segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Arbitragem compromete o bom começo de Kenny Dalglish

De técnico novo e algumas mudanças na escalação, o Liverpool foi encarar o Manchester United no Old Trafford pela F.A Cup.

Antes mesmo que se pudesse fazer qualquer analise sobre as formações das equipes, Howard Webb, o mediador do cotejo, aprontou com o time visitante marcando um pênalti que só ele viu de Dani Agger sobre Berbatov. Ryan Giggs cobrou com perfeição e botou os Diabos Vermelhos na frente, com apenas um minuto jogado.
 
Manutd x Liv'pool
Formações iniciais: Liverpool em um 4-1-4-1 com Torres isolado; United com duas linhas de quatro, Nani e Giggs investiam pelos flancos.

Ao contrário do que se esperava, Alex Ferguson foi ao campo com praticamente toda equipe titular, poupando apenas Vidic, que deu vaga ao jovem Jonny Evans. Lesionado, Rooney já era desfalque certo, assim, Chicharito Hernandez formou a dupla de ataque ao lado de Berbatov.

Por outro lado, Kenny Dalglish já em seu primeiro jogo promoveu alterações no time antes comandado por Roy Hodgson. Glen Johnson, Kyrgiakos, Konchesky e Joe Cole deram lugar a Martin Kelly, Dani Agger, Fábio Aurélio e Dirk Kuyt, respectivamente. Outra alteração notável foi na formação da equipe. O 4-4-2 em linha usado por Hodgson foi trocado por um 4-1-4-1, com Lucas à frente da zaga e uma linha de quatro em liberdade para encostar-se a Torres, comandante único do ataque vermelho. Kuyt e Maxi Rodriguez preenchiam os flancos, enquanto Gerrard e Raul Meireles ocupavam a faixa central, com o português um pouco mais recuado, tendo a obrigação de combater as investidas de Nani.

Passado o baque pelo tento contra logo no inicio, o Liverpool se acertou e com a superioridade numérica no meio campo, passou a controlar o jogo naquele setor. Mas a superioridade durou pouco, pois com cerca de meia hora de partida, Gerrard deu uma chegada mais forte em Carrick, e acabou punido com o cartão vermelho.
 
Manutd x Liv'pool 2 Com a expulsão de Gerrard, o 4-1-4-1 virou 4-4-1, e assim como o dos Diabos, em linha.

O 4-1-4-1 virou 4-4-1 e Torres ficou ainda mais isolado. Em desvantagem no placar e em jogadores, os Reds se viram forçados a aceitarem a pressão imposta pelos donos da casa, e se defendiam com maestria. Kelly fechava bem o lado direito, tão explorado pelo Blackburn no último jogo do Liverpool na Premier League, quando o time vermelho perdeu por 3 tentos a 1, e todos surgidos de jogadas por aquele lado. Pela esquerda, Fábio Aurélio e Raul Meireles tratavam de bloquear Nani, que na última peleja entre as duas equipes fez simplesmente três jogadas que terminaram em gols – todos eles anotados por Berbatov.

Na volta do intervalo, Dalglish bem que tentou ofender um pouco mais o time da casa, promovendo a entrada de Babel no lugar de Maxi Rodriguez. O holandês fazia companhia a Torres, e por vezes, voltava para recompor a meia cancha. Kuyt tentava fazer o mesmo na outra extremidade, no entanto, sua falta de ritmo o limitava.Berba

Com isso, o time não demonstrava forças para ameaçar o bem postado Manchester United, que até com certa apatia, optava por preservar o marcador em vantagem e garantir a classificação para a próxima fase, sem a necessidade do jogo “replay”.

Apesar da eliminação, o torcedor do Liverpool mira por tempos melhores sob o comando da legenda Kenny Dalglish. A maneira inteligente de jogar, se defendendo como um time pequeno e buscando os contra-ataques é um bom começo para uma nova era em Anfield Road, de retomada das glórias já vividas pelo novo comandante.

2 comentários:

  1. Ótima análise Rafael, só para corrigir cara, quem fez o penâlti (inexistente) no Berbatov foi o Daniel Agger, e o Giggs é espetacular, eu em todos os anos que acompanho futebol nunca vi ele perder um penal. Agora a expulsão besta do Stevie G acabou com a estreia do grande Kenny Dalglish, o Martin Kelly vem mostrando uma grande evolução pela lateral, eu achei errado o Kenny colocar o Fabinho, porque ele não é tão bom defensivamente, ele poderia ter colocado o Agger na lateral e ter colocado outro na zaga. Eu como um Reds "roxo", torço para que o Liverpool volte a ser o grande campeão da Inglaterra como foi na década de 70 e 80, temos dois campeonatos ainda para disputar, a Premier League (que dificilmente consegue se consagrar campeão esse ano) e Europa League.

    Abraço Rafael, continue com suas ótimas análises.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Arthur, já corrigido. Abraços!

    ResponderExcluir