sábado, 26 de fevereiro de 2011

Bayern 1x3 Borussia Dortmund - Pintou o Campeão

Neste sábado, o Bayern recebeu o líder Borussia Dortmund no Allianz Arena lotado, visando diminuir a distância para o primeiro colocado.

Para isso, o técnico Louis Van Gaal pode contar com força máxima em sua equipe, inclusive com o trio de armadores Robben, Ribery e Muller. No entanto, o holandês cometeu um erro na distribuição de suas peças, jogando Luiz Gustavo para a lateral esquerda e deixando Pranjic à frente da zaga. Com a fraca marcação do croata, a defesa bávara acabou desprotegida,  facilitando as chegadas dos bons meias do Dortmund.

Pelo lado dos visitantes, o técnico Jürgen Klopp teve um problema de última hora no gol da equipe. O goleiro titular Weidenfeller sentiu dores e acabou barrado nos vestiários, abrindo espaço para o jovem Langerak. No mais, o mesmo time que já vem sendo utilizado ao longo da temporada, lembrando que o japonês Kagawa, lesionado, não volta na atual época.

Bayern - BorussiaFormações iniciais: Ambas as equipes no 4-2-3-1. Borussia melhor postado, marcava melhor e saía de maneira rápida e letal nos contragolpes.

O jogo começou eletrizante, com o time visitante em cima do Bayern, explorando especialmente o lado direito, com o bom meia Gotze. Porém, ironicamente, foi pelo lado esquerdo que nasceu o primeiro gol dos auri negros, quando Schweinsteiger cometeu falha incrível e deu a bola nos pés de Grosskreutz, que avançou com ela dominada e serviu Barrios, que tocou na saída de Kraft.

O Bayern tentou responder e partiu pra cima, mas esbarrava na forte marcação do Borussia, que anulava os principais jogadores e impedia qualquer ação ofensiva dos donos da casa. Assim, a bola parada se apresentava como a melhor (e única) opção para o time de Munique, e foi assim que o time chegou a igualdade, quando Ribery cobrou escanteio e achou Luiz Gustavo livre na área para bater de primeira e igualar o marcador.

O torcedor bávaro ainda comemorava o tento de igualdade, quando Barrios recuperou a bola no meio campo e partiu em velocidade até passar para Gotze na área, o camisa 31 rolou para Sahin que vinha de trás e o turco com um chute de muita categoria recolocou o Borussia na frente do placar.

Além do erro de Van Gaal, o torcedor pode aindaBarrios lamentar os dois erros da arbitragem. Primeiro ao invalidar gol legitimo de Mario Gomez, que recebeu em condição e empatou a partida. E segundo ao não assinalar a penalidade máxima quando Schmelzer tocou a bola com o braço na área.

A pressão do Bayern aumentou ainda mais no inicio da etapa final, mas a perfeita marcação do Borussia impedia as chances de finalização no gol do jovem Langerak, pouco testado até então.

A entrada de Breno até poderia corrigir os erros de posicionamento da zaga vermelha, mas a alteração por Badstuber não alterou em nada no falho sistema defensivo do time de Van Gaal, apenas trocou uma peça por outra.

Dessa forma, com uma zaga completamente perdida, o terceiro tento do Borussia era questão de um lance certo, que veio em cobrança de escanteio de Gotze aos quinze minutos, quando Hummels subiu sozinho na área para testar forte pro fundo das redes e praticamente liquidar a fatura.

Desnorteado, o Bayern partiu na base do abafa para tentar “achar” um gol e quem sabe se recuperar no jogo. Sem sucesso, o time de Jurgen Klopp se fechou de maneira perfeita e manteve o resultado favorável até o apito final.

Com a vitória – que encerra um tabu de vinte anos sem triunfo auri negro em Munique – o Borussia abre 13 pontos para o vice-colocado Bayer Leverkusen a 10 rodadas do fim do campeonato e vê a Salva de Prata cada vez mais perto da cidade de Dortmund.

2 comentários:

  1. Ótimo post Rafael, parabéns. É impressionante como o Dortmund vem jogando, e a maturidade que eles apresentam (média de idade de apenas 22,2 anos). Cara que programa você usa para fazer as análises táticas? Muito bom o design das análises.

    Cara coloquei no meu blog o post que o Cecconi fez no seu blog (Tabuleiro), http://desenhotatico.blogspot.com/2011/02/por-eduardo-cecconi-j-ornalista-redator.html. Se puder dá uma passada lá cara...

    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Se confirmado o título, podemos dizer que a teoria do Arsenal não ser campeão por ter um time muito jovem é balela? A média de idade do Dortmund chega a ser menor, e eles estão aí, perto de levantarem a Salva de Prata com algumas rodadas de antecipação. Abraço

    ResponderExcluir