terça-feira, 11 de maio de 2010

A Lista de Dunga



Enfim saiu a mais aguardada lista do ano de 2010 (mais até do que a lista dos candidatos a presidência da Republica – pleito que ocorre em Outubro). Dunga anunciou seus 23 nomes prioritários e apenas no fim da tarde conheceremos os demais sete que compõem os 30 obrigatórios pela FIFA.

Vamos fazer uma pequena analise sobre os 23 convocados:

GOLEIROS

JULIO CESAR: Titular absoluto e incontestável. Segurou a barra inúmeras vezes, chegando a garantir resultados praticamente sozinho.

GOMES: O arqueiro do Tottenham merecia essa convocação. Fez uma temporada brilhante na Premier League e foi premiado com o chamado.

DONI: Reserva da Roma, não fez por merecer estar no grupo. Victor, deveria estar nessa vaga.

LATERAIS

MAICON: Um dos melhores do planeta. Titular absoluto na lateral direita. Força e vigor físico são suas grandes virtudes.

DANIEL ALVES: Além de excelente lateral direito, é um curinga que pode jogar em outras posições, como já foi dito aqui.

GILBERTO: É meia de criação no Cruzeiro. Há anos não joga de lateral. Convocação arriscada.

MICHEL BASTOS: Assim como Gilberto, não é lateral. Jogou assim em sua passagem pelo Figueirense, em 2005. Hoje no Lyon atua pelas pontas, como meia atacante. Ou seja, não temos lateral esquerdo.

ZAGUEIROS

LÚCIO: O capitão e dono do time de Dunga. Um dos melhores zagueiros do mundo e é quem comanda a linha defensiva canarinha.

JUAN: Rápido e inteligente, Juan é um dos melhores zagueiros já vistos no nosso país. Se livrou das lesões e é titular incontestável.

LUISÃO: Sempre foi o substituto imediato dos titulares Lucio e Juan. Convocação mais do que esperada e confirmada.

THIAGO SILVA: O monstro sempre brigou por essa quarta vaga com Miranda, no fim das contas acabou levando a melhor.

MEIO CAMPISTAS

GILBERTO SILVA: Sempre foi titular de Dunga e nunca decepcionou. É excelente cabeça de área e fez por merecer ir a sua terceira Copa do Mundo.

FELIPE MELO: Já disse aqui o que acho do jogador da Juve. Fraco tecnicamente e descontrolado psicologicamente, pode por tudo a perder.

JOSUÉ: Fraco. Não é o substituto ideal para Gilberto Silva.

KLEBERSON: Reserva no Flamengo, não tem a mínima condição de vestir a camisa do Brasil.

RAMIRES: Bom jogador, fez uma boa temporada pelo Benfica e por isso está no grupo.

ELANO: Por todos os clubes onde jogou, nunca convenceu, mas é um dos pupilos de Dunga e não foi nenhuma surpresa a sua presença.

JULIO BAPTISTA: E no fim das contas ele foi mesmo. Lamentável que o reserva da Roma tenha lugar na seleção brasileira.

KAKÁ: Grande estrela da companhia. Fez uma péssima temporada, com serias lesões e pouco futebol. Resta torcer para que o príncipe chegue inteiro ao Mundial.

ATACANTES

ROBINHO: Voltou ao Santos para tentar recuperar o seu bom futebol perdido na Inglaterra e conseguiu. Ao lado de Neymar e PH Ganso fez um primeiro semestre brilhante. É o homem de confiança de Dunga.

LUIS FABIANO: Artilheiro da era Dunga, é o camisa nove ideal para a Seleção. Convocação mais do que merecida por tudo que o Fabuloso fez.

NILMAR: Desde a sua saída do Inter, não joga bem em seu clube, o Villareal. No entanto, quando foi para a Seleção, sempre deixou sua marca e foi isso que convenceu Dunga.

GRAFITTE: Grande surpresa da lista. Na temporada anterior, arrebentou e garantiu a Bundesliga para o Wolfsburg. Na atual época, foi o Grafitte de sempre, um jogador fraco e extremamente limitado.

PITACOS

Particularmente, não gostei da convocação. Como já disse, Victor do Grêmio deveria estar entre os três goleiros. Vem de duas temporadas brilhantes, já freqüentou o grupo de Dunga e é infinitamente mais goleiro que Doni, que é reserva na Roma. Seleção não tem lateral esquerdo. Ambos convocados atuam como meias atacantes em suas equipes e já deram mostras de que não sabem marcar. Felipe Melo, Kleberson, Michel Bastos e Grafitte não reúnem condições de representar a mais importante seleção de futebol do planeta em uma Copa do Mundo. O garoto PH Ganso do Santos não poderia ficar de fora. É uma jóia, um jovem talento que merecia a oportunidade de ir à Seleção, até pelo fato de não termos um jogador com as características do camisa 10 santista. Nossas opções de banco são simplesmente medonhas. Alguém já imaginou a cena: Brasil perdendo um jogo, quem pode entrar para mudar o rumo da partida? Não temos opções que façam isso, que possam entrar e resolver.

Mas é isso, a menos que algo aconteça a um desses 23 nomes, esse é o grupo que deve representar o Brasil na Copa do Mundo. Um grupo fraco é verdade, mas que assim como o de 1994 pode se superar e trazer a taça. Aguardemos.

PS.: Mais tarde uma atualização com os sete nomes que ficam como “suplentes”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário