Mais um brilhante capítulo na já brilhante carreira de Lionel Messi foi escrito na noite de ontem. Com os três gols marcados na goleada do Barcelona sobre o Granada, pela 28ª rodada do Campeonato Espanhol, o argentino assumiu o posto de maior artilheiro da história da equipe catalã em jogos oficiais, com 234 tentos, superando os 232 de César Rodríguez, dono do posto até então – contando jogos não oficiais, o maior artilheiro é Paulino Alcântara, com 369 bolas na rede.
Desde o primeiro gol em 1º de maio de 2005, na vitória blaugrana sobre o Albacete por dois a zero pela Liga das Estrelas, já foram 153 no certame nacional, 19 na Copa do Rei, 49 na Champions League, oito na Supercopa da Espanha, um na Supercopa Européia e quatro no Mundial de Clubes da FIFA, sendo 184 com a mágica perna esquerda, 38 com a direita, 10 de cabeça, um de mão como o ídolo Diego Maradona e um de peito, ou de coração, como foi chamado na Catalunya o gol que decidiu o Mundial sobre o Estudiantes em 2009. As maiores vítimas da “Pulga” são Atlético de Madrid, Sevilla e Real Madrid, que sofreram 18, 14 e 13 gols, respectivamente.
Seja arrancando com a bola, enfileirando a defesa, ou com um simples e genial toque, encobrindo o goleiro (que por sinal é especialidade da casa), como foi no gol do recorde, o segundo na goleada de ontem. Além do recorde de gols com a camisa do Barça, Messi bateu ainda outro número pessoal. Com os três tentos de ontem, o camisa 10 chegou a 54 na temporada, um a mais que na anterior. E tudo isso com apenas 24 anos!
Diante de tudo que Messi faz com a bola nos pés, só aumentam as comparações com outros gênios e as perguntas de qual o lugar do argentino na história do futebol. EU prefiro me abster de tais discussões e apenas admirar o que faz o baixinho, o que já é um grande privilégio para toda nossa geração, assim como foi para as gerações passadas poder ver Pelé, Rivelino, Maradona, Cruyff, entre tantas outras lendas.
Enquanto muita gente perde seu tempo comparando, eu apenas exalto e agradeço a oportunidade de desfrutar a cada semana do espetáculo que Messi nos proporciona. E recomendo que todos os amigos façam o mesmo, apreciemos a história sendo escrita diante dos nossos olhos, e deixemos que o tempo coloque Lionel no seu devido lugar.
Grande Messi, esse gol de coração contra o Estudiantes foi realmente salvador!!
ResponderExcluir