quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Com elenco forte, Spurs podem chegar longe nessa temporada.

Após desbancar o gigante Liverpool e o milionário Manchester City e abocanhar a vaga na Champions League na última temporada, o Tottenham quer agora se firmar como um dos grandes da Inglaterra. E para isso, o time do norte de Londres trouxe belos reforços e com eles uma bela dor de cabeça ao técnico Harry Redknapp.

Gallas, Sandro e Van Der Vaart chegam com status pelas passagens em suas seleções, e em tese, já chegam para vestirem a camisa. Em tese, pois não será tão simples assim arrumar um lugar para os três no time titular.

No setor defensivo, Gallas chega para disputar a posição com o capitão Ledley King e com o selecionável Michael Dawson. A vasta experiência na Premier League, onde irá para a décima primeira temporada – seis pelo Chelsea e quatro pelo Arsenal, é um ponto positivo para o francês.

O volante também terá vida difícil, afinal, Sandro terá a concorrência de Tom Huddlestone, que assim como o brasileiro, é jovem, promissor, de boa marcação e passe, mas com um diferencial a seu favor, os chutes de média e longa distância. Assim, pode-se afirmar que sobra uma vaga, que hoje é ocupada pelo hondurenho Wilson Palacios, e é onde o brasileiro poderá se encaixar.

Quem poderá sofrer mais para achar o seu lugar no time é Van Der Vaart, pois não vejo o meia se encaixando no sistema de jogo preferido pelo treinador inglês, o 4-4-2 com duas linhas de quatro. Além do problema de adaptação ao esquema, o holandês terá que superar os hoje titulares Gareth Bale e Aaron Lennon. O galês é peça chave e cérebro do time, e o inglês, é quem dá velocidade e profundidade, além de ser “a menina dos olhos” de Redknapp. Dessa forma, não vejo o holandês como titular, a menos que haja uma mudança, ou no sistema de jogo ou no posicionamento do ex-merengue.

Tottenham442² Atual time titular, com Dawson e King fazendo a zaga e a linha de quatro no meio formada por Huddlestone e Palacios por dentro, Lennon pela direita e Bale pela esquerda. Além de criativo com a bola nos pés, Bale tem também função tática importante, quando se desloca para o meio carregando consigo a marcação e abrindo assim o lado esquerdo para as investidas de Ekotto. Defoe e Crouch formam a dupla de ataque.

Tottenham442n² Ainda no esquema preferido de Redknapp, com a entrada de Van Der Vaart na vaga de Palacios e Gallas compondo a defesa ao lado de King. É um sistema perigoso, pois Van Der Vaart não tem o poder de marcação do hondurenho, o que tornaria o time mais vulnerável.

Tottenham451² Mudança no sistema de jogo, do 4-4-2 para o 4-2-3-1, com as entradas de Gallas, Sandro e Van Der Vaart, dessa forma, quem perderia a vaga no time seria Defoe e o holandês poderia atuar no setor do campo onde já está habituado.

De qualquer forma, independente do “onze inicial” ser alterado ou não, o fato é que os Spurs montaram um plantel forte o suficiente para brigar novamente na parte de cima da tabela na Premier League, disputando com o rival Arsenal e o milionário City vagas na próxima Champions, onde também será capaz de aprontar já nessa temporada.

Um comentário:

  1. Torço para que o Tottenham faça uma boa Champions League e tem time pra isso, heim.

    ResponderExcluir