quinta-feira, 28 de junho de 2012

Alemanha 0-2 Itália–O Decisivo Super Mário

Quando Pirlo salvou de maneira sensacional o que seria o primeiro gol da Alemanha logo aos 6 minutos de jogo, se imaginou que a seleção germânica confirmaria o seu favoritismo, bateria a Itália e iria a grande decisão da Euro contra a Espanha. Porém o que se viu na sequência da partida foi bem diferente.

Ao contrário do jogo contra a Grécia, quando Joachim Low mexeu e o time rendeu melhor, dessa vez as mudanças não surtiram efeito. A entrada de Kroos na faixa central do 4-2-3-1 alemão, deslocando Ozil para o flanco direito, tirou do time o toque de qualidade do camisa 8 por dentro, na distribuição das jogadas. Assim, as jogadas alemãs geralmente começavam em Khedira, que subia com espaço pela meia direita, aproveitando o corredor que se abria quando De Rossi centralizava para cobrir a falta de marcação de Montolivo.

Alemanha - ItáliaAs mudanças de Joachim Low: Kroos na faixa central e Ozil pela direita no 4-2-3-1 germânico. Itália no mesmo 4-3-1-2 que encarou a Inglaterra, com Balzaretti, lateral esquerdo de origem, improvisado pela direita e Chiellini de volta a equipe.

Depois de cerca de 10 minutos de domínio alemão em campo, a Itália conseguiu equilibrar o jogo e agredir também o seu adversário. Como no perigoso chute de Montolivo que Neuer defendeu no canto direito. Mas o goleiro alemão nada pôde fazer quando Cassano fez linda jogada pela esquerda, deixando Hummels e Boateng na saudade antes de cruzar com precisão da cabeça de Balotelli, que se antecipou a Badstuber e testou pro fundo do gol, abrindo o placar em favor da Azzurra.

Após o gol, a Itália imediatamente retraiu suas linhas e passou a jogar “na boa”, diminuindo os espaços dos alemães, que detinham a bola entre a linha do meio campo e sua intermediaria ofensiva, porém não conseguia a infiltração em função do forte e leal cerco italiano, que jogava por um contragolpe. Surgiram dois.

No primeiro deles, Cassano deixou Montolivo livre na área, o camisa 18 tentou trazer a bola para o seu pé direito e acabou se enrolando e desperdiçando boa oportunidade. Na sequência do lance, a Alemanha saiu e Khedira disparou de longe para boa defesa de Buffon, e aí começou o segundo contra ataque italiano, dessa vez mortal. Montolivo, agorabalotelli_gol2_reu_95 de destra, fez lançamento magistral para Balotelli. Cara a cara com Neuer, o atacante chutou com força, no ângulo esquerdo do goleiro alemão, sem nenhuma chance. Itália dois a zero e fim de primeiro tempo tranqüilo, com a Alemanha sentindo o golpe e ficando na roda.

Joachim Low voltou para a segunda etapa com duas alterações na equipe. Trocou Podolski e Mario Gomez por Reus e Klose, respectivamente. As mudanças deram um gás novo à Alemanha, que passou a jogar mais no campo de ataque e levar perigo aos italianos, como no lance em que Lahm tabelou com Kroos e apareceu de frente para o gol, mas bateu por cima.

A pressão alemã seguia com tudo, enquanto a Itália só se defendia. Para reforçar seu meio campo e tentar voltar a incomodar com fôlego novo, Cesare Prandelli trocou Cassano por Diamanti, formando assim um 4-3-2-1, com Balotelli sozinho no comando do ataque. E foi novamente o camisa 9 que voltou a dar trabalho a defesa germânica, quando deixou Lahm no chão e bateu cruzado, mas a bola saiu à direita de Neuer. O lance foi o último do artilheiro da partida, que deu lugar a Di Natale no ataque azul. Antes disso, Montolivo também já havia saído para a entrada de Thiago Motta.

Alemanha x Itália 02No final, Itália em 4-3-2-1 onde todos voltavam para ajudar na marcação ao 4-3-3 alemão, que virava 2-3-5 com o apoio constante dos laterais.

Os minutos finais foram de total sufoco da Itália, que via a seleção alemã jogar a bola na área de qualquer maneira na busca do primeiro gol, que só saiu já nos acréscimos da partida, quando Balzaretti meteu a mão na bola dentro da área. Pênalti, que Ozil bateu bem e diminuiu. No entanto, restavam apenas dois minutos, e nada mais aconteceu. Com os dois gols, Balotelli garante a seleção italiana na grande decisão da Eurocopa, e também na Copa das Confederações no Brasil em 2013, e de quebra se junta a Dzagoev, Mandzukic, Cristiano Ronaldo e Mario Gomez na artilharia da Euro. Todos os outros quatro já estão fora, se conseguir repetir a boa atuação no domingo, “Super Mário” pode garantir a artilharia e o bi campeonato europeu para a Itália.

Nenhum comentário:

Postar um comentário