terça-feira, 13 de setembro de 2011

Destaques do Brasileirão – Parte III

Após um longo período, voltamos com os destaques do campeonato. E com todo esse tempo, é natural que sobrem assuntos, mas como não há espaço para todos, peço desculpas se algum tema relevante na opinião dos amigos não estiver presente. Sem mais delongas, vamos ao que interessa:

  • A volta dos Guerreiros?

Após um primeiro turno muito instável, finalmente o atual campeão Fluminense pegou no breu e já soma quatro vitórias nas quatro primeiras rodadas do returno. Com isso, o time deu um salto da décima segunda para a quinta colocação e hoje estaria classificado para a Taça Libertadores da América de 2012. O time de guerreiros, que foi do inferno do quase rebaixamento em 2009, ao céu do título em 2010, já começa a dar sinais de luz para os ponteiros do campeonato. Destaque para o garoto Lanzini, que se encaixou perfeitamente no time e hoje é o regente da equipe de Abel Braga.

  • Tocou o despertador

Como já foi abordado aqui, Galo e Grêmio precisavam abrir os olhos no campeonato para não passar por maus bocados. Pelo jeito, o despertador tocou tanto em Minas quanto no Rio Grande e os dois times já demonstram forças para sair do limbo, especialmente o tricolor gaúcho, que hoje se encontra há apenas sete pontos da zona de classificação para a Libertadores, e pode sim, sonhar em pleitear uma vaga na competição continental. O sempre tão contestado Celso Roth faz um ótimo trabalho desde que assumiu o time na décima quinta rodada. Desde então, conquistou 16 de 27 pontos disputados, ou seja, mais da metade dos 30 pontos ganhos pelo Imortal. Também muito contestado, Cuca passou por uma crise de seis derrotas consecutivas desde sua estréia no Galo, no entanto, recuperou e conseguiu três vitórias em quatro jogos do returno, suficiente para tirar o alvinegro da zona da degola – agora é trabalhar para se manter fora.

  • Queda Livre

Ao contrário do Fluminense, que só venceu no returno, o seu arqui rival Flamengo só perdeu. O time, que foi o último invicto a cair (primeira derrota veio apenas na 17ª rodada), hoje já acumula cinco derrotas e não está sequer entre os que estariam classificados à Libertadores. E o que mais assusta, é que três dessas cinco baixas foram dentro de casa, e para times que lutam na parte de baixo da tabela. Outro a seguir em queda é o Palmeiras. A campanha regular do primeiro turno ficou para trás e o time ainda não venceu no returno – dois empates e duas derrotas. A defesa, ponto forte do time no turno, sendo disparada a menos vazada com apenas 18 tentos sofridos, hoje é a segunda pior do returno, com nove gols em quatro pelejas.

  • Empurrados pelos seus matadores

Artilheiro e vice-artilheiro do campeonato, Borges e Leandro Damião tem sido decisivos nas campanhas de recuperação de Santos e Inter, respectivamente. Para se ter uma idéia da importância dos dois jogadores, Damião sozinho garantiu 13 dos 39 tentos do Inter (33,3% dos gols), melhor ataque da competição. Borges é ainda mais impressionante, pois anotou 16 (55%) dos 29 gols santistas no campeonato, sendo que dos últimos 6, quatro foram do goleador, que garantiram sete pontos nas últimas três rodadas ao Peixe.

  • Efeito “Ioiô”

Uma arrancada fulminante, uma queda brusca e uma irregularidade de causa inveja. Assim se resume as campanhas de Corinthians e São Paulo, líder e terceiro colocado respectivamente. No time alvinegro, os impressionantes 93% de aproveitamento nas dez primeiras rodadas viraram míseros 33% nas nove rodadas seguintes do turno, e desde a entrada do returno alterna uma vitória e uma derrota, ou seja, nem embala, nem cai. No tricolor é a mesma coisa, após 100% de aproveitamento nas cinco primeiras rodadas, a instabilidade tomou conta da campanha, e depois de fechar o turno com quatro empates nas últimas quatro partidas, o time do Morumbi, tal qual o do Parque São Jorge, alterna vitória e derrota na segunda metade da competição, também não vai, nem racha.

Seleção do Brasileirão:

seleção brasileirão 23

Nenhum comentário:

Postar um comentário