domingo, 11 de novembro de 2012

Bem vindo de volta, Goiás

O placar de 3 a 0 sobre o Barueri que garantiu a volta à Serie A foi apenas mais do mesmo para o Goiás, imbatível no Serra Dourada durante toda a campanha que culminou no retorno a elite do futebol nacional.

Dentro do estádio que ontem recebeu o impressionante público de 39 mil pessoas, o clube esmeraldino venceu 14 vezes e empatou outras quatro, com 37 gols anotados e apenas sete sofridos.

Com três pontos de vantagem para o segundo colocado Criciúma, é muito provável que a torcida goiana comemore o bi campeonato da segundona nacional na última rodada, contra o Joinville, fechando a participação em sua casa, que certamente estará mais uma vez pintada de verde.

Mas não foi apenas em casa que o Goiás sobrou. Longe de seus domínios, o time comandado por Enderson Moreira também conseguiu bons resultados, com oito vitórias e quatro empates (foi derrotado em seis oportunidades), somando 24 pontos.

Muitos desses, no segundo turno do campeonato, quando o treinador encontrou a formação ideal e conseguiu somar 38 dos 51 pontos disputados até aqui. Sendo 27 deles numa incrível arrancada de nove vitórias e apenas uma derrota, diante do Vitória em Salvador.

Adepto ao sistema da moda, o 4-2-3-1, Enderson adotou no Goiás uma particularidade. Com laterais que mais apóiam do que defendem (muito mais, inclusive), o treinador prende seus volantes Amaral e Thiago Mendes para fazerem a devida cobertura, garantindo assim sustentação defensiva à sua equipe.

Na frente, o trio de meias que alia velocidade à intensa movimentação, invertendo constantemente o posicionamento e confundindo a marcação adversária. A trinca de armadores que soma 25 gols (12 de Ricardo Goulart, 7 de Ramon e 6 de Renan Oliveira) é a grande arma do time, que conta ainda com os gols do artilheiro Walter.

Atuando como pivô, o camisa 18 compensa a nítida falta de condicionamento físico com arremates precisos, que já lhe garantiram 15 tentos na competição. Além dos gols, o atacante é importante também para prender a bola na frente, aguardando a chegada de algum companheiro vindo de trás.

A má notícia para o torcedor esmeraldino é que o empréstimo do artilheiro está chegando ao fim e o Porto já manifestou o interesse em contar novamente com o futebol de Walter. Além dele, Vitor, que pertence ao Palmeiras e Ricardo Goulart, em negociação adiantada com o São Paulo, também devem deixar a Serrinha.

Mas, agora que o grande objetivo da temporada foi alcançado, isso de pouco importa para a torcida verde e branca do cerrado. Esse torcedor, só quer saber mesmo é de fazer sua merecida festa pelo justíssimo retorno à primeira divisão nacional.

Goiás 4231O time que bateu o Barueri garantindo o acesso e foi base durante toda a campanha: 4-2-3-1 com Walter no comando de ataque, laterais liberados para avançar e intensa movimentação da trinca de armadores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário