sexta-feira, 21 de maio de 2010

Em Busca da Glória

final ucl 2

A glória, todos a buscam, poucos a alcançam. E é ela, a glória, que estará em jogo amanhã no Santiago Bernabéu.

Bayern Munique e Internazionale se enfrentam na grande final da UEFA Champions League, e o jogo vale muito mais do que a taça. Ambos conquistaram dois dos três torneios que disputam na temporada, e o terceiro, que fechará uma época perfeita para um dos dois, será justamente decidido amanhã. O vencedor será apenas o sexto time na história a conseguir a tão sonhada tríplice coroa. O último a conseguir tal feito foi o Manchester United, em 1998/1999.

Várias curiosidades cercam o grande jogo. Uma delas é o confronto Robben/Sneijder. Os craques holandeses foram dispensados pelo Real Madrid e se tornaram os principais jogadores de suas equipes. Robben marcou gols espetaculares e decisivos pelo Bayern, contra Fiorentina e Manchester United anotou os tentos que garantiram a classificação do time bávaro, e contra o Lyon, ganhou o primeiro jogo por 1 a 0. Sneijder é o cérebro nerazurri, e foi quem comandou o time até a decisão. Contra o Chelsea nas oitavas ditou o ritmo do jogo e serviu Eto’o para marcar o gol da classificação. Diante do CSKA, marcou nos dois jogos, duas vitórias por 1 a 0. E contra o Barcelona nas semi finais marcou nos 3 a 1 no Giuseppe Meazza e ajudou o time a se defender no Camp Nou. Ironicamente, um deles levantará a taça no estádio merengue.

robben vs sneijder

Outra particularidade da decisão é o duelo entre mestre e discípulo, Louis Van Gaal e José Mourinho. De um lado, o mestre holandês, marcado pelo seu estilo de futebol atrevido, preocupado não só em vencer, mas com o espetáculo, com a arte. Do outro, o pupilo português, o “Special One” como o próprio se define, caracterizado por ser um grande vencedor, e ao contrário do que muitos dizem, não é retranqueiro, e sim, um grande estrategista que arma seus times de acordo com o que tem de melhor em seu plantel – exemplo é o Porto de 2003/2004 que jogava de forma ofensiva. Quem sair vencedor se tornará apenas o terceiro treinador a conseguir a façanha de ganhar duas Champions por dois clubes diferentes – Van Gaal ganhou com o Ajax em 1994/1995 e Mourinho com o Porto em 2003/2004.

mou vs van gaal 

O CONFRONTO

Bayern e Inter se enfrentaram apenas cinco vezes. São duas vitórias para cada lado e um empate, com cinco gols dos italianos e seis dos alemães. Pela Champions League, se enfrentaram somente duas vezes, em 2006/2007, quando estavam no mesmo grupo. No primeiro jogo, na Alemanha, 1 a 1, gols de Van Bommel para o Bayern e Vieira para a Inter. No segundo cotejo, vitória bávara em pleno Giuseppe Meazza por 2 a 0, tentos anotados por Pizarro e Podolski.

AS CAMPANHAS

As duas equipes se assemelham em suas trajetórias até Madrid. O Bayern passou apertado pela primeira fase, conseguindo a classificação apenas no último jogo, em uma goleada brilhante por 4 a 1 sobre a Juventus, em pleno Estádio Olímpico de Turim, um jogo que mudou o rumo dos bávaros na temporada (leia mais aqui). A Inter, assim como os alemães também só se garantiu na última rodada, em uma vitória sofrida sobre os russos do Rubin Kazan por 2 a 0. No entanto, os dois times cresceram na hora certa, na hora de separar os homens dos meninos. Na fase de mata-mata, Bayern e Inter foram espetaculares. Os alemães passaram pela Fiorentina nas oitavas com vitória por 2 a 1 em casa e derrota por 3 a 2 fora, já a Inter derrubou o Chelsea com duas vitórias por 1 a 0. Nas quartas de final, o Bayern encarou o atual vice-campeão Manchester United, vitória por 2 a 1 no Allianz Arena e derrota por 3 a 2 no Old Trafford que classificaram os bávaros, a Inter encarou os russos do CSKA, e novamente, duas vitórias por 1 a 0 garantiram os italianos na fase seguinte. Nas semi finais, o Bayern derrubou o Lyon, com dois triunfos, 1 a 0 na Alemanha e 3 a 0 na França, com três gols de Olic. A Inter passou por ninguém mais ninguém menos que o atual campeão Barcelona. Os nerazurri bateram os catalães por 3 a 1 em casa e perderam por 1 a 0 no Camp Nou, resultados que o qualificaram para a final.

ANALISE TÁTICA

Com o desfalque de Ribéry, Van Gaal deverá escalar Altintop para atuar pelo lado esquerdo do campo, fechando à segunda linha de quatro a frente da zaga, com Robben pela direita, Van Bommel e Schweinsteiger por dentro. Enquanto isso, Mourinho tentará bloquear o lado mais forte dos bávaros, o flanco direito, de onde saem à maioria dos gols alemães surgidos nos pés de Robben, com Chivu, que substitui o suspenso Thiago Motta, jogando como volante pelo lado esquerdo, auxiliando Zanetti na marcação ao holandês – como pode ser visto na imagem. O Bayern vai com seu tradicional esquema de 4-4-2, com duas linhas de quatro, mais Olic e Muller na frente. Já a Inter vai num 4-2-3-1 com variações para 4-3-3 quando o time nerazurri estiver com a posse da bola.

Bayern x Inter 2

Agora que já falamos um pouco do grande jogo, só nos resta aguardar a bola rolar e vermos esse grande espetáculo que será proporcionado por alemães e italianos, uma final equilibradíssima onde não dá pra apontar favoritos. Para dar água na boca, segue alguns aperitivos do jogão.

2 comentários:

  1. Eu estou muuuuuito ansioso pra assistir essa final, acho que teremos um jogo muito diferente das ultimas 5 finais da UEFA CL. Eu não tenho favoritos nem preferência, também não acho que será ataque contra defesa, acho sim que teremos UM JOGÃO! Parabéns, ótimo post!

    ResponderExcluir
  2. Bom post meu amigo, estou quase terminando a analise também. É um problema porque em diversos sites existem diversas analises parecidas.

    Abraçooo
    http://gologol.blogspot.com/

    ResponderExcluir