segunda-feira, 16 de setembro de 2013

UEFA Champions League 2013/2014 - Fase de Grupos

Para alegria daqueles malucos por futebol, será dada a largada para mais uma temporada da UEFA Champions League. Boas chaves foram formadas, com promessas de grandes jogos em alguns grupos, e de muito equilíbrio em outros. Fato é que mais uma temporada da maior competição interclubes do mundo da bola irá começar, e abaixo, você confere uma rápida análise grupo a grupo
, os favoritos a se classificarem, quem pode aprontar e os times bases de cada uma das 32 equipes.

Grupo A
Com novo treinador depois de 27 temporadas sob a batuta de Sir Alex Ferguson, o Manchester United ainda oscila nesse começo de temporada, alternando boas partidas com atuações sofríveis. A boa noticia para os Red Devils foi a permanência do craque Wayne Rooney, que viveu indefinição sobre seu futuro durante o período de transferências, mas acabou mesmo ficando em Old Trafford.

Apesar da chave equilibrada e com rivais perigosos, o time vermelho ainda é o grande favorito a uma das vagas, seguido de perto pelo Shakhtar Donetsk e sua legião brasileira, que já demonstrou sua força na última temporada, quando eliminou na fase de grupos o então campeão Chelsea. Reforçado por ainda mais atletas brasileiros, como Bernard, Fred, Fernando e Wellington Nem, o time ucraniano é candidato a segunda (ou quem sabe até primeira) vaga do grupo.

Correndo por fora, os alemães do Bayer Leverkusen e os espanhóis da Real Sociedad. Mesmo com a baixa de seu melhor jogador, André Schurrle, que partiu rumo ao Chelsea, o Leverkusen mantém a mesma base da última temporada, inclusive com o perigoso artilheiro Stefan Kiessling. O time espanhol por sua vez, já demonstrou ser uma equipe perigosa no duelo contra o Lyon por uma vaga na fase de grupos. Com um ataque envolvente, o time basco sapecou quatro tentos a zero sobre os franceses.


Grupo B
A incansável busca madridista pela tão sonhada “La Décima” chega a um novo capítulo. Depois de três temporadas parando nas semifinais com José Mourinho, o time branco decidiu que era hora de trocar o comandante, e assim, trocou o português pelo italiano Carlo Ancelotti. No entanto, o plantel segue quase o mesmo, tendo em Cristiano Ronaldo sua grande esperança de uma boa campanha. Fica a expectativa pelo desempenho do galês Gareth Bale, contratação mais cara da história que desembarca em Madrid com a missão de dividir com o camisa 7 a responsabilidade de decidir em favor dos merengues.

A luta pela primeira posição do grupo promete ser intensa entre madridistas e a poderosa Juventus. Com a mesma base que se sagrou bi campeã italiana, a Vecchia Signora reforçou justamente seu setor mais carente, o ataque. As chegadas de Fernando Llorente e principalmente de Carlitos Tevez potencializam a dona da Itália a candidata forte também em âmbito continental.

Contra as duas potencias, mesmo contando com nomes como Didier Drogba e Wesley Sneijder, fica complicado imaginar chances de o Galatasaray avançar à fase seguinte. Para os turcos, a luta real é pela terceira colocação e a vaga na fase oitavas de final da UEFA Europa League, contra os dinamarqueses do Copenhague.


Grupo C
Sorteio generoso com os franceses do Paris Saint Germain. Contra Benfica, Olympiacos e Anderlecht, a tendência é que os azuis, agora sob o comando de Laurent Blanc e com Edinson Cavani dividindo com Ibrahimovic a responsabilidade pelos gols, assegurem com tranquilidade a primeira colocação da chave, enquanto o Benfica desponta como grande favorito à segunda vaga.

Olympiacos e Anderlecht devem apenas fazer figuração dentro do grupo e lutarem entre si pela vaga na fase mata-mata da Europa League, com ligeiro favoritismo para os gregos.


Grupo D
Atual campeão, o Bayern Munique ainda busca se reencontrar depois da troca de treinador. Pep Guardiola assumiu o time de Jupp Heynckes com a dura missão de repetir a perfeita temporada anterior, onde o time levou todas as taças que disputou – UCL, Bundesliga e DFB Pokal. Apesar de contar com um plantel riquíssimo, o time bávaro vem sofrendo nesse inicio de temporada para se adaptar à mudança no estilo de jogo, no entanto, não deverá encontrar dificuldades para avançar em seu grupo.

Assim como o Manchester City, que disputa a competição pela terceira temporada consecutiva e tem na atual a sua grande chance de passar da fase de grupos. O plantel continua rico e talentoso, e com reforços importantes como Jesús Navas e Stevan Jovetic, o time do novo comandante Manuel Pellegrini tem tudo para avançar com facilidade, uma vez que CSKA Moscou e Viktoria Plzen não contam com elencos fortes o suficiente para fazer frente aos dois poderosos clubes da chave.


Grupo E
Depois da campanha desastrosa na última temporada, quando caiu ainda na fase de grupos, o Chelsea se reforçou bem para a nova edição do torneio continental. Sem dúvidas, o retorno de José Mourinho a Stamford Bridge é a principal atração dos Blues, que contam ainda com as importantes chegadas do matador camaronês Samuel Eto’o e do meia brasileiro Willian, ambos vindo do Anzhi com condições de serem titulares no time azul, que além de fortalecido, contou ainda com a sorte ao cair em grupo frágil.

Dentre os rivais do clube inglês, o Schalke 04 é quem desponta como o favorito a ficar com a segunda vaga, seguido de perto pelo Basel, que já surpreendeu há duas temporadas quando eliminou ninguém mais ninguém menos que o Manchester United na fase de grupos. Mesmo com a chave fraca, a chance dos romenos do Steaua Bucareste surpreender são remotas.


Grupo F
Quase um grupo déjà vu. Arsenal, Borussia Dortmund e Olympique Marseille novamente no mesmo grupo, assim como na temporada 2011/2012, quando tiveram a companhia do Olympiacos. Dessa vez, a companhia é do Napoli, um rival bem mais forte que o grego e que faz dessa, a chave da morte do certame.

O atual vice-campeão Borussia Dortmund manteve a base forte que chegou à última decisão, além de ter faturado duas das três últimas edições da Bundesliga. A única baixa no time de Jurgen Klopp foi o baixinho Mario Gotze, que trocou o clube pelo rival Bayern mas foi prontamente substituído por Henrikh Mkhitaryan, que se não tem a mesma habilidade e visão de jogo do ex-camisa 10, conta com maior poder de fogo e força nas chegadas à área adversária.

No Arsenal, a esperança fica por conta da excelente dupla de armadores formada por Santí Cazorla e o recém chegado Mesut Özil. O problema para os Gunners é para quem o excepcional dueto irá servir, uma vez que Olivier Giroud não é nem de longe o matador sonhado pela torcida. Ainda assim, os ingleses são ao lado dos alemães, os favoritos a ficarem com as duas vagas.

Favoritismo pequeno, visto que o Napoli investiu bem o dinheiro arrecadado com a venda de Cavani e montou um grupo forte, com nomes como Pepe Reina, Callejón e Higuain, que se juntam ao maestro Marek Hamsik no bom time de Rafael Benítez, e o bom Olympique, que mantém uma base sólida e tem reais chances de classificação no mais equilibrado dos grupos.


Grupo G
Se o grupo F é o chamado “da morte”, este pode ser considerado o “grupo da vida”, sem nenhuma equipe que chame tanta atenção ou que irá lutar pela taça. Apesar da saída do ídolo Radamel Falcão, a diretoria do Atlético de Madrid agiu bem e repôs a altura com o reforço do maior artilheiro da história da seleção espanhola, David Villa. Com a mesma base que faturou a Copa do Rey sobre o poderoso Real Madrid e sob o comando de Diego Simeone, os colchoneros são os grandes favoritos do grupo.

Mesmo enfraquecido pelas saídas de João Moutinho e James Rodríguez, os Dragões contaram com a sorte de caírem em um grupo equilibrado que lhes permite sonhar com a classificação, mas pra isso terá de bater o Zenit, que contam com a base da seleção russa, além do brasileiro Hulk, grande destaque da equipe.


Grupo H
Grupo que reúne o maior número de títulos continentais. São no total, 16 canecos divididos entre as quatro equipes – sete do Milan, quatro do Barcelona, quatro do Ajax e um do Celtic. Com a chegada de Neymar, o Barcelona espera enfim, depender menos de Messi e criar um fato novo para o seu já estudado e bem marcado modelo de futebol. Apesar da chegada do novo treinador Tata Martino, o time da Catalunha mantém os mesmos sistema e filosofia de jogo de temporadas recentes, o famoso tiki-taka. O que precisa ser recuperado é a força na pressão no setor ofensivo, perdida na última época sob o comando de Tito Vilanova. Ainda assim, os blaugranas são favoritos e não devem encontrar obstáculos na fase de grupos.

Mesmo com um elenco bem abaixo de sua tradição, o Milan pode (e deve) passar com relativa tranquilidade na segunda vaga. O retorno do ídolo Kaká deve dar ao time um toque de criatividade que faltava, além de uma referência para dividir com Balotelli a responsabilidade de conduzir os rossoneros. O Celtic tentará surpreender e repetir a temporada passada, quando também no grupo do Barcelona, avançou deixando o Benfica pelo caminho – o time escocês chegou a bater o Barça em seus domínios. No Ajax, após a saída de seu melhor jogador, Christian Eriksen, o terceiro lugar no grupo e a vaga na Europa League já estará de ótimo tamanho.


Nenhum comentário:

Postar um comentário