quarta-feira, 14 de abril de 2010

A Visão na África - ESPANHA

Apenas 58 dias para a bola começar a rolar na África do Sul e seguimos com a nossa análise das principais candidatas a levantar a taça. Hoje, trataremos daquela que é talvez, a grande sensação do futebol mundial e apontada por 6 de cada 10 palpiteiros como a maior favorita, a seleção espanhola.

A Fúria passou de maneira arrasadora pelas Eliminatórias. Foram 30 pontos conquistados em 30 disputados, 28 gols marcados e apenas 5 sofridos, um incrível saldo de 23 positivo. Como se não bastasse tal campanha, “La Roja” ainda faturou a tão disputada Euro Copa no ano de 2008. No entanto, nem tudo são flores no reino espanhol, a seleção de Vicente Del Bosque ainda luta contra o rótulo de “amarelão” que voltou a tona após o tropeço perante a modesta seleção dos Estados Unidos na última edição da Copa das Confederações. Conseguirá a Espanha espantar de vez essa sina de “pipocadas”? Aguardemos.

ESPANHA



Real Federación Española de Fútbol

Ranking FIFA: 1º

Copas Disputadas: 12

Melhor Colocação: 4º Colocada (1982).

Em 2006: 9º Colocada.

Provável Convocação:

GOLEIROS: Iker Casillas (Real Madrid); Jose “Pep” Reina (Liverpool); Victor Valdés (Barcelona).

DEFENSORES: Sérgio Ramos (Real Madrid); Carles Puyol (Barcelona); Gerard Piqué (Barcelona); Joan Capdevilla (Villareal); Alvaro Arbeloa (Real Madrid); Raul Albiol (Real Madrid); Carlos Marchena (Valência).

MEIO CAMPISTAS: Marcos Senna (Villareal); Xabi Alonso (Real Madrid); Sergio Busquets (Barcelona); Xavi Hernandez (Barcelona); Cesc Fabregas (Arsenal); Andres Iniesta (Barcelona); Jesus Navas (Sevilla); David Silva (Valência).

ATACANTES: Fernando Torres (Liverpool); David Villa (Valência); Dani Güiza (Fenerbahçe); Alvaro Negredo (Sevilla); Juan Mata (Valência).
TIME BASE: Iker Casillas; Sérgio Ramos, Carles Puyol, Gerard Piqué e Joan Capdevilla; Xabi Alonso, Xavi Hernandez, Andrés Iniesta e David Silva; David Villa e Fernando Torres.

TÉCNICO: Vicente Del Bosque.

O CARA: Fernando Torres



Velocidade e técnica apurada aliadas a um implacável faro de gol são pré-requisitos que credenciam Fernando Torres como a grande estrela da seleção espanhola. Autor do gol que deu aos espanhóis o título da Euro 2008 sobre a Alemanha, El Niño carrega nos ombros o peso de conduzir a Fúria rumo ao seu primeiro título mundial. Capacidade para isso todos sabemos que o avante do Liverpool tem, resta saber se as lesões que tanto o incomodam iram deixar que Torres desempenhe o seu melhor futebol na África.

OLHO NELE (S): Xavi e Iniesta



Como falar de Xavi sem citar Iniesta? Como falar de Iniesta sem citar Xavi? Os dois meias do Barcelona se completam e por isso, essa sessão teve de ser alterada. Geralmente, cito apenas um jogador como “possível destaque”, mas nesse caso, devo mencionar esses dois monstros do meio campo espanhol. Xavi e Iniesta vêm fazendo história, com um futebol bonito, de bola no chão, passes rápidos e precisos, visão de jogo e técnica absurda, os dois vão escrevendo juntos uma importante página na história do futebol, e podem fazer ainda mais, ditando o ritmo de jogo de La Roja, podem levar a seleção a uma inédita conquista.
O PEREBA: Joan Capdevila


Em uma seleção tão boa quanto à espanhola, é até difícil apontar um jogador como o pereba, então, coube a mim a dura missão de fazê-lo. E pra não ficar em cima do muro tratei logo de mencionar Capdevila. O lateral esquerdo do Villareal é a ovelha negra de Del Bosque. Seu futebol não condiz com o do resto do time. Chega a parecer uma discrepância quando a bola passa por seus pés, não que o lateral seja um completo cabeça-de-bagre, mas é que ele tem a árdua tarefa de jogar tão bem quanto os outros 10, o que convenhamos não é nada fácil.

PONTO FORTE: Toque de bola

A busca por um futebol refinado passa essencialmente pelo ótimo toque de bola. Algo alcançado com êxito pelos comandados de Del Bosque, ainda na época do ex-treinador Luis Aragonés. Jogadores extremamente técnicos que fazem essa característica tão importante parecer fácil. A começar na linha de defesa com Sergio Ramos e Piqué, um meio campo brilhante com Xabi Alonso, Xavi, Iniesta e Silva, até o ataque com Villa e Torres, são todos talentos que fazem de um toque de bola envolvente a sua maior arma para chegar ao gol adversário e atingir vitórias.

PONTO FRACO: Físico

Alguns dos principais jogadores da seleção espanhola vivem uma verdadeira guerra contra as lesões as vésperas do mundial. Andrés Iniesta que já não jogou a Copa das Confederações 2009 com a Fúria está fora do fim da temporada pelo Barcelona. Seu substituto imediato na seleção, Cesc Fabregas, também freqüenta o departamento médico do Arsenal a um bom tempo e dificilmente chegará inteiro no mundial. Marcos Senna passou um bom tempo no estaleiro e só agora vem se firmando novamente no meio campo do Villareal. Fernando Torres, assim como Iniesta, também corre o risco de perder todo o restante da temporada com o Liverpool por conta das lesões. Todas essas avarias podem causar um dano terrível no selecionado espanhol e comprometer todo o trabalho de Del Bosque em busca do título mundial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário