segunda-feira, 12 de julho de 2010

Balanço Final – Copa do Mundo 2010

Após trinta dias de muita bola rolando em 64 jogos, a Copa do Mundo chegou ao fim. E premiou o bom futebol com o título da Espanha. Ninguém nesses últimos quatro anos jogou um futebol tão bonito e eficiente quanto o dos espanhóis, campeões europeus em 2008, e por fim, mundiais em 2010. Segue aqui um balanço final da Copa do Mundo, com as opiniões da FIFA e as do blogueiro.

64 Jogos

143 Gols

2,23 Gols por jogo

Melhor Ataque: Alemanha (16 Gols)

Pior Ataque: Argélia e Honduras (0 Gols)

Melhor Defesa: Portugal e Suiça (1 Gol sofrido)

Pior Defesa: Coréia do Norte (12 Gols sofridos)

Campeão: ESPANHA

Vice-Campeão: HOLANDA

Terceiro: ALEMANHA

Prêmio Fair Play: Espanha

Luva de Ouro: Iker Casillas.

Líder em Assistências: Dirk Kuyt, Kaká, Bastian Schweinsteiger, Mesut Özil e Thomas Müller, com 3 cada.

Chuteira de Ouro: Thomas Müller, 5 gols (ganhou o prêmio pelo critério de desempate, de ter mais assistências, pois empatou com David Villa, Diego Forlán e Wesley Sneijder).

Bola de Bronze FIFA: David Villa

Bola de Prata FIFA: Wesley Sneijder

Bola de Ouro FIFA: Diego Forlán

Todos os prêmios acima são dados de acordo com os critérios e votações da FIFA, agora, seguem as minhas escolhas:

Bola de Bronze: Bastian Schweinsteiger

Bola de Prata: David Villa

Bola de Ouro: Wesley Sneijder

Não que o prêmio dado a Diego Forlán não seja justo, afinal o uruguaio levou nas costas a sua seleção até um surpreendente quarto lugar. Mas Sneijder foi mais decisivo, participou diretamente da classificação laranja até a final. Nas oitavas, diante da Eslováquia, fez lançamento perfeito para gol de Robben e marcou o segundo tento do cotejo. Na fase seguinte, encarou a forte seleção brasileira, e após um primeiro tempo desastroso, fez os dois gols que garantiram a vitória e a classificação holandesa. Contra o valente Uruguay de Forlán, em um jogo apertado e até então empatado, Sneijder marcou o gol que deu tranqüilidade à laranja, que por fim venceu pelo placar de 3 a 2.

Melhor jogo: INGLATERRA 1x4 ALEMANHA

ger-eng2

Infelizmente, não tive a oportunidade de assistir tantos jogos como gostaria, como o emocionante Eslováquia 3x2 Itália, que acompanhei apenas pelo rádio. Então, esse duelo entre ingleses e alemães ficou para mim como o melhor desse Mundial. Pela emoção, pelo erro de arbitragem, pela coincidência histórica que fez com que os ingleses pagassem uma “divida” ativa com os germânicos desde 1966, enfim, por todos esses ingredientes que fizeram dessa, a maior peleja dessa Copa do Mundo.

E como não poderia deixar de ser, todos nós que acompanhamos a Copa, sempre deixamos nossos pitacos e escolhemos aqueles que para nós foram os melhores, formando cada um a sua seleção. A minha segue abaixo:

seleção Copa

E para você, qual o melhor jogador da Copa? O melhor jogo? E a Seleção do Mundial? Opine.

3 comentários:

  1. Vou concordar com a FIFA. Forlán foi o melhor. Da tua seleção, colocaria o Friedrich no lugar do Túlio. O alemão fez uma Copa exuberante. Também tiraria o herói da Espanha, Iniesta, pra botar o Müller. Abs.

    ResponderExcluir
  2. "Melhor Defesa: Espanha (2 Gols sofridos)" ... Que eu saiba PORTUGAL só sofreu 1 golo!
    Bota isso certo

    ResponderExcluir
  3. Boa observação. Obrigado pela dica. A correção já está feita.

    ResponderExcluir