segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Erros que decidiram o Derby da Capital

Lazio x Roma

Clássico é sempre um jogo diferente, brigado e de muito estudo, onde o time em pior momento pode aprontar para o teoricamente melhor, justamente por se tratar de um jogo especial.

Na capital italiana também é assim, e Lazio e Roma prometia ser um confronto daqueles, já que com o tropeço da vice Inter, era a oportunidade de ouro para os biancocelesti dispararem na ponta do Calcio e de quebra afundarem o seu maior rival. Em contrapartida, era a chance da Roma buscar uma recuperação e ainda atrapalhar a vida do “co-irmão” regional.

O técnico Cláudio Ranieri não contava com seu principal jogador, o capitão e ídolo Totti. Para a vaga do camisa 10 o treinador lançou o francês Menez, que já havia ido muito bem durante a semana, contra o Basel-SUI pela UEFA Champions League. Mas a lista de desfalques romanistas não parava em “Il capitano”. Os brasileiros Juan e Taddei também não puderam entrar em campo, com isso, Burdisso entrou para compor a zaga ao lado de Mexés e o também brasileiro Fábio Simplicio entrou no meio campo.

Do outro lado, Edoardo Reja tinha apenas a ausência do zagueiro Biava, substituído por Standardo. O técnico promoveu ainda outra alteração na equipe que havia vencido o Palermo na última rodada, com a entrada de Rocchi no lugar do argentino Zarate. A mudança mexeu na estrutura tática da equipe, habituada a jogar no 4-2-3-1 com Hernanes centralizado, ontem o time se postou em um 4-2-2-2 onde o brasileiro foi meia direita.

A mudança parece não ter sido uma boa para os azuis. Hernanes ficou preso pelo lado do campo, onde o seu rendimento é inferior. Além disso, se preocupou em demasia em combater as subidas de Riise. A velocidade da equipe, essencial para a estratégia de contragolpes imposta por Reja, ficou muito comprometida com a entrada do camisa nove, que com pouca movimentação “congelava” o ataque.

Ao notar isso, o treinador não pensou duas vezes antes de trocar o estático avante pelo argentino já no intervalo, voltando o time ao sistema tradicional, após ver uma Roma irresponsável dominar toda a primeira etapa e só não sair com a vantagem graças ao bandeira, que viu impedimento de Borriello em jogada pela esquerda que resultou em gol anulado de Greco, que entrara no lugar do lesionado Menez.

Lazio x Roma 2

A igualdade no marcador, no entanto, durou pouco mais de cinco minutos da etapa final. Fabio Simplicio, que foi um monstro no meio campo grená, recebeu na entrada da área e bateu forte, Liechsteiner desviou com o braço e o juiz apontou a marca da cal. Borriello bateu muito mal, mas contou com a ajuda de Muslera para tirar o zero do placar.

Apesar do balde de água fria, a Lazio não se abateu e se lançou a frente para buscar o empate. A melhor oportunidade para igualar o marcador caiu justamente nos pés do craque, mas Hernanes de frente para o gol, bateu em cima de Julio Sergio. Era nítida a melhora na equipe, especialmente pela volta da velocidade ao time e a volta de Hernanes à posição onde encontrou seu melhor futebol.

Mesmo com o evidente crescimento na produção do time, o técnico Edoardo Reja resolveu mexer novamente, e mais uma vez errou, dessa vez ao sacar Hernanes para a entrada de Foggia. Não que o brasileiro estivesse fazendo uma grande apresentação - pelo contrário, estava abaixo do que vem apresentando, o erro foi mexer novamente no sistema de jogo do time, voltando ao 4-2-2-2 com Foggia pela esquerda, Mauri pela direita, e Zarate fazendo companhia a Floccari no comando de ataque.

Roma Com o placar favorável, a Roma já não era mais o time irresponsável do primeiro tempo. Bem postada defensivamente – algo natural em um time de Ranieri, continha os avanços do rival e procurava encaixar os contra ataques para matar o jogo. O meio campo romanista jogava demais, especialmente o brasileiro Fábio Simplicio, que por muito pouco não ampliou o placar, mas o chute do camisa 30 explodiu no travessão.

Porém, se um brasileiro da Roma não foi capaz de anotar o segundo gol e definir o derby, outro saiu do banco para fazê-lo. Aos 42 minutos da etapa final, Julio Baptista que entrara há apenas dois minutos, recebeu pela esquerda da área, cortou André Dias e foi derrubado, segundo pênalti a favor dos giallorossi, dessa vez foi Vucinic quem bateu com categoria para liquidar a fatura.

Lazio x Roma 3

Se o clássico é o tipo de jogo especial, onde pequenos erros podem definir o placar, o treinador biancocelesti parecia não saber disso, pois seus erros foram fundamentais para o triunfo romanista. Resta saber como a Lazio irá reagir à amarga derrota diante do arqui rival, se manterá o bom futebol e com isso os bons resultados, ou se sentirá o peso da derrota e cairá de rendimento.

Um comentário:

  1. Olá, gostei do blog e já estou seguindo.
    A propósito, topa uma parceria?

    Aproveito e convido para também para tornar-se seguidor do FuteB.R.O.N.C.A.!

    Fico no aguardo no email: blogfutebronca@gmail.com

    Saudações!!!

    ResponderExcluir