quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Tudo Igual. Ruim para os dois

Fla x Timão 1

Muito se esperava da partida de ontem entre Flamengo e Corinthians, no Engenhão, devido à importância dos três pontos para ambas as equipes nesta reta final. Para o Fla, era a chance de se distanciar de vez da tão temida zona de rebaixamento e entrar na zona de classificação para a Sulamericana. Já os paulistas vislumbravam a chance de retomar a ponta da tabela de forma isolada, e ainda de quebra, jogar uma pressão enorme sobre os seus rivais diretos, Fluminense e Cruzeiro.

Luxemburgo ousou na escalação do Fla com três atacantes, e não demorou muito para se notar que o treinador errou na opção. O time carioca perdeu completamente o meio-campo, e dominado nesse setor, dificilmente a bola chegava ao trio ofensivo. A solução eram as jogadas pelas laterais, que também foram muito bem bloqueadas. Léo Moura na direita recebia atenção especial de Jucilei e até mesmo de Iarley, que sempre voltava acompanhando o camisa dois rubro negro, e Juan na esquerda era bem combatido, ora por Elias, ora por Alessandro.

O Corinthians de Tite, apesar de fazer apenas a segunda partida sob o comando do gaúcho, já é uma equipe diferente daquela de Adilson Baptista. Se o time do antigo técnico privilegiava a posse de bola e a troca de passes, o “novo” Corinthians é mais pragmático, que marca muito e explora os contra ataques. Foi assim na primeira grande oportunidade da partida, com Ralf, aos oito minutos de bola rolando, quando o camisa cinco interceptou passe de Maldonado, tabelou com Ronaldo e saiu na cara de Marcelo Lomba, que saiu rápido nos pés do volante para evitar o gol corinthiano.

  No entanto, ainda ficaram resquícios do ex-treinador alvinegro na equipe, e foi em jogada característica do time de Adilson que nasceu o gol corinthiano aos trinta da primeira etapa. Após bela troca de passes, Bruno César achou Ronaldo livre dentro da área, e lá dentro, gordo ou não, o Fenômeno não perdoa.

Fla x Timão 2 

Os inúmeros erros de passes e a falta de um 10 clássico no time, emperraram o sistema de jogo flamenguista na primeira etapa, então, Luxemburgo na tentativa de consertar o time, sacou Deivid para lançar Marquinhos, buscando velocidade e profundidade pelo lado esquerdo, além da melhora na qualidade do passe. E o resultado da alteração foi imediato, logo a um minuto do segundo tempo, um cruzamento de Marquinhos foi cortado pela zaga corinthiana para escanteio, o próprio Marquinhos cobrou, Renato desviou na primeira trave e Diogo, completamente livre no meio da área empurrou para as redes. O gol de empate foi o primeiro do camisa 43 pelo Flamengo.

O gol de empate animou a equipe rubro negra, que foi com tudo pra cima dos visitantes, porém, continuava esbarrando nos erros de passe. Willians, apesar da disposição e entrega de sempre, foi muito mal nesse quesito, e por esse motivo foi sacado para a entrada de Corrêa.

A mexida melhorou o time, que passou a dominar melhor o meio campo e trocar mais passes, fazendo a bola rodar. O Corinthians sentiu o golpe do gol e se viu envolvido pela equipe carioca. A parte física também parece ter pesado um pouco sobre o alvinegro, que já não se movimentava mais como no primeiro tempo. Elias, não se agüentava em pé e com isso errava muito, tanto na marcação, quanto na distribuição de jogo. Roberto Carlos, sofria com as investidas de Diego Mauricio e Léo Moura pela direita, uma vez que Jucilei já não acompanhava o lateral adversário.

Com isso, Tite resolveu também fazer mudanças na equipe, tentando recuperar o poder de marcação no meio campo e a velocidade nos contragolpes, sacou Iarley e Bruno César para as entradas de Danilo e Paulinho. Entretanto, se por um lado, o técnico deu ao time maior marcação, tirou totalmente o poder de fogo, pois com Ronaldo isolado no comando de ataque, as jogadas não fluíam.

Fla x Timão 3

E olha que o Fenômeno bem que tentou, quando recebeu a bola no meio campo por volta dos 40 da etapa final e partiu pra cima da marcação, que inteligentemente, foi afastando e dando espaço para o lado esquerdo, bloqueando a perna direita de Ronaldo para que o camisa nove não pudesse limpar e bater, assim, o avante tentou o drible para a esquerda, mas esbarrou em sua própria forma física, e caiu sozinho, para alegria da (pequena) torcida flamenguista presente no Engenhão.

02 

No fim, o empate acabou sendo o placar mais justo pelo que foi apresentado pelas duas equipes, que dominaram um tempo cada. Um resultado ruim para o Fla, que segue seu drama na luta para escapar do descenso, e péssimo para o Corinthians e sua corrida pelo título. A nota triste no “clássico das multidões” ficou por conta do baixo público presente no Engenhão, pouco mais de nove mil torcedores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário