quarta-feira, 16 de março de 2011

Real Madrid 3-0 Lyon – Classificação e fim de tabus

Durou muito tempo, para ser mais exato, longos seis anos de insucessos do Real Madrid nas oitavas de final da Champions League, mas nessa temporada, a equipe comandada por José Mourinho quebrou esse tabu, e de quebra, mandou para o espaço outro incomodo jejum, o de nunca ter vencido o Lyon.

O treinador português lançou a equipe no costumeiro 4-2-3-1, com duas alterações com relação ao time que empatou por um tento a um o primeiro jogo no Stade Gerland: A volta de Marcelo na lateral esquerda no lugar de Arbeloa (a opção pelo espanhol no primeiro cotejo foi provavelmente visando um maior poder de marcação) e a saída de Adebayor do time titular para o retorno de Benzema, em ótima fase, com sete gols nos últimos cinco jogos.

Assim como o luso, Claude Puel também fez duas mudanças no time que empatou a perna de ida, uma por imposição, uma vez que Michel Bastos cumpria suspensão e abriu espaço para a entrada de Briand pelo flanco direito, a outra por opção técnica, com a volta de Lisandro para o comando de ataque no lugar de Gomis.

Madrid x Lyon

O jogo começou com um Real disposto a liquidar a fatura logo no inicio, partindo pra cima de um Lyon acuado, que marcava com linhas bem retraídas e procurava assustar em contragolpes.

É notória a preferência das equipes de Mourinho em jogar deixando a posse da bola pro oponente, buscando explorar espaços em contra ataques geralmente fatais, no entanto, hoje o time era exatamente o oposto, mantendo a bola por maior tempo e martelando contra uma defesa até então bem postada e um Lloris com atuação sensacional, salvando os franceses por três oportunidades na metade da primeira etapa.

Foi aí que apareceu um fator que faltou aos merengues no confronto de ida, as boas investidas pelo lado esquerdo, com as triangulações entre Marcelo e Cristiano Ronaldo. Aos 36, o lateral brasileiro avançou em velocidade, tabelou com o português e deixou Lovren no chão antes de tocar para as redes abrindo o marcador do Santiago Bernabéu. Ainda deu tempo de Marcelo produzir outra jogada pela esquerda, quando o camisa 12 levantou para Benzema fazer o que seria o segundo gol blanco, não estivesse em posição irregular.

No retorno para a etapa final, tendo que arriscar um pouco mais, Claude Puel trocou Briand por Gomis, abrindo Lisandro para o flanco esquerdo e deixando Delgado na beirada direita do campo, para explorar e marcar as subidas de Marcelo, algo que Briand não fez.

Porem, quem continuava com as rédeas do jogo era a equipe da casa, que sufocava o Lyon para aumentar o placar e dar um fim a “maldição das oitavas”. A pressão merengue parece ter atordoado a defesa francesa, que já não mostrava a organização da etapa inicial, além de errar muitos passes na saída de jogo, o que emperrava as ações ofensivas dos visitantes.

Em um desses erros, aos 20 minutos, o lateral Reveillere entregou a bola de bandeja a Marcelo, que da sua intermediária descolou lançamento preciso para o ataque, onde Benzema contou com falha bisonha de Lovren para sair cara a cara com Lloris, que dessa vez não teve chance. Dois a zero e classificação praticamente definida.Benzema

Na base do desespero, o Lyon até tentou criar alguma coisa na busca do empate que lhe daria o acesso, e por pouco não diminuiu com Gomis, que após bela tabela com Lisandro, soltou uma bomba para ótima intervenção de Casillas. A saída do Lyon do campo de defesa deu ao Real aquilo que o time melhor sabe aproveitar: espaços na retaguarda adversária. E foi nesse espaço que Özil subiu sozinho no meio campo e com um leve desvio de cabeça deixou Di Maria de frente para o gol, com muita categoria, o argentino encobriu o camisa 1 dos Gones para fazer o terceiro e decretar o fim do tabu.

Um placar elástico (o maior nessa fase de oitavas da UCL) e uma boa apresentação pra mostrar o gigante que é, e que chega com muita força para a próxima fase. Destaque para a sólida defesa merengue, que ainda não sabe o que é sofrer gols nos quatro jogos disputados em seus domínios.

Destaque também para a belíssima homenagem feita por jogadores de Real Madrid e Lyon ao zagueiro/lateral do Barcelona, Eric Abidal, que teve descoberto um tumor no fígado e foi aplaudido de pé por um Santiago Bernabéu lotado.

Marcelo

Um comentário:

  1. Excelente post meu caro Rafael, sempre suas análises me agradam pois você separa bem o lance de você torcer para o Barcelona e fazer um comentário completamente indiferente sobre o Real. A partida ajudou, fiquei muuuuuito feliz hoje, a tempos que o Real Madrid não arrancava lágrimas desse grandalhão aqui. Ainda mais quando o gol saiu de um brasileiro com mesmo nome que tenho, é sempre especial.

    Parabéns pelo post.
    Até as eliminatórias próximas!
    Hala Madrid!
    Marcelo Lobo. (http://realmadridcritico.blogspot.com)

    ResponderExcluir