segunda-feira, 9 de julho de 2012

Brasileirão 2012–Rodada 08

  • A abertura da oitava rodada do Campeonato Brasileiro foi marcada pela apresentação de dois candidatos a ídolos das torcidas de Botafogo e Internacional. No Engenhão, a festa começou quando o holandês Seedorf desembarcou de helicóptero diante da torcida alvinegra. E a festa foi perfeita com os dois gols de Cidinho e um de Elkeson que garantiram o 3 a 0 sobre o Bahia e mais três pontos ao Fogão. Enquanto no Beira-Rio, Forlan deu a primeira saudação a torcida colorada presente no Gigante, que além de conhecer o novo camisa 7, viu o time bater o Cruzeiro por 2 a 1, gols de Oscar e Leandro Damião para os donos da casa e de Léo para os visitantes. Ainda no sábado, no jogo das 21h, o lanterna Atlético-GO recebeu o Náutico no Serra Dourada, e se afundou ainda mais na tabela ao ser derrotado pela vantagem mínima, gol de Araujo.
  • Quem conseguiu respirar na competição foi o Santos, que enfiou 4 a 2 sobre o Grêmio, e com isso deixou a zona de rebaixamento. Destaque para Felipe Anderson, que deixou sua marca em duas oportunidades. Além do camisa 10, Neymar e Edu Dracena também fizeram para o Peixe, enquanto Vilson e Marquinhos descontaram para os gaúchos. Enquanto o time da baixada alcançou sua primeira vitória no campeonato, o São Paulo, melhor paulista na tabela, conseguiu seu quinto triunfo. Na apresentação do novo treinador Tricolor, Ney Franco, o time pareceu inspirado e bateu os reservas do Coritiba por 3 tentos a 1. Jadson, Maicon e Osvaldo fizeram para o time do Morumbi, e Rafinha fez o gol de honra do Coxa.
  • O líder Atlético-MG recebeu a Portuguesa no Independência e não deu chances para os paulistas. Com duas falhas de Dida, Marcos Rocha e Leonardo Silva fizeram os gols da vitória do Galo, que poderia ser muito maior, não fossem as inúmeras chances desperdiçadas pelos avantes do time mineiro. Em Florianópolis, Diego Souza abriu o placar para o Vasco no primeiro tempo, Fernando Prass pegou cobrança de pênalti de Julio Cesar no começo do segundo, mas no fim, com gol de Roni, o Figueirense chegou à igualdade.
  • De ressaca pelo título da Taça Libertadores, o Corinthians foi a Recife encarar o Sport com time totalmente reserva, que com boas defesas de Julio Cesar, conseguiu segurar a pressão do Leão no primeiro tempo. Na segunda etapa, em boa trama iniciada por Douglas, Liedson concluiu e abriu o placar para o Coringão, que a partir daí passou a jogar com um a mais em razão da expulsão de Felipe Azevedo, mas ainda assim, no fim da partida, Marquinhos Gabriel conseguiu o empate para o time da casa, contando com falha de Julio Cesar, que deixou a bola passar por baixo de suas pernas. Outro que entrou com time reserva e teve falha do goleiro foi o Palmeiras, que pensando na decisão da Copa do Brasil, poupou seus titulares para o confronto contra a Ponte Preta. E numa cobrança de falta de Ricardinho, Deola acabou botando a bola pra dentro e garantindo o triunfo da Macaca pela vantagem mínima.

O JOGÃO DA RODADA

FLUMINENSE 1x0 FLAMENGO

Muita festa antes da bola rolar para o “Fla-Flu do Centenário”, jogo que marcou os 100 anos de um dos maiores clássicos do país. Mas o show ficou mesmo antes do jogo, porque com a bola rolando, o confronto foi duro.

O melhor público da rodada (32 mil pagantes) viu um Flamengo disposto, se entregando, mas sem criatividade para ligar a defesa ao ataque. Do outro lado, um Fluminense que apesar da inquestionável maior qualidade técnica, abdicou da posse da bola para se fechar em seu campo de defesa, com suas linhas de marcação jogando bem próximas e tentando explorar os contragolpes, especialmente com Wellington Nem, meia direita do 4-2-3-1 tricolor.

E foi justamente num lance por ali que a jovem promessa tricolor sofreu a falta que originou o tento único da partida. Thiago Neves cobrou na barreira, a bola voltou para o meia que fintou Botinelli e cruzou rasante para Fred desviar para o fundo do gol.

A partir daí, o Flu recuou de vez. Postou duas linhas de quatro dentro do seu campo de defesa, com Edinho entre elas, acompanhando Botinelli e Jean cuidando de Ibson. No entanto, a maior posse da bola e presença no campo ofensivo do Mengão, não resultavam em nada, pois faltava o passe de qualidade para deixar os avantes em condições de concluir.

Na segunda etapa, Joel trocou o inerte Diego Mauricio por Adryan e o ganho técnico foi nítido logo de cara. Apesar de não estar habituado à função de atacante, o talentoso e jovem meia rubro negro qualificou o setor ofensivo com o drible, o improviso e o bom passe que faltava. O garoto poderia ser premiado com o gol de empate, mas cabeceou mal e para fora o bom cruzamento de Magal.

Outros que poderiam ter garantido a igualdade ao Fla foram Matheus, filho de Bebeto e Arthur Sanches, zagueiro que teve que substituir o lesionado Marcos González. Em cobrança de escanteio de Adryan, Matheus testou na trave, no rebote, de frente para o gol, o zagueiro chutou por cima a última boa chance rubro negra no clássico.

FlaFluO 4-3-1-2 do Fla, que até marcava presença no campo ofensivo e tinha posse, mas não tinha contundência. O Flu, com 4-2-3-1 que virava 4-1-4-1 com os recuos do trio de meias, formando uma segunda linha de quatro bem a frente da primeira.

O CRAQUE DA RODADA

FELIPE ANDERSON

46298_felipe_anderson

Herdou a camisa 10 de Ganso (que não deve mais jogar pelo Santos) e não decepcionou. Marcou dois e participou dos outros dois gols santistas na vitória por 4 a 2 sobre o Grêmio.

SELEÇÃO DA RODADA

Rodada 008

Nenhum comentário:

Postar um comentário