domingo, 23 de janeiro de 2011

Como Carpegiani pode armar o São Paulo com Rivaldo

Na noite de ontem, o São Paulo acabou derrotado pela Ponte Preta em pleno Morumbi, mas o resultado dentro das quatro linhas ficou de lado devido a grande contratação do Tricolor para a temporada.

O penta campeão mundial Rivaldo chega ao time do Morumbi para ser o “camisa 10” que a tempos o torcedor são paulino espera ver em seu meio campo. Mas, o experiente meia, eleito melhor jogador do mundo em 99, tem mesmo a característica de 10?

A capacidade de Rivaldo na distribuição do jogo e nos arremates de longa e média distância são indiscutíveis, no entanto, a função de 10 não é muito “a praia” do novo reforço Tricolor. Rivaldo sempre atuou melhor mais avançado, como um segundo atacante, ou até mesmo como um ponteiro em seus melhores momentos com a camisa do Barcelona.

Abaixo, alguns esboços de como Paulo Cesar Carpegiani pode aproveitar o veterano craque.

spfc 4-3-1-2

Primeiro, aquela que seria a formação ideal, um 4-3-1-2, tendo Lucas e Dagoberto à frente e Rivaldo fazendo além do papel de enganche, um “falso 9”, chegando no comando do ataque para finalizar. Volantes com boa saída de jogo e laterais que apoiam bastante são boas válvulas de escape.

spfc 4-2-3-1

O esquema da moda também pode ser uma saída para Carpegiani. Um 4-2-3-1 com Rivaldo na faixa central do trio de armadores e Fernandão no comando de ataque, saindo da área carregando os zagueiros para a chegada do camisa 10.

spfc 4-4-2

Aqui reproduzo uma formação do amigo André Rocha, do blog Olho Tático. Um 4-4-2 em linha, com Lucas e Marlos fazendo as funções de “wingers” e Rivaldo compondo dupla de ataque com Dagoberto.

spfc 4-2-2-2

Outra formação pode ser o 4-2-2-2, com Lucas na meia direita e Rivaldo na meia esquerda, aproveitando os espaços abertos por Dagoberto para a chegada na área.

Seja qual for a formação que Carpegiani use, o fato é que o São Paulo faz algo que não costumava fazer, uma aposta de risco. Não se sabe o que esperar de Rivaldo no alto de seus 38 anos, mas se fizer 50% do que já fez ao longo de sua carreira, já é um baita reforço para o Tricolor.

2 comentários:

  1. Rafael, bacana seu post. Se eu fosse o Carpegiani usaria o 3-4-2-1 (a mesma formação do Napoli da Itália): Ceni; Bruno Uvini, Alex Silva e Miranda; Ilsinho, Jean, Casemiro e Juan; Lucas e Mazola (ou Dagoberto); Rivaldo.

    Seria um time com um contra-ataque muito forte, e principalmente veloz.

    Olha aí a foto da formação ideal: http://this11.com/boards/1295818330892633.jpg

    ResponderExcluir
  2. rapaz...ilsinho não é mais lateral direita, o déficit de marcação que ele já tinha quando jogava no são paulo antes só piorou, porém, a ofensividade dele melhorou...enfim, em todos os casos apresentados eu trocaria o souto pelo casemiro, lucas pra meia, ilsinho na ala direita ou meia e jean na lateral direita. Infelizmente é o que agente tem =/

    ResponderExcluir