quarta-feira, 3 de novembro de 2010

“Mou” tinha razão, Pippo é o perigo

Milan x Madrid

O jogo do San Siro era cercado de expectativas, como sempre será alias um jogo do porte de Milan x Real Madrid. O time da casa precisava muito do resultado positivo para encaminhar a classificação, enquanto os visitantes buscavam manter a invencibilidade na temporada, além de garantir a primeira colocação do grupo.

O time rossonero foi a campo postado em um 4-3-3, com os brasileiros Ronaldinho e Pato abertos e Ibrahimovic centralizado. No entanto, a equipe sofria pela falta de criatividade do seu meio campo, formado basicamente por três volantes, sendo que Gattuso e Boateng não tem qualidade na saída para o jogo, e Pirlo se preocupava muito mais em marcar Özil do que em jogar.

Já o Madrid, se posicionava no já tradicional sistema de Mourinho, o 4-2-3-1 com o habilidoso e veloz tridente de meias. A única mudança no time merengue com relação aquele que bateu o Milan há cerca de 15 dias no Santiago Bernabéu foi a volta de Sergio Ramos à lateral direita.

A equipe de José Mourinho cometia um grave erro na primeira etapa, que era a inversão de posicionamento entre Cristiano Ronaldo e Higuain, com o português fazendo as vezes de centroavante e Pipita sendo o meia esquerda blanco. Com o camisa sete aberto, poderia em velocidade explorar melhor a frágil marcação de Abate, um meia improvisado na lateral direita. A lateral esquerda também era um problema para o Milan, com o veterano e decadente Zambrotta na função e sofrendo com a rapidez do argentino Di Maria.

Ronaldinho, foi um jogador a menos em campo. Participou pouco do jogo, não ajudava o time na marcação e na criação, um único lance de perigo, quando deixou Ibrahimovic na cara de Casillas, para o sueco tocar por cima do goleiro, mas a bola saiu pela esquerda do gol.

A superioridade merengue - especialmente no setor de meio campo - era gritante, no entanto, os blancos esbarravam ora na falta de pontaria de seus avantes, ora nas defesas de Abbiati e até mesmo quando Pirlo salvou por duas vezes. Quando a primeira etapa já caminhava para o fim sem gols, Di Maria fez bela jogada pela direita e encontrou Higuain completamente livre dentro da área, o argentino dominou e tirou do arqueiro para abrir o placar em favor dos merengues.

Os dois times voltaram da mesma forma para a segunda etapa, mas por pouco tempo. Com apenas 14 minutos de bola rolando, Massimiliano Allegri perdeu a paciência com Ronaldinho e sacou o brasileiro para a entrada do homem que mudaria completamente a história do jogo, Inzaghi.

Apenas nove minutos depois da entrada do camisa nove, em um balão da defesa milanista, Pepe falhou feio e a bola ficou para Ibrahimovic pela esquerda, o sueco avançou e cruzou nas mãos de Casillas, que não segurou e a pelota sobrou justamente para Pippo empurrar para as redes.

Mourinho, tentando a mesma fórmula que deu certo no último cotejo merengue (vitória por 3 a 1 sobre o Hercules, na Liga Espanhola), lançou Benzema na vaga de Higuain, buscando velocidade e movimentação no comando de ataque blanco.

Milan x Madrid 2

Mas nada disso pode ser superior à estrela de um jogador especial, e dez minutos após empatar a partida, Inzaghi apareceu novamente. Dessa vez, em lançamento de Gattuso, que encontrou o veterano atacante livre – e em claro impedimento, Casillas novamente saiu mal do gol e Inzaghi apenas tirou do goleiro para virar o jogo.

Pippo Inzaghi Todos devem se lembrar, quando nas vésperas do jogo de ida em Madrid, José Mourinho deu declaração polêmica, dizendo que o Milan poderia usar 3, 4 ou 6 atacantes, desde que não jogasse Pippo Inzaghi. Hoje, Pippo mostrou que o comandante luso não temia à toa. O tento da virada foi o 70º do italiano em competições europeias, o maior artilheiro da Europa em todos os tempos, ao lado de Raul.

A entrada de Ambrosini no lugar de Pato aos 28 minutos deu uma melhor consistência na marcação rossonera, que dessa vez combatia bem o perigoso tridente de meias do time espanhol. Assim, Di Maria, Cristiano Ronaldo e Özil, justamente os três homens responsáveis por levar o Madrid à frente, sumiram do jogo sob a forte pegada italiana.

O nervosismo de Pepe, que já havia falhado no primeiro gol dos mandantes, era claro, e Mourinho sacou o zagueiro, para lançar Pedro Leon, um meia ofensivo e criativo para buscar o empate.

E não é que a mexida deu certo? Quando a partida se encaminhava para o seu fim e a vitória milanista parecia certa, aos 49 minutos da etapa final, Benzema avançou pela direita e encontrou o garoto Pedro Leon livre na área, o camisa 16 dominou e bateu tirando de Abbiati e garantir o empate.

A igualdade no marcador, no fim, acabou por ser o resultado mais justo por tudo aquilo que foi apresentado pelas duas equipes. Melhor para o Real, que segue na ponta do grupo, com uma bela folga de cinco pontos para o segundo colocado Milan, que agora vê os seus rivais encostarem na briga pela segunda vaga do grupo.

Um comentário:

  1. Caro Rafael, eu estava concordando com quaaaase tudo no seu post, acho mesmo que pecamos nas finalizações, mas não sei se é mal de torcedor mesmo, mas ao meu ver nem o empate foi justo com o que as duas equipes apresentaram em campo, especialmente pela benevolência do árbitro em muitas jogadas em que evitou dar até mesmo um amarelo (Inzaghi e Gattuso pediram para serem expulsos)e justamente pelo fado do segundo gol milanista ter saído em um empedimento gritante de 2 metros, somando-se a quem esteve com o controle da partida pela maior parte que me sinto "vitorioso" da casa de um rival europeu tão forte.
    Claro, devido as circunstâncias em que aqueles 2x1 (aí sim muuuuito injusto) estava terminando a partida, é que o 2x2 acabou sendo justo. De qualquer forma, o Real "tropeçou" quando pode já que nestas competições estilo copa não se pode relaxar nem trocar muito passinho "controlador de partida". Posse de bola não é tudo, o mais importante ao meu ver é o psicológico, já que peças de qualidade e organização graças a deus e São Mourinho essa temporada nós temos.

    Parabéns pelo post e pelas observações táticas sempre precisas, estou ansioso já pelo Atlético de Madrid e mais para frente "nos enfrentaremos" no Barcelona x Real Madrid mais importante dos últimos 5 anos (já que acho que finalmente chegamos com uma equipe a altura da sua). Que vença o melhor.

    Hala Madrid e Um abraço!

    ResponderExcluir