sexta-feira, 15 de junho de 2012

Ecos da Euro 2012

GRUPO A

  • Motivada pelo fator casa, a Polônia começou com tudo e fez um primeiro tempo excepcional e surpreendente contra a Grécia no jogo de abertura da Euro, onde saiu vencendo por 1 a 0, gol de Lewandowski. Porém, na segunda etapa, o ritmo da equipe não foi o mesmo e os anfitriões acabaram levando o empate, em gol de Salpingidis. E poderia ter sido pior, não fosse a penalidade defendida pelo goleiro reserva Tyton, que substituiu Szczesny expulso e parou a cobrança de Karagounis. No outro jogo da primeira rodada, um show russo pra cima da fraca Republica Tcheca. Sonoros 4 a 1, com apresentação de gala de Dzagoev, autor de dois gols. Os outros foram anotados por Shirokov e Pavlyuchenko pela Rússia e Pilar pelos tchecos.
  • Na segunda rodada, a Republica Tcheca conseguiu se recuperar da goleada sofrida na estréia, e de forma rápida. Em cinco minutos de jogo, Jiracek e Pilar fizeram dois a zero no placar que praticamente definiram a fatura. Na segunda etapa, em falha grotesca de Cech, Gekas ainda diminuiu, mas não foi o suficiente. Depois da magnífica primeira partida, cresceu a expectativa sobre a Rússia, que no entanto, dessa vez não passou de um empate contra a Polônia, que deixa claro que o seu “melhor jogador” é o motivacional de jogar em casa. No fim, um tento pra cada lado, gols de Dzagoev, artilheiro da competição, e Kuba.

 

  • SITUAÇÃO DO GRUPO

 

P

GP

GC

SG

Russia

4

5

2

3

Rep. Tcheca

3

3

5

-2

Polonia

2

2

2

0

Grécia

1

2

3

-1

Na última rodada, Polonia e Republica Tcheca travam confronto direto, onde quem vencer se classifica. Em caso de empate, abre a brecha pra uma possível classificação grega, que pra isso precisaria vencer a Russia, que por sua vez, só precisa de um empate para se garantir na outra fase. Em caso de vitória, assegura a primeira colocação.

  • O LÍDER

RussiaUma vitória soberba sobre a Republica Tcheca e um empate contra os anfitriões poloneses. Essa é a campanha da Russia do português Fernando Santos, de meio campo de pegada e uma trinca de frente envolvente, contando especialmente com o brilho de Dzagoev.

GRUPO B

  • Cotada como uma das principais favoritas a conquista do continental, a seleção holandesa foi a maior decepção da primeira rodada. Caiu para a Dinamarca, apontada como o “patinho feio” do grupo da morte, que com gol de Krohn-Dehli largou na frente na briga por uma das vagas. No outro confronto, Portugal deu trabalho, meteu bola na trave, mas não conseguiu segurar o ímpeto dos alemães, que também asseguraram os três pontos com a vitória pela vantagem mínima, gol de Mario Gomez.
  • Dessa vez parecia que Portugal não vacilaria. Abriu 2 a 0 fácil com Pepe e Postiga, envolvendo a Dinamarca, que ainda conseguiu diminuir no fim da primeira etapa com Bendtner. No segundo tempo, após várias chances desperdiçadas de Cristiano Ronaldo, Bendtner voltou a marcar e igualou o placar, porém no fim, Varela em lance grotesco conseguiu o gol que garantiu o triunfo lusitano. Alemanha e Holanda fariam o jogo mais aguardado da primeira fase da Euro. Holandeses precisando desesperadamente da vitória para se recuperar do fracasso na primeira rodada e alemães esperando confirmar o status de maior favorita ao título. E com duas assistências primorosas de Schweinsteiger, Mario Gomez confirmou a boa fase e meteu 2 a 0 logo na primeira etapa. Ainda por cima, se juntou a Dzagoev na artilharia da competição. No segundo tempo, Van Persie em bela jogada ainda diminuiu em belo gol, porém ficou nisso.

 

  • SITUAÇÃO DO GRUPO

 

P

GP

GC

SG

Alemanha

6

3

1

2

Portugal

3

3

3

0

Dinamarca

3

3

3

0

Holanda

0

1

3

-2

Para a Holanda, só interessa a vitória sobre Portugal, e ainda contar com uma vitória da Alemanha sobre a Dinamarca. Por outro lado, os portugueses também precisam vencer para não depender do outro jogo. No outro duelo, dinamarqueses na mesma situação de portugueses, precisando da vitória para se assegurarem independente de outro resultado. Para os alemães, um empate é suficiente para garantir o primeiro lugar do grupo, mas fica a busca pela manutenção dos 100% de aproveitamento.

  • O LÍDER

AlemanhaÚnica seleção com 100% de aproveitamento, os alemães vem mostrando porque são apontadas como a maior favorita a conquista da Euro. Apresentando um futebol envolvente e seguro, a seleção germânica vai conseguindo as vitórias, contando ainda com os gols do artilheiro Mario Gomez, que vive ótima fase.

