segunda-feira, 19 de julho de 2010

Desrespeito e Falta de Bom Senso

Serie B

Particularmente, já não gosto do sistema de pontos corridos nem mesmo para a Série A do Campeonato Brasileiro, por achar que a população até hoje não se adaptou a cultura da extensa competição e pelos deficitários caixas dos clubes.

Agora, tal fórmula ser utilizada também na segunda divisão nacional já é demais. Se até mesmo os clubes da elite têm dificuldades em conseguir patrocínios e arcar com folhas salariais e inúmeras viagens, imagina os da divisão de acesso, que não tem tanta visibilidade.

Chega a ser um desrespeito com os espectadores, torcedores ou não dos times participantes. Os clubes não têm verba suficiente para custear tantas viagens e salários em tão longo campeonato e o que vemos no decorrer da competição são partidas sofríveis, de nível técnico muito baixo. Além disso, os times acabam “forçados” a utilizarem entre os profissionais vários jogadores das categorias de base, e muitas vezes esses garotos são promovidos antes do tempo, completamente imaturos, sendo “queimados” em suas carreiras.

Não seria viável que a Confederação Brasileira de Futebol revisse o formato de disputa da série B visando uma melhora no nível da competição? Afinal, em um campeonato menor, os clubes teriam um aumento (pequeno) nos seus investimentos e poderiam formar elencos melhores e mais competitivos.

Deixo aqui uma sugestão: Campeonato com 20 times em turno único, se classificam os oito melhores para um octogonal final, onde aí sim em turno e returno decidem as quatro vagas, e claro, o título.

Creio que assim teríamos uma considerável melhora no torneio, mas é obvio que isso não passa de uma opinião – e uma dica – minha. E você, o que acha? Gosta do sistema de pontos corridos? Ou assim como eu, queria mudança em busca de uma evolução? Opine.

4 comentários:

  1. Cara, o problema do Brasil é inchaço. Tem clube demais. E clubes que, mesmo sem poderem, se deslumbram. Na minha cabeça, teríamos 5 divisões, com 16 clubes cada. Além das ligas amadoras. E tem que dar um jeito de enxugar o número de clubes.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  2. Só não digo que concordo plenamente pela parte final da matéria. Afinal, acho que a Série B e a A também deveria seguir algum modelo como esse que você mesmo já sugeriu.
    Primeiro porque a Série B deve ser padrão ao da Série A para já adaptar os clubes que subirem para a Série A ao sistema que irão utilizar no ano seguinte.
    E segundo que não apenas pelos critérios "técnicos" e tal, mas porque eu acho mesmo que um modelo como o seu, como o que era usado antigamente, dá MUITO MAIS EMOÇÃO ao campeonato.

    Mas é aquilo... vai ficar tudo na mesma... a CBF não aceita nada. A CBF, a FIFA, tudo velho, ultrapassado e que não aceita a "voz do povo".

    Valeu! Grande abraço a todos!! Futebol com Opinião -------WWW.PARCIALIDADENOFUTEBOL.BLOGSPOT.COM - Matéria mais recente: "PRA QUE JOGADOR?"

    ResponderExcluir
  3. Permita-me discordar. O crescimento das receitas para os clubes da Série B após esta fase de organização foi enorme. O ppv passou a vender mais e melhor e os clubes tem uma boa renda garantida até o fim do ano.

    Pontos corridos são o caminho para a organização e estruturação dos clubes e do futebol no Brasil.

    O nível menor é natural, e acontecerá independente da fórmula. Basta ver que nossa Série A não é lá grandes coisas.

    ResponderExcluir
  4. Tem a sua logica sim, até porque Brasil é bem maior que qualquer time da Europa. Mas veremos...
    abraços
    http://gologol.blogspot.com/

    ResponderExcluir