sexta-feira, 11 de março de 2011

Resumo da semana na UCL

Durante essa semana, como todos sabem, tivemos quatro jogos de volta pelas oitavas de final da UEFA Champions League. Infelizmente, esse que vos escreve não pôde acompanhar as partidas disputadas, para assim fazer uma análise mais detalhada de algum dos cotejos, no entanto, para não passar em branco, trago abaixo uma visão por cima sobre os quatro duelos.

Barcelona 3-1 Arsenal (4-3)

fcb Para começar, o mais aguardado dos jogos, o “clássico do futebol bonito” entre Barcelona e Arsenal. Em um Camp Nou lotado, o Arsenal abdicou de jogar para tentar manter o empate que lhe garantiria a vaga, já que o time londrino venceu no Emirates por dois tentos a um. O ferrolho armado por Wenger durou até os acréscimos da primeira etapa, quando Fabregas cometeu erro bisonho ao tentar dar passe de calcanhar na entrada da área, Iniesta recuperou e acionou Messi, que dentro da área mostrou frieza e genialidade para dar um chapéu em Almunia e anotar um dos mais belos gols de sua carreira.

No inicio da segunda etapa parecia que as coisas se complicariam para o time de Guardiola, quando Busquets desviou para as próprias redes a cobrança de escanteio dos Gunners. Porém, apenas três minutos depois, em lance polêmico, Van Persie recebeu o segundo cartão e foi para o chuveiro mais cedo, facilitando a vida dos donos da casa, que fizeram o segundo e terceiro tentos com Xavi e Messi, para garantirem a classificação. Nota lamentável do jogo por conta da postura do time inglês, que foi a antítese do Arsenal que nos acostumamos a ver, o time que carrega a ofensividade em seu DNA e que não finalizou uma vez sequer ao gol de Valdés.

Shakhtar Donetsk 3-0 Roma (6-2)

WillianNo outro jogo do dia, um massacre dos ucranianos do Shakhtar pra cima da Roma. Os Miners, que já haviam vencido o primeiro duelo no Estádio Olímpico de Roma, não tomaram conhecimento dos Giallorossi e começaram o baile logo aos dezoito minutos, com Willian, em lance que aliou sorte do avante com falha do goleiro Doni. Minutos depois, a Roma bem que podia ter voltado ao confronto, mas Borriello desperdiçou cobrança de pênalti, e no fim da primeira etapa, a expulsão de Mexes complicou de vez a vida do time italiano.

Com um a mais na etapa final, o time ucraniano não precisou se esforçar muito para fazer o segundo, novamente com Willian, dessa vez em chute de muita categoria no ângulo de Doni e o terceiro, com Eduardo da Silva, já no fim do jogo.

Schalke 04 3-1 Valência (4-2)

Já na quarta-feira, um dos confrontos mais equilibrados dessa fase entre Schalke e Valência. O time espanhol teve que sair pro jogo no Veltins Arena, pois o empate em um a um no primeiro jogo, dava aos alemães a vantagem da igualdade sem gols, pelo gol qualificaFarfando. Assim, Los Che abriram o placar logo no inicio do cotejo, com Ricardo Costa, em gol meio sem querer quando a bola bateu na cabeça do zagueiro após cruzamento de Mehmet Topal e foi morrer no fundo das redes. Sem se abater, os azuis royais buscaram o empate e chegaram à igualdade no fim da etapa inicial, em cobrança de falta magistral de Farfan.

O resultado que levaria o confronto para as penalidades durou apenas até os sete minutos da etapa derradeira, quando Gavranovic aproveitou falha de Guaita e bateu para virar o marcador. Farfan voltou a aparecer no fim da peleja, após receber lançamento de Sarpei e deu um toque de muita categoria para encobrir Guaita e definir o placar e a classificação do time de Gelsenkirchen.

Tottenham Hotspurs 0-0 Milan (1-0)

Em White Hart Lane, o time da casa tinha a vantagem pela vitória obtida em território italiano e entraram com uma postura defensiva, um time bem fechadinho, na busca de um contra ataque, que não aconteceu no primeiro tempo, pela volúpia ofensiva dos milanistas, mantendo a posse de bola por boa parte do tempo e também pela má jornada de seu trioTottenham x Milan de armadores, Lennon, Piennar e Van Der Vaart, que insistiam demais nas bolas alçadas para Crouch.

Na segunda etapa, os Spurs até cresceram e passaram a levar um pouco mais de perigo para o goleiro Abbiati, mas foi o outro goleiro, o brasileiro Gomes, que se destacou com boas defesas para segurar o poderoso ataque rossonero. Outro brasileiro que brilhou no jogo foi Sandro. Com belos desarmes e boa distribuição na retomada, o ex-colorado foi um dos melhores em campo, ao lado de Gallas, perfeito na zaga, inclusive salvando um gol de Robinho em cima da linha. A igualdade sem gols garantiu a classificação do time londrino às quartas-de-final, mantendo vivo o sonho de ter um “time da casa” na decisão em Wembley.

Um comentário:

  1. vendo o time do barcelona jogar com o messi como uma especie de centro avante oque vc acha de usar o ronaldinho de centro avante como ele jogou no flamengo ?
    com ele minha seleção fikaria assim (com todos os jogadores a disposição )
    fabio (o melhor goleiro do brasil)
    maicon (bom no apoio e na marcação e ainda melhorava a bola aerea)
    d. luis (velocidade e bom tempo de bola)
    thiago silva (melhor zagueiro do mundo )
    marcelo (o melhor lateral brasileiro no momento)
    hernanes (força na marcação boa distribuição de jogo e chute de longa distancia)
    kaka )velocidade e e tem boa noção de marcação )
    ganso ( o maestro do time , o cara que faria o time jogar)
    robinho (aberto pelo lado e voltando como meia sem a posse de bola)
    neymar (mesmo caso de robinho)
    ronaldinho (ajuda na armação das jogadas e chegava pra conclusão como fazia o fernandão jogando pelo inter)
    boas opçoes no banco como daniel alves elano luis fabiano e pato .
    seria um time bem ofensivo que iria valorizar a posse de bola e com varios jogadore que podem desequilibrar . sem a bola todos voltam atras da linha da bola como fazia o santos do ano passado.

    ResponderExcluir