quarta-feira, 19 de maio de 2010

A Visão na África - ITÁLIA

Faltam apenas 24 dias para o início do Mundial na África e aqui no blog somente uma seleção das oito favoritas para ser destrinchada. E é justamente a atual campeã, a seleção italiana.

A renovação italiana não aconteceu então a seleção chega ao Mundial com a mesma base campeã há quatro anos. E apesar do time envelhecido, continua com a mesma força de sempre. Nesses quatro anos, a Azurra fez um bom trabalho. Na Euro 2008, ainda sob a batuta de Roberto Donadoni, a equipe se classificou em segundo lugar em um grupo com Holanda, França e Romênia, o grupo da morte do torneio. Isso colocou a seleção italiana frente a frente com a Espanha, e aí em uma decisão por pênaltis, a Fúria acabou levando a melhor. Após a eliminação, Marcelo Lippi voltou ao comando da seleção no lugar de Donadoni. E passou com extrema facilidade pelas Eliminatórias para a Copa, foram dez jogos, com sete vitórias e três empates. Uma campanha invicta que qualifica a Azurra a tentar o bi. No entanto, nem tudo são flores. O desempenho medíocre na Copa das Confederações em 2009 faz o torcedor italiano ficar de pé atrás com a sua seleção, mas vale lembrar que é justamente nesses momentos ruins que a força e a tradição Azurra aparecem.


ITÁLIA



Federazione Italiana Giuoco Calcio

Ranking FIFA: 5ª

Copas Disputadas: 16


Melhor Colocação: Campeã (1934, 1938, 1982, 2006).


Em 2006: Campeã


Provável Convocação:


GOLEIROS: Gianluigi Buffon (Juventus); Morgan De Sanctis (Napoli); Federico Marchetti (Cagliari).


DEFENSORES: Fabio Cannavaro (Juventus); Leonardo Bonucci (Bari); Mattia Cassani (Palermo); Giorgio Chiellini (Juventus); Domenico Criscito (Genoa); Christian Maggio (Napoli); Gianluca Zambrotta (Milan).


MEIO CAMPISTAS: Mauro Camoranesi (Juventus); Gennaro Gattuso (Milan); Claudio Marchisio (Juventus); Riccardo Montolivo (Fiorentina); Angelo Palombo (Sampdoria); Simone Pepe (Udinese); Andrea Pirlo (Milan); Danielle De Rossi (Roma).


ATACANTES: Antonio Di Natale (Udinese); Alberto Gilardino (Fiorentina); Vincenzo Iaquinta (Juventus); Giampaolo Pazzini (Sampdoria); Giuseppe Rossi (Villareal).


TIME BASE: Gianluigi Buffon; Mattia Cassani, Fabio Cannavaro, Giorgio Chiellini e Gianluca Zambrotta; Danielle De Rossi, Mauro Camoranesi, Claudio Marchisio e Andrea Pirlo; Alberto Gilardino e Vincenzo Iaquinta.


TÉCNICO: Marcelo Lippi


O CARA: GIANLUIGGI BUFFON


buffon


Para muitos, o melhor goleiro do mundo – para mim, está atrás de Julio Cesar e Casillas. Um arqueiro de reflexo apuradíssimo, capaz de realizar defesas incríveis e de um senso de liderança visto em poucos, essas são características do camisa 1 italiano, e apesar do fracasso com a Juventus na atual temporada, “Gigi” segue sendo o principal jogador dessa geração que levou o tetra em 2006 e que buscará o penta na África.


OLHO NELE: GIAMPAOLO PAZZINI


Pazzini


Pazzo é a grande carta na manga de Lippi. O atacante da Sampdoria foi o terceiro colocado na artilharia do Calcio e ajudou a levar a Samp de volta à disputa da UEFA Champions League. Um avante com características bem peculiares, rápido e letal, com um faro de gol incrível e que pode mudar completamente o panorama de determinada partida em que o técnico italiano a ele recorrer.


O PEREBA: VINCENZO IAQUINTA


Iaquinta


Fez parte do grupo que afundou com a Juve na atual temporada, mas ao contrário de Buffon, não conseguiu se salvar. Vincenzo é um atacante lento, pesado e de pouca técnica. Além disso, sofre de um grave problema de não saber ler linhas de impedimento. Vira e mexe e o camisa nove juventino está “fora de jogo”. Tem como virtudes a força e um bom cabeceio, mas nem de longe é o avante dos sonhos de algum treinador.


PONTO FORTE: DEFESA SÓLIDA


Característica da seleção campeã em 2006 e continua sendo o carro chefe da Azurra. Na verdade, os italianos sempre foram marcados pelos excelentes defensores formados na velha bota. Zenga, Zoff, Baresi, Maldini, e em 2010 não é diferente. Começa por um goleiro excepcional, passando por bons laterais, uma zaga extremamente competente e entrosada, já que Cannavaro e Chiellini jogam juntos na Juventus. Volantes de boa pegada e boa saída de jogo, como De Rossi e Pirlo também ajudam no sistema defensivo.


PONTO FRACO: IDADE


Como já foi dito acima, é um time envelhecido. Poucos jogadores novos, especialmente no time titular onde a esquadra tem uma idade ainda mais avançada. A média de idade da seleção italiana é de 28 anos, já nos onze iniciais, de 29. A grande questão sobre a idade dos italianos é: Aguentarão o ritmo forte dos sete jogos? Essa pergunta só será respondida durante o mundial, ou após o fim do mesmo, se a resposta for positiva.

2 comentários:

  1. Não aposto na Italia, mas como todo mundo sabe, eles agem pela sombra. Em 2006 quando vi, eles estavam segurando a Copa e eu fiquei "Como chegaram na final mesmo?"

    ResponderExcluir
  2. Pra variar mais uma vez começaremos a copa esquecendo de Itália e Alemanha e provavelmente uma delas estará nas semis. Parabéns com essa série, muito boa mesmo!

    ResponderExcluir