sexta-feira, 30 de abril de 2010

A Visão na África - HOLANDA

Somente 42 dias para ser iniciado o Mundial na África do Sul, e prosseguimos com as análises das favoritas a levantar o troféu. E a bola da vez, é a poderosa seleção holandesa.

Velocidade e técnica apurada são os carros-chefes da esquadra de Bert Van Marwijk, que simplesmente passeou nas Eliminatórias e foi a primeira seleção na Europa a assegurar sua vaga, com espetaculares 100% de aproveitamento. Na EuroCopa, um desempenho fulminante na primeira fase e um frustrante nas quartas de final, quando caiu para a Rússia de Arshavin e Cia. Um excelente plantel e aparições brilhantes são as esperanças dos torcedores de que agora sim, a Laranja Mecânica, fatura a tão desejada Copa do Mundo.


HOLANDA


Koninklijke Nederlandse Voetbalbond
Ranking FIFA: 4º

Copas Disputadas: 9

Melhor Colocação: Vice-Campeã (1974 e 1978)

Em 2006: 11º colocada

Provavel Convocação:

GOLEIROS: Marteen Stekelenburg (Ajax); Piet Velthuizen (Vitesse); Michel Vorm (Utrecht).

DEFENSORES: Edson Braafheid (Celtic); Giovanni Van Bronckhorst (Feyenoord); John Heitinga (Everton); Joris Mathijsen (Hamburgo); Andre Ooijer (PSV); Ron Vlaar (Feyenoord); Gregory Van Der Wiel (Ajax).

MEIO CAMPISTAS: Ibrahim Afellay (Ajax); Mark Van Bommell (Bayern München); Orlando Engelaar (PSV); Nigel De Jong (Manchester City); Wesley Sneijder (Internazionale); Rafael Van Der Vaart (Real Madrid); Demy De Zeeuw (Ajax); Eljero Elia (Hamburgo).

ATACANTES: Ryan Babel (Liverpool); Arjen Robben (Bayern München); Dirk Kuyt (Liverpool); Robin Van Persie (Arsenal); Klaas Jan Huntelaar (Milan).

TIME BASE: Marteen Stekelenburg; John Heitinga, Andre Ooijer, Joris Mathijsen e Giovanni Van Bronckhorst; Mark Van Bommell, Nigel De Jong e Wesley Sneijder; Arjen Robben e Robin Van Persie; Dirk Kuyt.

TÉCNICO: Bert Van Marwijk

O CARA: Arjen Robben



Após sair do Real Madrid e se livrar das lesões, Robben se firmou como titular absoluto, astro maior e principal responsável por conduzir o Bayern München à luta pelo título alemão e a final da UEFA Champions League. Veloz e habilidoso, Robben também é dono de potente e certeiro chute de longa distância. Em ótima fase, o meia-atacante é uma das grandes estrelas do mundial e certamente a maior aposta dos holandeses.

OLHO NELE: Wesley Sneijder



Assim como Robben, ex-jogador do Real Madrid e finalista da UEFA Champions League, mas pela Internazionale. O criativo meia tem como pontos fortes a sua qualidade nos passes, ótima visão de jogo, belos lançamentos e a perfeição na bola parada. Também vive fase espetacular e pode se destacar ainda mais ajudando os Laranjas a irem longe na Copa.

O PEREBA: Klaas Jan Huntelaar


O centroavante do Milan é o tipo grosseiro, caneludo. Tem sérias dificuldades no domínio de bola, habilidade zero, perde gols extremamente fáceis e não sabe fazer a de pivô. Resumindo: Alguém já conseguiu achar a função de Huntelaar em campo? Eu ainda não consegui. Fazendo uma comparação, ele é um Souza (centroavante reserva do Corinthians) piorado.

PONTO FORTE: Velocidade

O grande trunfo da seleção holandesa é sem dúvidas a sua velocidade. Jogadores leves e técnicos permitem à Laranja um jogo rápido e envolvente capaz de furar qualquer defesa e levar o time as vitórias.

PONTO FRACO: Defesa

Essa foi a grande missão de Van Marwijk quando assumiu o cargo de treinador da seleção holandesa, consertar a zaga. Com jogadores lentos e desorganizados, a defesa laranja é presa fácil para seus rivais. Às vésperas do Mundial, o técnico busca cumprir esse desafio, mas sua retaguarda ainda causa calafrios nos torcedores e pode por tudo a perder na África.

3 comentários:

  1. chamar o huntelaar d pereba eh assinar no fim do post q nao sabe do q está falando!

    ResponderExcluir
  2. Discordo do Profetta. Talvez o Huntelaar não seja o pior da defesa holandesa, mas com certeza ele está mais pra Pereba do que pra um bom jogador. Aliás, a defesa da Laranja é fraca mesmo, incluindo o goleiro.

    ResponderExcluir
  3. Profetta, o Huntelaar teve uma passagem apagadissima pelo Real Madrid, e faz uma nova passagem pifia pelo Milan. Ele fez alguns gols na Eredivisie contra adversários do naipe de Heereven, NAC Breda, Roda JC entre outros do campeonato holandês, campeonato onde até mesmo o glorioso Afonso Alves foi artilheiro, ou seja, não serve muito de base não é mesmo?!

    ResponderExcluir