sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Nani, a flecha de Ferguson

Com a última vitória sobre o Aston Villa por três tentos a um, o Manchester United igualou a sua já incrível marca de 29 jogos seguidos sem saber o que é ser derrotado na Premier League – contando com jogos da reta final da temporada passada, mais os 24 cotejos da atual época. E a tendência é de que o número seja batido no próximo duelo, diante do Wolverhampton, fora de casa.

Ao longo das últimas temporadas, Alex Ferguson demonstrou ainda mais a sua já conhecida capacidade de remontar a equipe, que superou as saídas de seus principais jogadores e se mantém nas cabeças ano após ano.

ManUtd 08-09Time base de 2008/2009: Cristiano Ronaldo como winger do lado esquerdo, por vezes invertendo o posicionamento com Rooney.

Do time base que conquistou o tri campeonato em 2008/2009, apenas três mudanças foram feitas: Tevez, que deixou a equipe para brilhar pelo arqui rival Manchester City; A troca do veterano Gary Neville por Rafael na lateral direita; E a mais sentida das alterações, a perca do então artilheiro da Premier League, o português Cristiano Ronaldo.

Para o lugar do argentino, Sir Ferguson já contava com Berbatov no elenco – só não contava que o búlgaro seria tão letal quanto vem sendo. Já para ocupar a lacuna deixada por Cristiano Ronaldo, o experiente treinador quebrou a cabeça, tentou formações diferentes, com peças diferentes, até conseguir encaixar o time atual, consistente defensivamente e que tem em outro português a sua principal saída ofensiva.

ManUtd lado direito Lado direito do atual Manchester United: Rafael e Fletcher apoiam constantemente, mas é Nani quem resolve.

Nani faz temporada espetacular atuando como o “winger” pelo flanco direito no habitual 4-4-2 em linha, utilizado pelo treinador escocês. Dos 54 gols dos Diabos Vermelhos na Premier League, Nani participou de 19 – 12 assistências e 7 gols, um equivalente a cerca de 35% dos tentos.

Seja explorando as jogadas de linha de fundo ou fazendo incursões quase sempre letais na diagonal, o luso vem esbanjando velocidade, talento e habilidade pela beirada direita do campo e decidindo a favor do time de Old Trafford.

Nenhum comentário:

Postar um comentário