sábado, 28 de maio de 2011

Barcelona 3x1 Man Utd – Escrevendo a História

Quando divulgadas as escalações, a uma hora da bola rolar, uma surpresa, e ao contrário do que imaginava esse que vos escreve, a novidade veio do lado catalão.

A entrada de Mascherano no miolo de zaga até era esperada, mas não na vaga de Puyol, deixando o capitão culé no banco. Dessa forma, o time de Guardiola entrou no seu já rotineiro 4-3-3 com Abidal na lateral esquerda e o argentino na zaga central ao lado de Piqué.

Do outro lado, um United distribuido no seu não menos habitual 4-4-1-1, sem nenhuma surpresa, a não se na maneira como o time entrou no jogo, pressionando a saída de bola com intensidade, com dois homens sufocando o homem da bola.

Barcelona vs Man Utd Barcelona no bom e velho 4-3-3, com Mascherano na zaga e Abidal na lateral. Man Utd em 4-4-1-1, com um Park esforçado, porém perdido na esquerda e um Valencia inoperante na direita.

O vigor na marcação durou até cerca dos quinze minutos, quando o time sentiu a parte física e diminuiu o ritmo, dando ao Barcelona tudo que o time queria, espaço para as trocas de passes no seu meio campo e tranquilidade para o fazer.

Essa liberdade se tornou um problema quando aos 27 minutos da etapa inicial Xavi avançou com a bola dominada e com a visão de jogo e qualidade no passe que lhe é peculiar, deixou Pedro cara a cara com Van Der Sar para abrir o marcador.

O gol deixou o Barcelona acomodado, ao ponto de deixar com que o Manchester saisse mais pro jogo, passando a pressionar novamente os catalães em seu campo de defesa.

A pressão funcionou e no erro na cobrança de lateral de Abidal, Rooney recuperou a bola e tabelou com Giggs (em impedimento) para igualar o placar ainda na primeira etapa.

As duas equipes voltaram do intervalo sem mudanças, mas com uma nova surpresa no Barcelona, dessa vez, na postura do time em campo.

O time que toca a bola até conseguir a penetração na área adversária, seja nas diagonais com seus velozes pontas ou em uma tabela na entrada da área, passou a apostar mais nas finalizações de média e longa distância.

Foi assim que Messi, aos oito minutos da etapa final, recebeu a bola no lado direito do ataque, fez a finta em Evra e soltou a bomba do mágico pé esquerdo para bater Van Der Sar, fazer o seu primeiro gol em território inglês e recolocar o Barcelona no caminho da vitória.

Vitória que foi consolidada também em um arremate de média distância, aos vinte e três minutos, quando David Villa recebeu de Busquets na entrada da área e com muita categoria colocou no ângulo para fazer um golaço e assegurar o quarto título europeu para a equipe blaugrana.

A vantagem novamente acomodou o Barça, que perdeu o impeto ofensivo, mas ao contrário da primeira etapa, não se deslMessi Taçaigou na sua defesa e segurou o resultado positivo até o ápito final de Viktor Kassai para comemorar mais uma conquista.

Uma conquista de um time que marca a sua época e que entra para a história do futebol, por sua capacidade de vencer e encantar. Uma conquista que coloca esse impressionante Barcelona definitivamente entre os melhores da história do esporte bretão.

2 comentários:

  1. Eu tenho 26 anos e é o melhor time que já vi até agora. É algo fantástico! O Messi é de arrepiar! Nem tenho mais palavras.

    ResponderExcluir
  2. parceria?

    http://dcfutebolclube.blogspot.com/

    ResponderExcluir