segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Roma 4-0 Inter - BarceRoma

Quando Luis Enrique assumiu o comando da Roma em agosto, após boa passagem pelo time B do Barcelona, anunciou que implantaria no time da capital italiana a mesma filosofia de futebol dos catalães. O problema é que essa maneira vistosa de futebol, nem sempre dá certo.

Para azar da Internazionale, ontem foi o dia em que esse estilo foi executado com precisão e o resultado foi um passeio Giallorossi sobre o time de Milão. Postado em 4-3-3 variando para o 3-4-3, o time fez exatamente aquilo que o time de Guardiola faz com frequência: manutenção da posse de bola, pressão no campo do adversário, troca de passes e movimentação constante.

Roma 4-0 Inter Roma à lá Barça: 4-3-3/3-4-3 com posse de bola, pressão no campo ofensivo e movimentação constante. Inter em 4-4-2 bem retraído foi presa fácil.

Contra uma Inter acuada, de linhas retraídas e meio campo povoado de volantes, sem opções de criatividade, o time da casa dominou completamente as ações do jogo. Flutuando entre as duas linhas de quatro nerazzurri, Totti ditava o ritmo do jogo e carimbava todas as transições ofensivas romanistas. Foi dele o lindo passe de calcanhar para Lamela concluir e Julio César jogar para escanteio. Na cobrança, o camisa 10 levantou e Juan subiu sozinho para inaugurar o marcador.

A marcação da Inter encaixou nos meio campistas da Roma, com Cambiasso acompanhando Pjanic e Palombo vigiando Gago, enquanto os extremos Zanetti e Obi cuidavam dos laterais Angel e Taddei. Enquanto isso, Totti continuava desfilando em campo sem que ninguém o seguisse. Resultado: o maestro lançou Borini pela esquerda, o jovem atacante deixou Samuel sentado antes de fuzilar a meta de Julio César e ampliar.

Borini que voltaria a marcar na etapa final, aproveitando lançamento espetacular de Juan e ganhando a disputa com Lucio para concluir e transformar o massacre em goleada, que acabaria sacramentada por Bojan já no fim do jogo, depois de receber de Piscitella e girar sobre quatro marcadores para fechar o marcador com um golaço.

O placar e especialmente o desempenho do time diante de um adversário poderoso, é para animar o torcedor romanista ainda sonhar com uma vaga na Europa League e quiçá, entre os três para ir a Champions – sete pontos e um jogo a menos que a terceira colocada Udinese. Se mantiver o estilo Barcelona de futebol, unindo beleza e efetividade, o sonho pode se tornar realidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário