sábado, 9 de julho de 2011

Brasil 2x2 Paraguai – Tentando se encontrar

A expressão abatida de Haedo Valdez após o apito final do árbitro Wilmar Roldan, que decretou o empate por dois a dois entre Brasil e Paraguai ilustra bem que o placar não era para ser bem assim.

É dificil falar em justiça no futebol, mas é fato que se era para ter um vencedor hoje no estádio Mario Kempes, esse seria o Paraguai, que levava os três pontos até os 44 da etapa final quando Fred achou o gol que evitou um vexame ainda maior por parte da Seleção Brasileira.

O time paraguaio começou o jogo dentro do campo defensivo brasileiro, mantendo a posse da bola e encurralando a seleção tupiniquim, pressionando desde a saída com uma marcação alta. Pelo lado esquerdo eram de onde surgiam as principais tramas ofensivas do time guarani, inclusive na melhor chance da primeira etapa, quando Roque Santa Cruz poderia ter aberto o placar logo aos dois minutos.

Brasil 2x2 Paraguai Formações iniciais: Brasil no mesmo 4-2-3-1 da estréia, mas com Jadson no lugar de Robinho, formando boa parceria com Ganso. Paragauai em um 4-4-2, com duas linhas que saia muito pela esquerda.

A partir da metade da primeira etapa, o time brasileiro cresceu de produção e passou a ter mais posse e trabalhar melhor a bola. Jadson se aproximava de Ganso e na primeira boa jogada da dupla, o santista deixou com o camisa 20 que achou Pato entrando em diagonal, mas o camisa 9 desperdiçou.

Era um fio de lucidez em um time perdido. A aproximação da dupla de armadores parecia ser a melhor jogada para uma seleção que tinha a bola, mas com uma dupla de ataque inoperante, não conseguia ofender o goleiro adversário. Até o fim da etapa inicial, quando novamente Ganso deixou com Jadson, mas dessa vez o camisa 20 não passou e sim arriscou com precisão de fora da área, no canto direito de Villar, que nada pôde fazer.

Na volta do intervalo, Mano Menezes tirou da seleção brasileira o que ela teve de melhor ao sacar Jadson para a entrada de Elano. O santista não conseguiu repetir o futebol apresentado pelo apoiador do Shakhtar (que também foi abaixo do que pode apresentar), e o Brasil voltou a cair de rendimento.

A queda foi tamanha, que espirrou inclusive no único setor da equipe de Mano Menezes que vinha bem desde que o treinador assumiu o comando da seleção. Primeiro, falha de Thiago Silva que não conseguiu interceptar cruzamento e Santa Cruz empatou. Depois, erro grotesco de Daniel Alves dentro da área, e Riveros deixou com Haedo Valdez, que contou com a sorte no bate e rebate para virar o placar.

A seleção paraguaia se apresentava melhor e merecia o resultado positivo. Bem postado e ciente das suas obrigações, o técnico Gerardo Martino compactou suas linhas defensivas para segurar a vitória e tentar matar o jogo em um contragolpe. Poderia te-lo feito, se Vera optasse por bater no gol e não tentar o cruzamento rasteiro para Valdez.

O Brasil não se encontrava, não agredia. Elano não entrou no jogo. Lucas Silva, que entrara no lugar de Ramires mal pegava na bola. Apenas Ganso ainda criava algo. Em novo lançamento do camisa 10 poderia ter saído o empate, mas Neymar optou por tentar driblar o goleiro Villar quando poderia ter batido no gol ou tocado para Pato livre no meio da área.

Neymar alias, fez nova apresentação pifia. Errou demais, não conseguiu em momento algum repetir o que faz com a camisa do Santos, foi inoperante em toda a partida e deu lugar ao herói de Mano Menezes, Fred.

ARGENTINA FUTBOL COPA AMERICA 2011 BRASIL PARAGUAY O atacante do Fluminense entrou no fim da partida e aproveitou muito bem a única oportunidade que teve, quando Ganso, mais uma vez, fez lançamento preciso para o matador girar e bater no canto para assegurar um pontinho e evitar um novo vexame para a seleção brasileira.

Os gols saíram, mas o desempenho ainda está longe do ideal de uma seleção que pode se apresentar bem melhor.O crescimento de Ganso, melhor jogador da partida, com participação direta nos dois gols, é o que fica de bom, além da boa parceria feita com Jadson, que deu mais lucidez a um time que ainda não se encontrou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário