quinta-feira, 27 de maio de 2010

O Esquema que deu (e dá) Certo

Sao Paulo; Brasil; Morumbi; 26/05/2010; Futebol; Campeonato Brasileiro, jogo Sao Paulo X Palmeiras; Foto de Gustavo Tilio/Lancepress; Foto Digital;

Com a chegada de Fernandão ao São Paulo, o time do Morumbi se encaixou e reencontrou o caminho das vitórias. Desde a estréia do camisa 15 foram 6 jogos, com 4 vitórias, um empate com o Flamengo e uma derrota para o Botafogo, sendo que nos dois tropeços o centroavante não esteve presente pois estava poupado para os duelos da Libertadores.

Mas eu atribuo outro fator ao crescimento do Tricolor que não a chegada do ex-jogador do Goiás. A volta do sistema de três zagueiros, colocando Richarlyson para compor a zaga pelo lado esquerdo ao lado de Miranda que agora joga na direita e Alex Silva que faz a sobra. Com o retorno do 3-5-2, Ricardo Gomes tirou de Hernanes a obrigação de marcar, dando total liberdade pro camisa 10 atuar como um meia de criação, onde recuperou o seu futebol e passou a render infinitamente mais do que produzia quando jogava um pouco mais recuado.

Outro ponto importante é a variação do time quando está com a posse da bola, pois se pode notar que passa de um 3-5-2 para um 3-4-3 quando Marlos abre por uma ponta e Dagoberto na outra, com Hernanes na articulação, Cicinho e Júnior Cesar pelas alas.

A solidez defensiva tão marcante na era Muricy parece estar de volta, e junto com ela, uma subida enorme no time de Ricardo Gomes, o que qualifica ainda mais o São Paulo como candidato aos campeonatos que disputa, Libertadores e Brasileirão.

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom o texto, Rafael. O São Paulo mudou radicalmte a partir da volta do 3-5-2. Outro fator que tb tem dado certo é a volta do "arroz com feijão" do Richalyson. O zagueiro/lateral/volante parou de inventar e vem sendo muito importante para o time. Quando o São Paulo defende ele forma a trinca de zagueiros, quando ataca, sai para o meio e ajuda Rodrigo Souto e dando mais liberdade para o Hernanes.

    É isso aí.

    Abraço!

    ResponderExcluir