segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Meio Caminho Andado

Quem já freqüenta esse blog deve ter percebido muito bem a preferência desse que vos escreve pelo futebol europeu, em especial pelas quatro grandes ligas – Inglaterra, Espanha, Itália e Alemanha, mas é obvio que não poderia deixar de dar meus pitacos sobre o Campeonato Brasileiro. Até já comecei, com as súmulas da rodada, que infelizmente não puderam ter continuidade devido ao pouco tempo.

Dessa forma, com o termino do primeiro turno, eis aqui um balanço sobre essas dezenove rodadas já disputadas no certame nacional.

Foram 188 jogos até aqui (duas pelejas, Santos x Inter e Vasco x Corinthians foram adiadas), com 463 gols, uma média de 2,46 por jogo. Desses, 275 foram anotados pelos mandantes, contra 188 marcados pelos visitantes.

O melhor ataque é o do Corinthians, com 34 tentos anotados em 18 jogos. Destaque para Bruno Cesar, meia artilheiro do campeonato, com nove gols – empatado com Elias, do Atlético-GO. Quem menos marcou foi o Flamengo, com meros 14 tentos em 19 cotejos, uma pífia média de 0,7 por jogo. Prova do fraco poder de fogo rubro negro é o seu artilheiro, Vagner Love, com três gols. Detalhe: O artilheiro do amor jogou apenas nas sete primeiras rodadas.

Se o ataque do Urubu deixa a desejar, o mesmo não se pode dizer da defesa, que é a melhor da competição, que ao lado do Ceará, sofreram apenas 15 gols. A defesa mais vazada foi a do Goiás, que sofreu até aqui 37 gols. Não à toa, o time esmeraldino é o lanterna do torneio.

Quem melhor aproveitou o fator casa foi o Corinthians, que obteve 30 pontos de 30 disputados dentro de seus domínios, incríveis 100% de aproveitamento. O Goiás foi quem mais desperdiçou pontos jogando dentro de seus domínios, onde conquistou apenas seis pontos de 27 disputados, um aproveitamento de 22,2%.

O visitante mais indesejado desse primeiro turno foi o Fluminense, que longe de sua torcida obteve 17 de 30 pontos pleiteados, aproveitamento de 56,6%. Com apenas cinco pontos longe de casa, os Atléticos (mineiro e goiano) foram quem menos pontuaram, obtendo um aproveitamento de apenas 18,5%.

Em termos de público, o campeonato vai relativamente bem. No geral, uma média de 14.289 (ainda abaixo dos pouco mais de 17 mil de 2009). Destaque para as torcidas de Fluminense, Corinthians, Ceará e Botafogo, todas com médias acima dos 20 mil. Destaque negativo para Atlético-GO, Goiás e Grêmio Prudente, que não chegam a atingir oito mil de média. O maior público do campeonato foi para Vasco 2x2 Fluminense, com 76.205 espectadores, enquanto o pior ocorreu no duelo dos lanternas entre Goiás 1x2 Prudente, que contou com míseros 1.493 pagantes.

Esses foram apenas alguns números que ilustram essa metade de competição, e para finalizar, deixo aqui a minha seleção desse primeiro turno do Brasileirão:

1º TURNO

Um comentário:

  1. Fala Rafa!
    Muito interessante sua retrospectiva sobre esse primeiro turno. Agora, é uma baita sacanagem termos que esperar até o mês que vem pra conhecer o campeão simbólico do primeiro turno... Como sempre, palmas pra excelente organização da CBF.

    E uma pequena correção: o Love marcou quatro vezes e não três, como você descreveu, o que entrega ainda mais o que é o "poder de fogo" ofensivo do atual Flamengo.

    Agora, louvável a campanha como mandante do seu Corinthians! O time consegue jogar com uma força tremenda dentro de seus domínios. O tal do Bruno César joga muita bola, de fato.

    Assim como é louvável a campanha como visitante do Fluminense. Vi alguns jogos do time jogando como visitante e é interessante a tranquilidade com que o time roda a bola jogando fora de casa. Mas esses 17 pontos muito se devem ao contra-ataque mortal do tricolor. Goleou o Goiás em Goiânia jogando assim, em noite inspirada de Emerson, Conca e Deco.

    E sua seleção do primeiro turno ficou muito legal. Só não sei se o Dedé tinha vaga nela... mas é um belo time!

    Abraço!

    ResponderExcluir