terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Tem jogo da volta

O tabu continua, mas o empate com um gol para cada lado deve ser comemorado pelo torcedor merengue por fatores como o gol fora de casa, que dá ao time a tranqüilidade de jogar por uma igualdade sem gols no segundo jogo e principalmente pelo fraco primeiro tempo apresentado pelo Real Madrid, quando a equipe pouco assustou o goleiro Lloris.

Com as duas equipes em formações semelhantes, o Lyon no seu 4-3-3, com variações para um 4-2-3-1, uma vez que sem a posse da bola, os ponteiros Delgado e Michel Bastos voltavam para recompor o meio campo.

Lyon - MadridFormações iniciais: Reveillere saia para acompanhar CR e deixava espaço na lateral, espaço pouco aproveitado por Arbeloa. Ozil, entre a marcação de Toulalan e Kallstrom, nada fez. 

Mesmo 4-2-3-1 de José Mourinho, mas com algumas mudanças com relação à equipe prevista por este que vos escreve. Xabi Alonso, que não vinha sendo escalado entre os onze iniciais, retornou a frente da zaga merengue. Na armação central, o treinador luso preferiu o maior entrosamento de Özil com os outros homens da frente. E as duas surpresas na escalação merengue, com as entradas de Adebayor e Arbeloa na equipe titular, o primeiro, por questões técnicas e o segundo, por ser melhor marcador que Marcelo, para conter as fortes investidas de Michel Bastos.

No entanto, a opção por Arbeloa, “matou” o lado esquerdo ofensivo da equipe branca, que com Marcelo é sempre muito perigoso, sejam pelas tabelas com Cristiano Ronaldo (o que não ocorreu com o camisa 17) ou pelas descidas do brasileiro, explorando o corredor deixado pelo lateral adversário.

A equipe francesa se portou melhor na primeira etapa, quando se fechou bem e apesar de manter menos a posse da bola, soube criar chances perigosas nos contragolpes, ora com Gomis, ora com Michel Bastos. O brasileiro, por sinal, era um dos melhores jogadores em campo pelos Gones, primeiro pela direita, depois pelo lado esquerdo, quando inverteu o posicionamento com Delgado e criou boas oportunidades em tabelas com Cissokho.

O Real era apático na primeira etapa, muito pela participação (?) da dupla Ozil e Adebayor, inoperantes em campo. O alemão, encaixotado pela marcação de Toulalan e Kallstrom, só conseguia produzir algo quando se deslocava do meio para os lados do campo, enquanto o togolês não se movimentava, não dava opção para o passe.

Mourinho parece ter dado uma bela injeção de animo em seu grupo no vestiário, pois sua equipe voltou para a etapa final de forma incisiva, disposta a sair do Gerland com o resultado positivo que daria tranqüilidade para o jogo da volta. E a postura mais agressiva deu resultado aos 20 minutos, quando Benzema, que acabara de entrar (sendo inclusive aplaudido pelo torcedor do Lyon) tabelou com Cristiano Ronaldo, invadiu a área, driblou o marcador e tocou entre as pernas de Lloris para abrir o marcador.

Atordoado com o revés, o Lyon parecia ser presa fácil, porém o time de Mourinho tirou o pé do acelerador e abriu a brecha para que os donos da casa pudessem se recuperar e buscar o empate, que veio em jogada fortuita.

Gourcuff cobrou falta da intermediária em cima da barreira, a bola voltou em seus pés e o camisa 29 levantou novamente para o zagueiro Cris desviar e Gomis – em condição legal – empurrar para as redes, o famoso “gol achado”.

O tento arrancado a fórceps deu sobrevida aos Gones, que sufocaram nos minutos finais, mas de pouco adiantou, pois o justo resultado de igualdade se manteve até o apito final do alemão Wolfgang Stark. O empate com gol dá ligeira vantagem ao gigante espanhol, mas não descarta o Lyon. Teremos jogo no Bernabéu.

Um comentário:

  1. Rafael, parabéns pelo post. Como o Ozil foi mal ontem hein, o Mourinho podia ter colocado o Kaká, que é um jogador de mais velocidade no lugar do alemão, essa defesa do Lyon é lenta, com a entrada de Kaká e Benzema juntos o jogo poderia ter outro resultado.
    Se puder dá uma passadinha no meu blog, fiz um post sobre a derrota da Inter no Giuseppe Meazza para o Bayern de Robben. http://desenhotatico.blogspot.com/2011/02/internazionale-0x1-bayern.html

    Abraço!

    ResponderExcluir