GRUPO C

  • Logo na estréia, um clássico dos dois últimos campeões do mundo, mas em momentos totalmente distintos. A favorita Espanha contra a desacreditada Itália. Desacreditada sim, porém, dona de uma camisa muito pesada, que mesmo com menor posse de bola, empurrou os espanhóis para seu campo de defesa e fez de Casillas o nome do primeiro tempo. No segundo, a Espanha apresentou o futebol que todos esperavam e passou a dar mais trabalho a Buffon, mas saiu atrás no placar, em gol do matador Di Natale. Porém, três minutos depois, Fabregas aproveitou lindo passe de Silva, igualou e deu números finais ao marcador. No outro jogo do grupo, a retranca irlandesa foi por água abaixo logo aos três minutos, quando Mandzukic abriu o placar para os croatas. Ledger conseguiu o empate pouco depois, dando a impressão que a retranca voltaria a funcionar. Porém, um gol de Jelavic no fim do primeiro tempo e outro de Mandzukic no começo do segundo, jogaram por terra as chances irlandesas e garantiram os três primeiros pontos aos croatas.
  • A Itália entrou contra a Croácia com a missão de confirmar o bom futebol apresentado contra a Espanha. O gol de Pirlo no fim do primeiro tempo deixou a impressão que dessa vez a Azzurra conseguiria a vitória. No entanto, Mandzukic na segunda etapa anotou o gol de empate e se juntou a Dzagoev e Mario Gomez na artilharia do continental. Por outro lado, a Espanha tinha a missão de apresentar bem mais do que mostrou na estréia. E fez em grande estilo. Del Bosque corrigiu o erro do primeiro jogo e dessa vez escalou um centroavante de oficio na referencia do ataque, e viu logo os resultados, com os dois gols de Torres. Silva e Fabregas também fizeram e confirmaram a goleada por 4 a 0 que garantiu a liderança espanhola e a eliminação irlandesa.

 

  • SITUAÇÃO DO GRUPO

 

P

GP

GC

SG

Espanha

4

5

1

4

Croácia

4

4

2

2

Itália

2

2

2

0

Irlanda

0

1

7

-6

A Itália precisa vencer a Irlanda e torcer para que no outro jogo haja vencedor. Em caso de empate, que seja no máximo por 1 a 1, já que uma igualdade em dois gols elimina a Azzurra. Espanha e Croácia disputam o primeiro lugar e a vaga independente do resultado italiano. Torço para que não tenhamos uma palhaçada de “jogo de compadres” por um empate em 2 a 2 que garantiria as duas seleções na outra fase.

  • O LÍDER

EspanhaDel Bosque errou no primeiro jogo ao escalar Fabregas no comando do ataque e deixar a equipe sem uma referencia na área. Erro consertado no segundo cotejo, e o resultado foi visto. Dois gols de Torres que ajudaram a construir a goleada que coloca a Espanha na liderança do grupo.

GRUPO D

  • Outro grande clássico de seleções em momentos distintos. De um lado, a empolgante França, do outro a combalida Inglaterra. No entanto, em campo, os ingleses mostraram bastante determinação e conseguiram um importante empate no mais duro jogo do grupo e sem seu melhor jogador, Rooney, que só volta na terceira e última rodada. Lescott e Nasri anotaram um pra cada lado e asseguraram a igualdade. No outro jogo, um daqueles momentos que só o futebol é capaz de proporcionar. Perdendo por 1 a 0 (gol de Ibrahimovic) diante de seu torcedor, a co-anfitriã Ucrânia viu o maior jogador de sua história, Shevchenko, anotar dois gols e virar o marcador naquele que foi um dos seus últimos jogos com a camisa da seleção, uma vez que após a Euro, o eterno camisa sete se aposenta. Sem dúvidas, um momento épico.
  • França e Ucrânia começou, foi interrompido pela chuva, e quando voltou, ainda parecia interrompido. Um primeiro tempo chato, sonolento, foi o que se viu em Donetsk. Em contrapartida, na segunda etapa, a seleção azul acordou e com um futebol envolvente, de passes rápidos e boas infiltrações, anotou 2 a 0, gols de Menez e Cabaye. Suécia e Inglaterra, a exemplo do outro jogo, também fizeram um primeiro tempo sem muitas emoções, exceção feita pelo gol de Carroll. Porém, o segundo tempo foi sem dúvidas, os melhores quarenta e cinco minutos já jogados nessa Euro. Em dez minutos, em dois lances de bola parada, a Suécia virou o jogo com um gol contra de Johnson e um de Mellberg. Após o segundo gol sueco, Roy Hodgson trocou Milner por Walcott e viu seu camisa sete virar o jogo. Primeiro em belo gol de fora da área que contou com ajuda do goleiro Isaksson, e depois em sua especialidade. Jogada de velocidade pela direita, chegada na linha de fundo e toque para trás, concluído com estilo por Welbeck para virar e garantir a vitória inglesa e a eliminação de Ibrahimovic e Cia.

 

  • SITUAÇÃO DO GRUPO

 

P

GP

GC

SG

França

4

3

1

2

Inglaterra

4

4

3

1

Ucrânia

3

2

3

-1

Suécia

0

3

5

-2

Inglaterra e Ucrânia duelam direto por uma vaga, com vantagem do empate para os ingleses. Outra vantagem dos britânicos é a volta de Wayne Rooney. Para os ucranianos, apenas o fator casa e a esperança em outra boa apresentação de Shevchenko. No outro jogo, a líder França precisa de um empate para se garantir na outra fase, uma vitória a deixa muito próxima da primeira colocação.

  • O LÍDER

FrançaUma geração jovem e qualificada, faz da França uma das melhores seleções dessa Euro – na opinião desse que vos escreve, a terceira força, abaixo apenas de Alemanha e Espanha. Um futebol envolvente, de bom toque e infiltrações do trio de meias, mais a boa chegada de Cabaye, além de um Benzema que se movimenta bem, abrindo espaços para essas chegadas de quem vem de trás.

Nenhum comentário:

Postar um comentário