domingo, 18 de setembro de 2011

Tottenham 4x0 Liverpool – Baile Londrino

Pensando em fazer frente aos poderosos de Manchester e ao Chelsea, o Liverpool foi a Londres encarar o Tottenham, time que ocupou o lugar dos Reds como quarta força há duas temporadas e que tenta voltar a figurar entre os primeiros colocados para brigar no mínimo por uma vaga na próxima UEFA Champions League.

Harry Redknapp utilizou sua formação preferida e armou a sua equipe em um 4-4-2 “à inglesa”, com duas linhas de quatro mais dois centroavantes. Do outro lado, se imaginava um Liverpool com sistema semelhante ao do rival, porém Kenny Dalglish optou por um 4-2-3-1, com Suarez à esquerda, Downing pela direita e Henderson na faixa central de três armadores, com Carroll isolado no comando do ataque.

Tottenham - Livpool Como começaram: Tottenham com o bom e velho 4-4-2 hibrido; Liverpool, em um 4-2-3-1, com Suarez saindo da esquerda pra dentro.

Relembrando seus melhores momentos, quando chegou à quarta colocação da Premier League na temporada 2009/2010 e até as quartas de final da UCL na última época, o Tottenham começou o jogo explorando o lado esquerdo com Gareth Bale.

Por ali, o galês passeava contra o improvisado Skrtel (hoje atuando na lateral direita vermelha) e começou a jogada do primeiro gol, quando passou para Defoe escorar e Modric soltar a bomba no ângulo esquerdo de Reina. Falha também de Lucas, que deveria ter acompanhado o croata.

Acuado em seu campo de defesa, o Liverpool só foi chegar com perigo aos dezoito minutos, após reposição de bola de Reina que Carroll ganhou por cima e Suarez em impedimento tocou para as redes, gol bem anulado. A ameaça de reação vermelha, porém, parou por aí e foi comprometida de vez quando menos de dez minutos depois, Charlie Adam fez falta dura em Scott Parker e recebeu o segundo amarelo, deixando a equipe com um a menos – antes disso, Agger lesionado havia dado lugar a Coates na zaga.

Com dez homens em campo, Kenny Dalglish repaginou seu time em um 4-4-1, recuando Henderson para ocupar a vaga de Adam e puxando Carroll para fechar a segunda linha de quatro pela esquerda, dando total liberdade para Suarez ser o comandante de ataque.

Tottenham - Livpool 2 Após a expulsão de Adam, Liverpool em 4-4-1, com o recuo de Henderson para fazer a função de volante e Carroll deslocado à esquerda.

Na volta do intervalo, Redknapp decidiu dar mais criatividade ao time e trocou o inoperante Niko Kranjcar por Van Der Vaart. Até por característica própria, o holandês se deslocava da direita para dentro e abria o corredor para o bom lateral Walker subir ao ataque.

O time da casa controlava bem a posse da bola (chegou a ter 62%) e administrava o resultado, porém faltava contundência para definir o jogo. Na primeira boa chance, Defoe ganhou do perdido Skrtel e deixou Adebayor livre pela direita. Displicente, o togolês bateu fraco nas mãos de Reina. Um minuto depois, mais uma vez Skrtel comprometeu o time e fez falta dura em Bale e assim como Adam, recebeu o segundo amarelo e foi para o chuveiro.

Com dois a mais, o Tottenham teve a vida facilitada e antes qmodric ue o Liverpool se reorganizasse, Van Der Vaart, por dentro, fez ótimo lançamento para Defoe ganhar de José Enrique e fuzilar a meta de Pepe Reina para ampliar.

A vantagem numérica e no marcador deu tranquilidade aos Spurs, que tocavam a bola de pé em pé, colocando o time vermelho na roda até Defoe receber na entrada da área e bater fraco no meio do gol. Reina falhou e soltou nos pés de Adebayor, que dessa vez não desperdiçou.

Sem muito o que fazer, Dalglish trocou Downing e Suarez por Spearing e Bellamy, reoxigenando sua equipe visando evitar o pior. No entanto, no último lance do jogo, Adebayor, livre pela direita, recebeu lançamento de Ekotto e bateu firme para dar números finais a partida.

Tottenham - Livpool 3 No fim do jogo, Liverpool com dois a menos, sem muito o que fazer e entregue, apenas assistiu o baile dos Spurs.

Com um jogo a menos e há apenas três pontos do atual quarto colocado Newcastle, o Tottenham vai se colocando na briga pela última das quatro vagas – imaginando que Manchester United, Manchester City e Chelsea devem brigar pelo título e consequentemente, ocupar as três primeiras posições.

Para o Liverpool, o momento é de saber engolir o duro revés e seguir o bom trabalho, se mantendo na briga direta com o próprio Tottenham pela mesma vaga. O retorno cada vez mais próximo de Gerrard dará mais qualidade, e principalmente, inteligência ao time, algo que faltou no baile londrino de hoje.

Nenhum comentário:

Postar um comentário