segunda-feira, 30 de julho de 2012

Brasileirão 2012 – Rodada 13

  • A décima terceira rodada do Brasileirão foi marcada por um festival de jogos com placares em branco. Em quatro pelejas, as redes não foram balançadas. No Beira-Rio, nem mesmo a estréia de Forlan com a camisa colorada foi suficiente para superar o bom time vascaíno. No Engenhão, o líder Atlético-MG visitou o Fluminense e contou com o goleiro Victor inspirado para fechar o gol e garantir o empate. Quando o goleiro não conseguiu parar o ataque tricolor, o árbitro Rodrigo Braghetto o fez, quando de maneira equivocada anulou gol legitimo de Fred. Em Pituaçu, o Bahia agüentou a pressão corinthiana para garantir um importante ponto. E na Ilha do Retiro, em jogo de desesperados, o Atlético-GO segurou o ímpeto do Sport para somar um pontinho mais e deixar a lanterna isolada para o Figueirense.
  • Diante do melhor público da rodada e do campeonato até aqui (33.736 pagantes), o São Paulo massacrou o Flamengo do estreante Dorival Junior no Morumbi. Destaque para a volta de Rogério Ceni, fazendo sua primeira partida na temporada e para Luis Fabiano, que vinha em pé de guerra com a torcida e deixou sua marca duas vezes, além de dar a assistência para Jadson marcar o quarto gol tricolor. Maicon fez o outro para o time da casa, enquanto Ramon marcou para o rubro negro carioca, que já amarga quatro jogos sem vencer.
  • Após um inicio de campeonato preocupante em função da disputa da Copa do Brasil, o Coritiba dá sinais de que já superou o trauma pelo novo vice na competição nacional. Depois de uma boa vitória fora de casa sobre o Náutico na rodada passada, o Coxa recebeu o embalado Grêmio no Couto Pereira e emplacou seu segundo triunfo seguido, graças ao gol de Leonardo, já nos minutos finais da partida. Antes, Ayrton havia aberto o placar em bela cobrança de falta e André Lima marcado para o tricolor gaúcho.
  • Outros resultados: No sábado, no Engenhão, o Botafogo sofreu, mas conseguiu vencer o lanterna Figueirense pela vantagem mínima, gol de Andrezinho; Na Vila Belmiro, o Santos conseguiu sua segunda vitória no campeonato sobre a Ponte Preta, por dois tentos a um. Bruno Peres e Miralles marcaram para o Peixe, e Roger fez para a Macaca; No Canindé, a Portuguesa recebeu o Náutico e voltou a vencer depois de seis rodadas e deixou a zona de rebaixamento. Kieza abriu o placar para o Timbu, e Ananias, Moisés e Diego Viana marcaram para virar em favor da Lusa.

O JOGÃO DA RODADA

CRUZEIRO 2x1 PALMEIRAS

(Análise do amigo Vinicius Grissi, do Marcação Cerrada)

Nos últimos cinco jogos, Celso Roth usou pelo menos quatro esquemas táticos diferentes em busca de um time ideal para o Cruzeiro. Na quarta-feira, este espaço destacou que a diferença dos mineiros para o Corinthians na derrota no Pacaembu era simplesmente o fato de estar montando um time durante o Campeonato Brasileiro. Se ainda está longe de ser considerado "pronto", Roth encontrou ontem um caminho para seguir.

Contra o Palmeiras, o Cruzeiro fez seu melhor jogo no Campeonato Brasileiro. Com Wallyson novamente titular, Celso Roth voltou ao seu esquema preferido, o 4-2-3-1. Mas surpreendeu com uma mudança tática interessante. Tinga era o meia central, bem próximo dos volantes, e Montillo aparecia do lado esquerdo. Por ali, o argentino escapou da marcação forte que vinha sofrendo e teve espaço (até demais) para arrancar com a bola e criar chances de gol. Em uma delas, foi derrubado fora da área mas "enganou" a arbitragem que deu penalti. Borges bateu e abriu o placar.

Antes a partida era equilibrada. O Palmeiras era mais equilibrado e compacto. Ainda pouco adaptado ao esquema, o Cruzeiro deixava espaços no meio-campo principalmente porque Leandro Guerreiro voltou a aprofundar demais na marcação virando quase um terceiro zagueiro. Ficava para Charles a obrigação de marcar sozinho. E o Palmeiras tinha espaço.

No segundo tempo, com Guerreiro mais adiantado, o Cruzeiro foi soberano. Wallyson se movimentou mais, sempre às costas dos zagueiros. Tinga conduziu bem o jogo ditando o ritmo no meio enquanto Montillo seguia jogando livre. E as mexidas de Felipão, colocando Obina ao lado de Barcos no ataque, não funcionaram porque Victorino e Thiago Carvalho fizeram partida firme.

O Cruzeiro chegou ao segundo gol, de novo com Borges (em jogada de impedimento de Wallyson). Poderia ter chegado ao terceiro e ao quarto com um pouco mais de capricho e "sangue no olho" dentro da área. No fim, sofreu sem necessidade depois que o juiz errou mais uma vez ao marcar penalti inexistente em Maikon Leite. E só não acabou do empate porque em raro acerto, o trio assinalou impedimento de Arthur que empataria de cabeça já nos acréscimos.

O Cruzeiro segue com uma campanha mais segura do que o time é e demonstra em campo. Mas deixou contra um adversário complicado (embora a pontuação do Palmeiras na competição indique o contrário) a impressão de que pode crescer com escolhas acertadas como o retorno de Victorino à zaga, Montillo jogando longe do setor mais congestionado do campo e Wallyson como alternativa de velocidade. O caminho Roth já encontrou.

Cruzeiro - PalmeirasO 4-2-3-1 de Celso Roth, com a mudança de Montillo, saindo do centro e indo para a esquerda, onde encontrou espaços para criar e desequilibrar a partida.

O CRAQUE DA RODADA

LUIS FABIANO

lf

Pressionado por parte da torcida são paulina, o Fabuloso correspondeu na goleada tricolor sobre o Flamengo, ao deixar sua marca em duas oportunidades e ainda dar uma assistência.

SELEÇÃO DA RODADA

seleção rodada 13

Nenhum comentário:

Postar um comentário