sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Os Donos da Bola

Em todas as peladas é sempre a mesma história: Tem o dono da bola que se não é escolhido, pega a pelota, enfia debaixo do braço, vai embora e não tem jogo.

No profissional não tem sido diferente, afinal, é cada vez mais comum que times que mantém por maior tempo a posse de bola, acabam se tornando vencedores. A história recente comprova ainda mais essa teoria.

Um dos exemplos é o fantástico Barcelona campeão da UEFA Champions League na temporada 2008/2009, que trabalhava muito bem tal virtude. O time que tinha na dupla Xavi e Iniesta a sua base forte, tinha como principal caracteristica a manutenção da bola, especialmente da meia cancha para frente, sempre passando pelos pés da dupla, até chegar no seu poderoso trio de avantes, composto por Messi, Henry e Eto’o.

Barça 08-09

Base do Barça campeão da UCL 2008/2009, com Xavi e Iniesta, os donos da bola que faziam o time andar.

Outro time que ficou marcado por essa caracteristica foi a Espanha, campeã da Euro 2008 e especialmente da Copa do Mundo 2010. O time de Aragonés que conquistou a Europa, já encantava quando o quesito era posse de bola, mas foi no Mundial com Del Bosque que o estilo foi aperfeiçoado e usado com perfeição. A seleção espanhola teve o pior ataque de uma seleção campeã do mundo entre todas as Copas, no entanto, essa posse de bola não deixava com que a pelota chegasse em Casillas, ou seja, a Fúria jogava e o adversário assistia.

Espanha 2010

Espanha campeã do Mundo. Time armado em um 4-2-3-1 com Xavi distribuindo o jogo para os flancos com Pedro e Iniesta.

Por aqui, o líder Corinthians de Adilson Baptista também tem na posse de bola e na força de seu meio campo – especialmente por ter volantes que sabem jogar – os seus grandes trunfos. Das 23 partidas jogadas pela equipe do Parque São Jorge até aqui na competição, em apenas seis ocasiões o time não deteve uma porcentagem maior da bola que o seu oponente – ironicamente o Timão venceu essas seis partidas.

Timão

A qualidade e a movimentação do setor de meio campo é crucial para manter essa posse de bola. Dois atacantes de muita mobilidade e dois laterais que atacam bastante também são fatores importantes no Corinthians líder do Brasileirão.

Reparem que são três times armados em esquemas táticos diferentes (Barça 4-3-3, Espanha 4-2-3-1 e Corinthians 4-3-1-2), mas com aptidão para o jogo, para jogar, e para isso, precisam ser os donos da bola.

Quero aqui deixar bem claro que não estou fazendo NENHUM tipo de comparações entre os times, esse é apenas um dado relevante do ponteiro do Campeonato Brasileiro que coincide com dados de dois times espetaculares que acabaram como campeões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário