segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Lyon x Real Madrid - Hora da Revanche?

Lyon x Real Madrid

De um lado, um gigante mordido pela ingrata seqüência de insucessos na competição na qual é soberano. Do outro, um aspirante a grande, que busca a afirmação no cenário continental, para enfim, figurar entre os maiores.

Assim é Real Madrid e Lyon, um confronto marcado pelos recentes encontros entre as duas equipes na UEFA Champions League. Em um total de seis duelos, ampla vantagem para os franceses que venceram em três oportunidades e empataram as outras três.

O time de Claude Puel já não é mais o mesmo que eliminou o mesmo Madrid nas oitavas de final da última UCL e arrancou rumo a sua melhor campanha na competição, chegando até às semifinais.

Apesar da manutenção da agressiva formação em 4-3-3, com dois meio campistas mais criadores do que marcadores, o treinador modificou algumas peças com relação à equipe da última época. Boumsong, Makoun e Govou deixaram à equipe e abriram espaços para Diakhaté, Kallström e Michel Bastos (artilheiro dos Leões na UCL) entre os titulares, além de Gourcuff, que chegou do Bordeaux para dar um toque de criatividade no meio campo e ocupou o lugar do talentoso Pjanic, que foi parar no banco – particularmente, gostaria de ver os dois juntos em campo.

Na equipe da capital espanhola, José Mourinho é sem sombra de dúvidas a mudança de maior impacto com relação ao time da última temporada. O português, atual campeão da UCL, chegou ao Madrid e fez o que faz de melhor: organizou a equipe, dando definição tática e padrão de jogo a um amontoado de ótimos jogadores deixados por Manuel Pellegrini.

Além do treinador luso, chegaram também reforços que agregaram muita qualidade ao grupo. Casos dos alemães Khedira e Özil (destaques da seleção germânica na Copa do Mundo), do também luso Ricardo Carvalho e do argentino Di Maria – talvez o melhor deles.

O fato é que como nos demais seis duelos entre as duas equipes, mais uma vez o Real Madrid chega como amplo favorito para levar a melhor e avançar as quartas de final após longas seis temporadas. No entanto, a zebra francesa está pronta para aprontar novamente e seguir trilhando seu caminho rumo ao rol dos grandes. É esperar pra ver.

Lyon-MadridPrévia das equipes: Lyon no 4-3-3, com Delgado no lugar de Lisandro Lopez no lado esquerdo do ataque. Madrid em 4-2-3-1, com Lass ao lado de Khedira e Kaká na faixa central do trio de armadores. A chave do jogo pode ser Marcelo, seja explorando o corredor deixado por Reveillere, quando esse sair pra acompanhar Cristiano Ronaldo, ou dando liberdade para o sempre perigoso Michel Bastos, o artilheiro do Lyon na Liga.

3 comentários:

  1. Primeiro meu caro Rafael:

    Acredito que já ouvi muito esse papo de "O time de Claude Puel já não é mais o mesmo que eliminou o mesmo Madrid nas oitavas de final da última UCL"

    Não gosto dessa frase, todo ano as equipes que eliminaram meu Real "não eram mais tão fortes". Sigo dizendo o que repito temporada a trás de temporada: O Real Madrid precisa entrar em campo não com soberba, mas com uma imponência de quem é time tradicional em UEFACL e não com medo de mais uma derrota, se não "entrar matando" logo de cara, em casa ou fora, onde for, como vimos frente ao Milan por exemplo, não vai vencer, não vai passar. Não adianta. Como você salientou muito bem a grande diferença é um cara chamado José Mourinho que une o melhor estilo tático que existe, mas com o fator motivacional fundamental em "copas" onde os Benitez e Escolares tiram leite de pedras. Acho que DESSA VEZ VAI!

    Segundo e por último eu tenho um pressentemento que nessa partida de ida o Mourinho possa escalar três volantes como fez(muito bem diga-se de passagem) frente ao Sevilla recentemente na Copa do Rei, onde a equipe não deixou de ser perigosa e manteve uma segurança fundamental nesses mata matas. É só um palpite, eu trocaria esse tradicional 4-2-3-1 pelo 4-3-2-1 que a mim me agradou para uma ida fora de casa. Com Alonso, Khedira e Lass mesmo.

    Só lembrando, Mourinho VÁRIAS vezes já disse que não é pq uma equipe escala muitos volantes que ela vira defensiva, ou muitos atacantes e seja necessariamente ofensiva. Algo me cheira a essa segunda formação que citei. A menos que ele já tenha divulgado e eu ainda não tenha lido em algum lugar.

    Torço por uma final contra o Barcelona, que se não vier pode ser na semi, quartas, por mim não tem problema.

    Abraços e como sempre parabéns, show de bola o blog.

    Marcelo Lobo.(Real Madrid Crítico)

    ResponderExcluir