quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Paris Saint-Germain 3×1 Red Bull Salzburg: movimentação dos meias é a chave

Texto inicialmente publicado no A Prancheta, por Leandro Colares.

As contratações de Javier Pastore e Jérémy Ménez foram certeiras. Rápidos e habilidosos – especialmente o argentino, no segundo quesito –, têm grande chance de se adaptar à equipe. O esquema os favorece, e beneficia também Nenê, jogador que deve crescer de produção e voltar a boa fase do primeiro turno da Ligue 1 em 2010-11.

No 4-2-3-1 de Antoine Kombouaré, Ménez se posicionava à direita e Nenê à esquerda, com Pastore por dentro. Mas o esquema não funcionou durante boa parte do primeiro tempo. Antes do gol de Nenê, o Red Bull Salzburg era melhor. A equipe austríaca marcava no campo de ataque e tinha maior controle.

O 4-1-4-1 austríaco baseava-se na intensa movimentação de seu lado esquerdo. Jantscher se saía da esquerda para o meio, abrindo o corredor para a passagem de Svento. A recomposição do time francês era falha e os espaços apareciam.

Mas o Red Bull não tinha criatividade. Rodava a bola, com bons passes, mas não entrava na área. Ninguém se aproximava de Maierhofer, que pouco tocou na bola.

No PSG, Erding teve muita dificuldade em jogar de costas para o gol. O turco está mais acostumado a atuar em dupla, como acontecia em 2010-11, ao lado de Hoarau.

No 4-2-3-1, PSG não foi bem durante maior parte do primeiro tempo. Salzburg no 4-1-4-1, eficiente nos passes e pobre em infiltrações.

O segundo tempo sofrível dos austríacos é resultado, também, da nova postura de marcação do Paris Saint-Germain. Pressionando a saída de bola, os franceses dominaram por completo a etapa final.

Isso porque a movimentação do trio de meias se intensificou. Ménez, Pastore – que estava em tarde inspirada – e Nenê trocavam de posição o tempo todo, procurando tabelas e infiltrações por dentro. A marcação adversária sofreu e sucumbiu diante da eficiente fluência nos passes.

Ao mesmo tempo, é preciso destacar que os armadores do PSG tiveram muito espaço. O Red Bull Salzburg se desorganizou no segundo tempo, perdendo a compactação necessária para obter uma eficiência minimamente razoável.

Intensa movimentação do trio de meias do PSG, agora com Gameiro na frente. Red Bull se descompactou e sofreu na saída de bola.

O novo Paris Saint-Germain é uma equipe de muito talento. O entrosamento entre os três armadores é fundamental para o sucesso do 4-2-3-1, que necessita desta movimentação citada acima. Nenê tem tudo para voltar à boa fase. Resta saber se o centroavante estará à altura. Gameiro – que tem sido titular na Ligue 1 – dará conta do recado?

Nenhum comentário:

Postar um comentário