terça-feira, 26 de julho de 2011

Destaques do Brasileirão – Parte II

Campeão dos Campeões

O aproveitamento corinthiano nesse inicio de Campeonato Brasileiro é simplesmente espantoso. Incríveis 84,85% dos pontos conquistados (28 em 33), algo nunca visto no certame nacional desde o começo dos pontos corridos em 2003 – o mais próximo disso foi o Flamengo, em 2008, com 78,7%, ou 26 dos 33 pontos disputados. Antes da derrota para o Cruzeiro na última rodada (primeira alvinegra na competição), o desempenho era ainda maior, com 93% de aproveitamento que mereceu destaque até dos rivais Vanderley Luxemburgo e Luiz Felipe Scolari.

Imbatível

O Flamengo de Vanderley Luxemburgo ainda não sabe o que é perder nesse começo de campeonato. O problema é que o rubro negro ainda se encontra há sete pontos do líder Corinthians, em função da grande quantidade de empates. Foram seis resultados de igualdade e apenas cinco vitórias, mesmo número que o 11º colocado Fluminense. Se não joga um futebol encantador, no mínimo o time carioca demonstra solidez o suficiente para ser derrotado.

Renascimento Azul

Se na primeira parte dos Destaques (leia mais AQUI), o Cruzeiro aparecia como um dos piores times na tabela, com apenas três pontos, nessa segunda edição é justamente o contrário. Desde a chegada de Joel Santana à Toca da Raposa, o time mineiro venceu cinco dos seis jogos disputados, um aproveitamento incrível de 83,3% sob a batuta do novo treinador que recoloca o clube na condição de brigar na parte de cima da tabela.

Ladrões em Alta

Uma característica em comum dentre os primeiros colocados é no quesito roubadas de bola. Os três primeiros, Corinthians, com 394 desarmes (35,8 por jogo), São Paulo com 317 (28,8) e Flamengo com 331 (30) estão entre os que mais desarmaram na competição.

PS: Destaque individual para Ralf, dono de 74 desarmes no total, por isso, premiado (com justiça) com a convocação para a Seleção Brasileira.

Maldição do “A”

Dentre os últimos colocados também há uma característica em comum (e curiosa). Todos os quatro que seriam rebaixados hoje começam com a letra A: Atlético-GO, América-MG, Avaí e Atlético-PR já namoram com a segunda divisão. Juntos, os quatro conquistaram 28 pontos, mesmo número obtido pelo líder Corinthians.

PS: O Atlético-MG é o primeiro fora da zona de rebaixamento. Mais um “A”.

Dança das Cadeiras

Até a quinta rodada, apenas um técnico havia caído – Cuca, que dava lugar a Joel Santana no Cruzeiro (leia AQUI). Após mais seis rodadas disputadas, seis trocas de treinadores. No São Paulo, um momento turbulento com três derrotas consecutivas (sendo uma a goleada para o rival Corinthians) derrubou Paulo César Carpeggiani. Em seu lugar, chegou Adilson Baptista, que deixou o Atlético-PR na sétima rodada, com apenas um pontinho. Para a vaga de Adilson, a diretoria rubro negra se mexeu rápido e foi buscar Renato Gaúcho, que acabara de deixar o Grêmio sob o comando de Julinho Camargo. O outro gaúcho, o Inter, também trocou e dispensou o eterno ídolo Paulo Roberto Falcão do comando. Ainda sem treinador, o time é comandado pelo interino Osmar Loss. Atlético-GO e América-MG também trocaram seus comandantes na tentativa de saírem da incomoda zona de rebaixamento. PC Gusmão deixou o Dragão, que hoje é treinado pelo interino Jairo Araújo, enquanto o Coelho dispensou Mauro Fernandes e acertou com o bom e velho delegado Antonio Lopes.

Seleção do Brasileirão

seleção rodada11

Nenhum comentário:

Postar um comentário