sábado, 30 de abril de 2011

A Salva é de Prata, mas o time e a campanha merecem Ouro

A duas rodadas do fim, o ótimo time do Borussia Dortmund garantiu a conquista da Bundesliga ao derrotar o Nuremberg no Signal Iduna Park por dois tentos a zero (gols de Barrios e Lewandowski) e contou ainda com o tropeço do Bayer Leverkusen, derrotado pelo Colonia pelo mesmo placar, para garantir a taça com antecedência.

Não que os auri-negros precisassem do vacilo do rival direto na luta pela Salva de Prata. Longe disso. A equipe comandada pelo jovem técnico Jürgen Klopp, passeou ao longo da competição, com campanha incrivel, tendo o segundo melhor ataque (somente atras do Bayern Munique, com 71 gols) que anotou 64 gols e a melhor defesa que sofreu apenas 19 tentos.

A solidez e constância da equipe impressiona ainda mais quando se leva em conta a baixa média de idade do grupo, de apenas 22 anos. Jovens revelações, como o ótimo meia Mario Gotze, de meros 18 anos, líder em assistências no campeonato e uma das maiores promessas de futuro para a seleção germânica.

Outra boa descoberta do treinador é o cerebral turco Nuri Sahin, autêntico box-to-box encarregado por levar o time da defesa ao ataque com maestria e que já desperta o interesse de gigantes como o Real Madrid. O turco foi ainda mais importante a partir do meio da temporada, quando a equipe perdeu o até então craque do campeonato, o japonês Shinji Kagawa, que se lesionou na disputa da Copa da Ásia pela seleção de seu país e perdeu todo o segundo semestre do certame.

Mas nem só de juventude se fez o time que conquistou pela sétima vez a Alemanha, os experientes Weindeinfeller e Lucas Barrios também foram essenciais na campanha de sucesso. O primeiro, por parar os ataques adversários com milagres, e o segundo, artilheiro do time, por fazer estragos frente a frente com os gols oponentes, com muita movimentação e presença de área, facilitando a vida dos meias Grosskreutz e Lewandowski (além dos já citados Gotze e Sahin) e dos laterais, Piszczek e Schmelzer, bons no apoio e ótimos no cruzamento.

Taça mais do que merecida pra um time que mostrou bom futebol e vontade de vencer ao longo da temporada. Um prêmio para um técnico jovem e ousado, que leva o time de Dortmund a conquista depois de nove anos. Prêmio também para o brasileiro Dedê, lateral ídolo da enorme torcida amarela. A Salva de Prata fica com equipe que fez uma campanha que vale ouro, de um time encardido, que dará trabalho a qualquer gigante na próxima edição da UEFA Champions League.

Nenhum comentário:

Postar um comentário