quinta-feira, 7 de julho de 2011

Corinthians 2x1 Vasco - Estréia de Rei, vitória da plebe

Corinthians x VascoEquipes postadas como de costume: Corinthians no 4-2-3-1 que já vem desde o vice campeonato Paulista e Vasco no mesmo 4-3-1-2 que conquistou a Copa do Brasil. Escapadas dos volantes paulistas fizeram a diferença.

Um Corinthians querendo confirmar a boa fase e manter a liderança. Um Vasco motivado pela reestréia do velho ídolo Juninho Pernambucano e a fim de apagar a má impressão deixada na última rodada, quando o time foi goleado pelo Cruzeiro em pleno São Januário. Motivos não faltavam para esperar por um grande jogo entre alvinegros paulista e carioca na noite de ontem no Pacaembu.

Antes mesmo das equipes se alinharem conforme aos seus sistemas táticos, antes mesmo que o Corinthians pudesse tentar impor o fator casa e abafar o Vasco, de um erro na saída de bola de Jorge Henrique surgiu uma falta na intermediária paulista, surgiu a expectativa da torcida cruzmaltina pela cobrança de Juninho. O que nem o mais otimista vascaíno podia esperar era que aquela cobrança – nem tão bem executada como de costume pelo Reizinho – iria contar com a colaboração de Julio César e abrir o placar com menos de dois minutos de bola rolando.

Postado no mesmo 4-2-3-1 que levou o time à ponta da tabela, apenas com o desfalque de última hora do capitão Chicão, o Corinthians levou cerca de dez minutos para assimilar o golpe sofrido logo no início. Nesse período, o 4-3-1-2 armado por Ricardo Gomes ia funcionando muito bem, com Rômulo acompanhando Danilo e os laterais precisos no combate a Willian e Jorge Henrique.

Com o cerco feito ao trio de meias corinthianos, e os laterais fraquejando no apoio, a válvula de escape para o time do técnico Tite foram as subidas da dupla de volantes, que além de irem precisos no combate ao criativo meio vascaíno, passaram a investir no ataque. Na primeira tentativa, Ralf roubou bola de Eder Luis e arriscou da entrada da área para ótima defesa de Fernando Prass.

De volta ao jogo, o Corinthians passou a pressionar o Vasco na busca pelo empate e Fernando Prass apareceu novamente, dessa vez ao intervir em cabeçada de Willian, mandando a bola para escanteio. Na cobrança, bate e rebate na área e a bola sobrou para Ralf novamente na entrada da área, o camisa 5 pegou de primeira e contou com a sorte da bola passar por baixo do goleiro vascaíno para empatar o cotejo.

O empate deu ainda mais ânimo ao time paulista, que mostrava uma vontade incrível e dominava completamente as ações do jogo, encurralando o Vasco no seu campo de defesa. Felipe e Juninho, vértices laterais do losango de Ricardo Gomes, não conseguiam acompanhar a movimentação dos volantes adversários e complicavam de vez a situação da equipe carioca. É preciso que o técnico cruzmaltino encontre uma solução para poder jogar com a dupla, de 33 e 36 anos, respectivamente, sem sofrer pela falta de gás dos veteranos meias.

No fim da primeira etapa, foi a vez de Paulinho chegar bem como elemento surpresa para receber de Danilo, tirar do marcador e tocar de bico no canto de Fernando Prass, para virar o marcador. A vitória parcial do líder era justa, pelo ritmo avassalador imposto contra o atual campeão da Copa do Brasil, que apenas assustou em nova cobrança de falta de Juninho, que dessa vez parou em Julio César.

As equipes voltaram sem mudanças para a etapa final. A postura agressiva do time da casa diminuiu e o Vasco aproveitou para tentar buscar o empate, especialmente em jogadas de bola parada e cruzamentos, quase sempre vindos da direita, com Fagner.

O Corinthians aceitava e procurava um contragolpe para tentar definir a fatura, mas o time avassalador e envolvente da etapa inicial ficou nos vestiários, e deu lugar a um time mais burocrático, de pouca movimentação e que não ameaçava.

Tentando reorganizar a equipe, Tite reoxigenou o meio campo promovendo as entradas de Alex e Emerson, nas vagas do esgotado Danilo e do novamente inoperante Willian. Ricardo Gomes fez o mesmo do outro lado, ao trocar Diego Souza e Juninho por Bernardo e Allan. Ironicamente, o Reizinho deixou o campo sob gritos e aplausos da torcida corinthiana, que festejava o anúncio gol do Flamengo contra o rival São Paulo.

As mudanças foram melhores para o lado paulista, que passou a reter mais a bola no campo de ataque, e ainda obrigou Fernando Prass a mais uma difícil defesa, em chute de longe de Alex. O Vasco tentou o empate, mas só veio assustar no fim da partida, quando Bernardo cobrou falta na área, ninguém desviou e a bola carimbou a trave.

A vitória mantém o Corinthians na liderança, e aumenta de um para três pontos a vantagem para o segundo colocado. A solidez da melhor defesa da competição é a base do time que impressiona nessas primeiras rodadas. No Vasco, a missão de Ricardo Gomes é não deixar o time se acomodar depois do título da Copa do Brasil, além do já citado problema em escalar os dois ídolos, porém veteranos, Felipe e Juninho, sem perder a força na marcação, ponto forte do time desde a chegada do treinador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário