sábado, 29 de outubro de 2011

Chelsea 3-5 Arsenal – Surpreendente e Marcante

Van PersieClássicos por si só são sempre jogos emocionantes e completamente imprevisíveis. Mas na atual temporada da Premier League esses jogos tem sido ainda mais espetaculares. Primeiro, foi a impressionante goleada do Manchester United por 8 a 2 sobre o Arsenal. Depois, foi a vez do mesmo United provar do próprio veneno e cair por 6 a 1 perante o seu rival Manchester City, em pleno Old Trafford. Hoje não foi diferente, pois com uma atuação impecável, o Arsenal implicou sonoros 5 a 3 no Chelsea, dentro de Stanford Bridge.

Com suas linhas retraídas e uma postura diferente da habitual, o Arsenal não mantinha a posse de bola, e sim, apostava nos contragolpes, acionando sempre o veloz Theo Walcott pelo lado direito. Por ali, o time poderia ter saído na frente, quando o camisa 14 passou como quis por Ashley Cole e rolou para Gervinho perder gol incrível. Pouco depois, foi a vez de Van Persie desperdiçar ótima chance, também em cruzamento de Walcott.

Chelsea - ArsenalFormações iniciais: O 4-3-3 azul contra o 4-1-4-1 do Arsenal: Lado direito era a saída para as duas equipes.

Com mais posse, mas sem tanta contundência, o Chelsea explorava os lados com Sturridge à direita e Mata nas costas do improvisado Djourou pela esquerda. No entanto, foi quando os dois wingers inverteram seus posicionamentos, que o time chegou ao gol, quando Mata, dessa vez pela direita, recebeu lançamento primoroso de Terry, tirou de André Santos e colocou na cabeça de Lampard para abrir o placar.

O reves no marcador não abalou o time visitante, mas o fez alterar seu estilo, saindo de trás e passando a pressionar o Chelsea em seu campo de defesa e encurralando o time azul. O combate na intermediaria adversária funcionou quando Gervinho se redimiu do tento perdido no inicio ao roubar a bola de Mikel, deixar com André Santos e penetrar nas costas de Terry para receber de Ramsey e deixar Van Persie na boa para empatar. A primeira etapa já se encaminhava para o seu final com o resultado em igualdade, porém, antes do intervalo ainda deu tempo de Lampard cobrar escanteio para Terry se antecipar a Mertesacker e recolocar os azuis em vantagem.

Veio a segunda etapa e com ela um Arsenal avassalador que em dois minutos já havia desperdiçado duas boas chances de empatar. No terceiro minuto, a terceira chance, quando novamente Gervinho roubou a bola – dessa vez de Torres – e deixou com Song, que acionou André Santos livre na esquerda para igualar novamente o marcador.

Sentindo o bom momento, os Gunners não diminuíram o ritmo e a virada não demorou a sair, quando Walcott novamente foi acionado pela direita, mas dessa vez resolveu tudo sozinho, passando no meio de dois marcadores e tocando na saída de Cech para fazer um golaço.

Em desvantagem, André Villas Boas mexeu e lançou o time a frente, trocando Sturridge, Ramires e Mikel por Malouda, Lukaku e Raul Meireles, respectivamente. O 4-3-3 inicial se tornara um 4-4-2, com linhas avançadas e a dupla de wingers Mata e Malouda bem espetados, fazendo quase um 4-2-4. A pressão no campo do oponente fez efeito e André Santos, que havia ido bem no campo de ataque, voltou a falhar na defesa, quando tentou sair jogando e deu a bola nos pés de Raul Meireles, que passou para Mata acertar belo chute de fora da área e igualar novamente o placar.

Chelsea - Arsenal 2Como terminou: Chelsea em um 4-4-2 que virou praticamente um 4-2-4, acabou batido pelo impiedoso Van Persie.

Mas o dono do jogo ainda estava por aparecer. Van Persie, que se movimentou e deu trabalho para a defesa azul durante os noventa minutos, foi letal em duas oportunidades no fim do jogo. Primeiro, quando Malouda recuou bola na fogueira para John Terry, que escorregou de maneira patética e deixou Van Persie tranqüilo para driblar Cech e recolocar os Gunners na frente. Depois, já nos acréscimos, quando o Chelsea se lançava de maneira desesperada ao ataque em busca do empate, Arteta puxou contra-ataque e serviu o holandês pela esquerda para fuzilar a meta azul e fechar o marcador.

Com os três gols, o capitão Gunner chega à impressionante marca de 28 tentos em 27 jogos em 2011 pela Premier League, média de 1,03 por jogo. O resultado pode marcar a temporada para as duas equipes, já que a boa atuação e a goleada em campo adversário podem devolver a confiança para o Arsenal voltar a brigar na parte de cima da tabela mesmo em uma temporada que promete ser difícil. Por outro lado, a segunda derrota seguida deixa o Chelsea a nove pontos do líder Manchester City e cada vez mais preocupado apenas em se assegurar entre os quatro melhores, posição já ameaçada pelo próprio rival vermelho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário