi para a cobrança que colocaria pela primeira vez na história uma seleção africana entre as quatro melhores e carimbou o travessão.

Assim, a decisão ficou mesmo para as penalidades. Aí cresceu a estrela de Muslera, que pegou duas cobranças, de Mensah e Adyiah. Na última cobrança, coube a “Loco” Abreu a responsabilidade de classificar o Uruguai, o atacante do Botafogo fez jus ao apelido de “LOCO” e foi de uma frieza inacreditável ao cobrar o pênalti com uma cavadinha sensacional e garantir o Uruguai nas semi finais.

uru-gan8

Com a vitória nos pênaltis, a Celeste volta a figurar entre os quatro melhores do mundo, após 40 anos. Para nós, amantes de futebol, é uma honra ver seleção de tamanha tradição de volta.

FICHA TÉCNICA:
URUGUAI 1 X 1 GANA (4 a 2 nos pênaltis)

Local: Estádio Soccer City, Johanesburgo (África do Sul)
Data: 02/07/2010 (sexta-feira)
Horário: 15h30 (horário de Brasília)
Árbitro: Olegario Benquerenca (POR)
Auxiliares: José Cardinal e Bertino Miranda (POR)
Cartão amarelos: Fucile, Arévalo, Peréz (URU) Pantsil, Sarpei, Mensah (GAN)
Gols: GANA: Muntari, aos 47min do 1° tempo
URUGUAI: Forlán, aos 9min do 2° tempo

URUGUAI: Muslera; Maxi Pereira, Lugano (Scotti), Victorino e Fucile; Diego Pérez, Arévalo, Álvaro Fernández (Lodeiro) e Forlán; Cavani (Abreu) e Suarez
Técnico: Oscar Tabárez

GANA: Kingson; Pantsil, Vorsah, John Mensah e Sarpei; Annan, Boateng, Muntari (Adiyah), Asamoah e Inkoom (Appiah); Gyan
Técnico: Milovan Rajevac

uru-gan9

Um comentário:

  1. Olá, Tenho um blog sobre o Chelsea e gostaria, se possível, de fazer parceria com seu blog. Já adicionei como parceiro. Espero que faça o mesmo. Obrigado.,

    http://chelseanewsbr.blogspot.com

    ResponderExcluir